O conceito de léxico no livro didático de linguagens do PNLD 2021 – Novo Ensino Médio
concepções e abordagens
Palavras-chave:
ensino de léxico, análise linguística, livro didático de linguagens, PNLD, Novo Ensino MédioResumo
Este trabalho objetiva investigar as concepções teóricas e abordagens pedagógicas reveladas no estudo explícito do léxico em obras interdisciplinares de Linguagens para o Ensino Médio aprovadas no PNLD 2021. À vista disso, entre as coleções aprovadas nesse programa, houve a seleção de 3 obras, considerando que apenas 3 volumes apresentaram, de maneira explícita, um ensino de léxico e, sobretudo, sua conceituação. São elas: (1) Se liga nas linguagens (Volume 4); (2) Identidade em ação: linguagens e suas tecnologias (Volume 4); e (3) Moderna Plus: linguagens e suas tecnologias. Metodologicamente, esta investigação classifica-se como documental, qualitativa, descritivo-explicativa e aplicada. A análise, em especial, contemplou a identificação dos conceitos de léxico explicitados nas obras, a delimitação das perspectivas de análise linguística (AL) e dos objetos de conhecimento subjacentes às atividades propostas, assim como a compreensão da abordagem pedagógica interdisciplinar. Para subsidiar a interpretação dos dados, recorreu-se, ainda, a contribuições da Lexicologia e da Linguística Textual para o ensino de Língua Portuguesa. Diante disso, em geral, os resultados revelaram que o léxico ainda é conceituado sob uma perspectiva estrutural, apenas como um conjunto de palavras, havendo um único caso filiado a aspectos textual-interativos. Essa limitação conceitual, contudo, mostrou-se atenuada pela abordagem pedagógica, visto que dois volumes adotam uma tendência inovadora de AL, enquanto um terceiro revelou-se adepto a uma perspectiva mais conciliadora. Observou-se, por fim, que apenas dois LD se aproximam de uma adequação entre o estudo de vocabulário e a proposta interdisciplinar do Novo Ensino Médio, ilustrando um diálogo com os conteúdos de Arte.