VALIDAÇÃO DA APLICAÇÃO DE JOGO DE TABULEIRO PARA ORIENTAÇÃO SOBRE O TRATAMENTO DA TUBERCULOSE

Autores

  • Jaine Souto da Silva UFCG
  • Rayrla Cristina de Abreu Temoteo ETSC/UFCG

Palavras-chave:

Tuberculose, Tecnologia cuidativo-educacional, Validação

Resumo

A tuberculose (TB) ainda é considerada um grande problema de saúde pública, mesmo com todo o progresso mediante o controle da doença, sendo assim, tecnologias inovadoras precisam ser instauradas, sobretudo, validadas para promover maior adesão ao tratamento e alcançar a cura de forma eficaz. A validação garante que a tecnologia seja uma ferramenta, confiável, eficiente e que cumpra com os objetivos propostos à sua criação. O objetivo desta pesquisa foi validar uma tecnologia cuidativo-educacional para estimular a adesão ao tratamento em pessoas com tuberculose. Quanto ao processo metodológico, este ocorreu em duas etapas, a validação de conteúdo e de aparência. A validação de conteúdo obteve um Índice de Validação de Conteúdo (IVC) satisfatório (0,98) em cada item avaliado, além disso, o Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI) obteve um total de 0,752, o que denota uma confiabilidade excelente, já o alfa de Chronbach obteve um valor de 0,75 indicando que o instrumento é considerado aceitável para comprovação da pesquisa. Na validação de aparência, embora, o IVC não tenha atingido o mínimo desejado para a tecnologia (0,80), outros parâmetros foram avaliados e o jogo obteve um Coeficiente de Correlação Intraclasse de 0,89, indicando confiabilidade excelente, já o Alfa de Cronbach obteve um total de 0,88, o que indica que as medidas utilizadas para avaliar a aparência do jogo estão consistentes entre si. Todas as sugestões atribuídas à tecnologia foram devidamente acatadas visando aprimoramento da versão validada. Contudo, a validação é um processo contínuo que se estende desde o desenvolvimento até a sua utilização.

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Publicado

2025-06-10