REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB

Autores

  • Heloisa Diniz Ferreira Universidade Federal de Campina Grande
  • Izayana Pereira FEITOSA UFCG

Palavras-chave:

gênero, diversidade sexual, professores, práticas pedagógicas.

Resumo

O objetivo deste estudo foi conhecer as representações sociais acerca de gênero e
diversidade sexual de professores de escolas públicas e privadas do município de
Campina Grande. Para isso, utilizou-se questionário impresso semiestruturado. As
respostas foram categorizadas com base na análise de conteúdo. Perguntados
sobre o entendem por gênero, identificou-se: Perspectiva biologizante e
reducionista; Construção sociocultural; Percepção simplista ou confusa.
Acerca do que entendem por "identidade sexual", notou-se a Perspectiva
biologizante e reducionista; Autopercepção; Orientação Sexual;
Características socioculturais. Quanto à fonte de conhecimento mencionaram:
Literatura, Convívio social e familiar; Mídias/Redes sociais; Ambiente
escolar/Institucional. Ao serem questionados se abordam esses temas em sala de
aula, 50% responderam que sim e os outros 50% que não, surgindo as seguintes
categorias: Discussão secundária; Abordagem com foco na educação em
direitos humanos e diversidade; Dificuldades por resistência social e cultural;
Fatores religiosos; Receio de julgamentos. Perguntados se esses temas foram
abordados na formação, 75% informaram que não e 25% disseram que sim. Sobre
preconceito em relação ao gênero, 55% responderam que já haviam presenciado e
45% informaram que não. Quanto a situações de preconceito mencionaram:
Repreensão direta; Postura apaziguadora/mais contida;
Conscientização/Educação; Busca por autoridades. Quanto ao projeto políticopedagógico,
80% afirmaram que conhecem e 25% que não. Sobre os livros
didáticos, 65% informaram que não abordam a temática, enquanto 35% disseram
que sim. As categorias foram: Superficial/Insuficiente; Abordagem em áreas
específicas. Quanto a autonomia em abordar a temática, 90% afirmaram ter
autonomia, 10% disseram que não.

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Publicado

2025-06-29