Modelagem do nível de serviço logístico em uma empresa e-Commerce

Autores

  • José Orior da Costa Lima Filho Ouriques UFCG/UAEP
  • Josenildo Brito de Oliveira UFCG/UAEP

Palavras-chave:

Nível de serviço, Simulação, Otimização

Resumo

Os novos modelos organizacionais têm induzido níveis de serviços elevados, fazendo com que as organizações ofereçam capacidades mutantes para atender à exigência de quem compra um produto. Monitorar o desempenho do nível de serviço para mitigar anomalias é uma ação crucial para o alcance da excelência operacional. Uma métrica relevante na logística é Tempo de Ciclo do Processamento do Pedido, que mede o período de tempo entre a realização de um pedido e a sua entrega. O objetivo dessa pesquisa é projetar especificações para os parâmetros do tempo do ciclo de pedidos em atendimento ao nível de serviço prometido aos consumidores de uma cafeteria. A pesquisa é classificada como quantitativa, aplicada e exploratória-normativa. Os métodos utilizados foram: estudo de caso, aplicado em uma cafeteria; simulação a eventos discretos, simulação de Monte Carlo e a otimização Black-Box. As técnicas empregadas foram a pesquisa bibliográfica, entrevistas diretas/pessoais, observações na cafeteria, registro fotográfico, métodos estatísticos, mapeamento de processos, programação computacional, entre outras. Os resultados alcançados na pesquisa demonstraram que uma redução no tempo de alguns processos a partir da implantação de melhorias, poderia elevar o nível de cobertura para quase todos os pedidos realizados na cafeteria.

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Publicado

2025-06-10