LETRAMENTO E INCLUSÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM DISSERTAÇÕES DO CATÁLOGO CAPES
Resumo
Esta pesquisa faz parte de um estudo de revisão, em andamento, que tem por objetivo geral investigar o letramento de pessoas com deficiência intelectual em pesquisas do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes – Catálogo Capes. A investigação proposta como projeto de PIBIC constitui uma pesquisa de natureza bibliográfica, a ser desenvolvida mediante a análise de um corpus de dissertações que relatam pesquisas de natureza interventiva acerca dos eventos e práticas de letramentos desenvolvidos por/com alunos jovens e adultos com deficiência intelectual. Tem como objetivo geral analisar se e como os eventos e práticas de letramento realizados junto a alunos com deficiência intelectual em pesquisas interventivas do Catálogo Capes contribuem para sua inclusão escolar e social. Os objetivos específicos visam: 1) Identificar no Catálogo Capes dissertações e teses acerca da participação de pessoas com deficiência intelectual em eventos e práticas de letramento; 2) Mapear os eventos e práticas de letramento realizados por/com pessoas com deficiência intelectual; e 3) Analisar se e como a participação das pessoas com deficiência intelectual em eventos e práticas de letramento contribuem para sua inclusão escolar e social. A investigação se fundamenta em referenciais teórico-metodológicos da pesquisa bibliográfica, na abordagem de deficiência como construção social e nos Novos Estudos do Letramento. Os resultados evidenciaram que os eventos e práticas de letramento promoveram a inclusão, o desenvolvimento em relação aos conteúdos e o aprimoramento de habilidades dos sujeitos, entretanto com foco maior ao lócus das pesquisas analisadas, sendo ainda necessário ampliar a inclusão para o contexto social.