DO REMOTO AO PRESENCIAL: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Alisson dos Santos França UFCG
  • Denise Lino de Araújo UFCG
Palavras-chave: Transposição didática, Ensino remoto emergencial, Pesquisa narrativa.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo geral analisar os fatores de êxito em experiências de ensino que envolvam práticas de linguagens indicadas por professores da educação básica durante o ERE (Ensino Remoto Emergencial). Para alcançá-lo, seguimos três objetivos específicos, a saber: (1) Documentar a avaliação docente relativa a fatores propiciadores de experiências de ensino exitosas com práticas de linguagem, em componentes da educação básica, na modalidade presencial e/ou híbrida de ensino, no período pós-pandêmico; (2) Identificar fatores relacionados à docência que influenciaram a realização de experiências exitosas com práticas de linguagem, indicadas por professores/as da educação básica, na modalidade remota e (3) relacionar os fatores de êxito ao prescrito pela BNCC ou pela PCEP. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada a partir de uma metodologia de pesquisa narrativa em que os dados são gerados a partir de entrevistas semi-estruturadas com os professores contatados. Os resultados indiciaram a iniciativa dos professores de(re)adaptarem suas metodologias e práticas de linguagem a um ambiente virtual, cuja interação mostrava-se reduzida ou inexistente, quando em cenários de vulnerabilidade econômica, por falta de internet. Notou-se a presença das práticas de leitura e escrita reportadas em todas as narrativas. Já as práticas de oralidade, em virtude do contexto de ERE, não foram representativas. Conclui-se que a investigação possibilita um novo olhar para o ERE, construindo um repositório de práticas bem sucedidas na educação básica.

Downloads

Publicado em

setembro 27, 2024

Seção

Resumos