COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EXECUTIVO NA INFÂNCIA: UM ESTUDO EXPERIMENTAL POR MEIO DE DOIS JOGOS DIGITAIS
Resumo
A cooperação envolve a atuação conjunta de indivíduos em prol de um objetivo comum, com seu desenvolvimento relacionado aos benefícios gerados para terceiros. Estudos apontam que a cooperação surge na infância, acompanhada pelo avanço de habilidades cognitivas, como a tomada de perspectiva dos outros, adiamento de recompensas e comportamento recíproco na divisão de recursos. Este estudo buscou investigar a relação entre comportamento cooperativo e Funções Executivas na infância, utilizando os jogos digitais Slingshot Challenge (SC) e Starmines (SM) para avaliar a cooperação, além de tarefas computadorizadas para medir o controle inibitório, memória de trabalho e planejamento. Participaram do estudo 102 crianças, com idades entre 6 e 12 anos (M = 8,55; D.P. = 1,27), do segundo ao quinto ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas de Campina Grande (PB). Os resultados indicam que não houve diferenças nos níveis de cooperação em função do sexo, idade ou série dos participantes em ambos os jogos (SC e SM). Também não foram identificadas associações entre Cooperação e Funcionamento Executivo. Contudo, foi encontrada uma correlação significativa entre idade e componentes das Funções Executivas, corroborando estudos que indicam melhora no funcionamento executivo com o aumento da idade.