CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE PODASCT EDUCACIONAL PARA PREVENÇÃO DA OCORRÊNCIA DE QUEDAS NA PESSOA IDOSA

Autores

  • Luanna Nayara Calixto de Araujo Universidade Federal de Campina Grande
  • Profa. Dra. Fabiana Ferraz Queiroga Freitas UFCG. Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0001-7374-1588

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Envelhecimento, Acidentes por Quedas

Resumo

O uso de tecnologias cuidativo-educacionais possibilita abordar conteúdos específicos e abrangentes capazes de contribuir com o conhecimento da pessoa idosa, parcela crescente e vigente no cenário mundial. Para isso, tecnologias como o podcast permitem a transmissão de informações de forma eficiente e abrangente, beneficiando não só aos idosos, mas a toda população. Objetivou-se construir um podcast educacional para a prevenção da ocorrência de quedas na pessoa idosa. Estudo metodológico de abordagem mista, com meta na construção de uma tecnologia educacional, podcast, a ser desenvolvida em quatro etapas: desenvolvimento de oficinas interativas, destinada a sensibilização de idosos sobre a utilização da tecnologia e realização de oficinas para captar as experiências de quedas, promovendo a troca de ideias, crenças e práticas preventivas à essa ocorrência. Na segunda etapa houve o desenvolvimento do roteiro para condução do podcast educacional. A terceira etapa o roteiro foi submetido à validade por experts, de modo a garantir indicadores confiáveis e tecnologias advindas de pesquisas com mais qualidade. Por fim, na quarta etapa o podcast foi elaborado, a partir da produção e pós-produção. Para tanto, o desenvolvimento deste podcast é mais uma ferramenta para a promoção da saúde do idoso, uma vez que oferece informações acessíveis e instrumentalmente valiosas para a prevenção de quedas. Sendo um recurso gratuitamente disponível on-line e no formato mais envolvente, pode ter um efeito positivo sobre a vida de uma população vulnerável, ajudando a incitar mudanças comportamentais e melhorar a qualidade de vida.

Downloads

Publicado

2025-06-05