PERCEPÇÃO E USO DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS POR ACADÊMICOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE/UFCG
Palavras-chave:
Métodos contraceptivos, Saúde sexual, Vida acadêmicaResumo
O ingresso, a permanência e a finalização da formação universitária são fatores que podem refletir e impactar a qualidade de vida dos estudantes e incide sobre os jovens a necessidade de buscar novas amizades e tentar adaptar-se à atual rotina de compromissos. No contexto da vida acadêmica, incidem preocupações relacionadas à saúde sexual envolvendo a perspectiva da reprodução, no tocante a gravidez não planejada, e por outro lado a vulnerabilidade frente às infecções sexualmente transmissíveis. Propôs-se investigar a percepção e uso de métodos contraceptivos por acadêmicos do Centro de Educação e Saúde/UFCG no contexto da saúde sexual, com o propósito de auxiliar em subsídios para o planejamento de ações educativas de prevenção. Trata-se de um estudo transversal, quali-quantitativo do tipo descritivo, conduzido junto aos discentes do Centro de Educação e Saúde (CES/UFCG) Campus Cuité-PB. A coleta de dados ocorreu no período de novembro de 2023 a julho de 2024. A amostra foi composta por 233 estudantes que estavam matriculados nos cursos ofertados do CES – UFCG. Os dados da população acadêmica do Centro de Educação e Saúde (CES/UFCG), demonstrou prevalência do sexo feminino (63,09%). Foi averiguado que a amostra apresentou predominâncias: quanto a orientação sexual 86,02% são heterossexuais; 93,39% apresentam em estado civil solteiro (a); 41,84% cursam farmácia; e 30,87% da amostra estava no 3° período do curso. Os métodos mais conhecidos são o preservativo masculino, selecionado no questionário por 92,70% dos estudantes da amostra, seguido do contraceptivo oral (89,27%) e da pílula do dia seguinte (88,84%). Adicionalmente, 81,99% assinalaram que há contraindicações quanto ao uso do anticoncepcional hormonal oral: e 90,38% negaram a prevenção de IST por anticoncepcional; 76,25% afirmam conhecer os riscos associados ao uso de contraceptivos hormonais. Assim, é notável que os estudantes, de maneira geral, apresentaram percepção positiva sobre o uso e conhecimento dos métodos contraceptivos, contudo, ações de educação em saúde devem ser permanentes para levar informações corretas para o maior número de pessoas e assim contribuir com a prevenção em saúde.