O conceito de léxico no livro didático de linguagens do PNLD 2021 – Novo Ensino Médio

concepções e abordagens

Autores

Palavras-chave:

ensino de léxico, análise linguística, livro didático de linguagens, PNLD, Novo Ensino Médio

Resumo

Este trabalho objetiva investigar as concepções teóricas e abordagens pedagógicas reveladas no estudo explícito do léxico em obras interdisciplinares de Linguagens para o Ensino Médio aprovadas no PNLD 2021. À vista disso, entre as coleções aprovadas nesse programa, houve a seleção de 3 obras, considerando que apenas 3 volumes apresentaram, de maneira explícita, um ensino de léxico e, sobretudo, sua conceituação. São elas: (1) Se liga nas linguagens (Volume 4); (2) Identidade em ação: linguagens e suas tecnologias (Volume 4); e (3) Moderna Plus: linguagens e suas tecnologias. Metodologicamente, esta investigação classifica-se como documental, qualitativa, descritivo-explicativa e aplicada. A análise, em especial, contemplou a identificação dos conceitos de léxico explicitados nas obras, a delimitação das perspectivas de análise linguística (AL) e dos objetos de conhecimento subjacentes às atividades propostas, assim como a compreensão da abordagem pedagógica interdisciplinar. Para subsidiar a interpretação dos dados, recorreu-se, ainda, a contribuições da Lexicologia e da Linguística Textual para o ensino de Língua Portuguesa. Diante disso, em geral, os resultados revelaram que o léxico ainda é conceituado sob uma perspectiva estrutural, apenas como um conjunto de palavras, havendo um único caso filiado a aspectos textual-interativos. Essa limitação conceitual, contudo, mostrou-se atenuada pela abordagem pedagógica, visto que dois volumes adotam uma tendência inovadora de AL, enquanto um terceiro revelou-se adepto a uma perspectiva mais conciliadora. Observou-se, por fim, que apenas dois LD se aproximam de uma adequação entre o estudo de vocabulário e a proposta interdisciplinar do Novo Ensino Médio, ilustrando um diálogo com os conteúdos de Arte.

Biografia do Autor

José Herbertt Neves Florencio, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Letras (Linguística) pela UFPE. Professor de Língua Portuguesa e Linguística na UFPE e na UFCG, na Graduação e na Pós-Graduação.

Downloads

Publicado

2025-07-03