PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE TECNOLOGIA CUIDATIVO-EDUCACIONAL PARA CRIANÇAS E PRÉ-ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Palavras-chave:
Adolescente, Criança, Desenvolvimento Sustentável, Jogos e Brinquedos, Jogos ExperimentaisResumo
As Tecnologias Cuidativo-Educacionais (TCE) se destacam como uma oportunidade inovadora ao desenvolver produtos e processos tecnológicos, validados e/ou utilizados, sob uma visão que ultrapassa o modo isolado de tecnologias educacionais ou assistenciais e permite entrelaçar o processo de cuidar e educar. Considerando que um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) assumido pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) é garantir a sustentabilidade ambiental, resolveu-se construir uma TCE de forma sustentável para beneficiar crianças e pré-adolescentes com que estudam em escolas públicas. Essa proposta justifica- se pela importância da construção de TCE voltada para a alimentação saudável de crianças e pré-adolescentes estudantes de escolas públicas, em virtude de que estas escolas podem encontrar dificuldade na aquisição de recursos para a introdução de jogos, e essa TCE envolve baixo custo financeiro e é de fácil reprodução, corroborando com o viés econômico e com a preservação ambiental. Objetivou-se produzir, de modo sustentável, uma Tecnologia Cuidativo-Educacional destinada para a alimentação saudável de crianças e pré-adolescentes estudantes de uma escola pública, a partir da coleta de resíduos sólidos gerados na Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETSC), campus Cajazeiras, Paraíba. Trata-se de um estudo metodológico, realizado entre os meses de setembro de 2023 e maio de 2024, que contou com o apoio do Grupo de Pesquisa Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde e da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras da Universidade Federal de Campina Grande. O estudo faz parte de um projeto guarda-chuva aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer nº. 4.327.731. Para o levantamento do conteúdo foi feita uma revisão integrativa. Construiu-se um jogo denominado de Ali - Healthy Eating Game, composto pelo boneco Ali, uma tigela com peças que representam alimentos, dentre eles os alimentos saudáveis e não saudáveis, e uma cartilha de orientação do jogo. O jogo foi produzido através da extração da polpa secundária de celulose e podas de Azadirachta indica e tem como propósito principal do jogo é de ajudar na promoção da alimentação saudável de crianças e pré-adolescentes de escolas públicas. Além disso, pode ajudar ainda no desenvolvimento da cognição, da autonomia, das habilidades motoras finas e da interação social. Conclui-se que, esta TCE está fundamentada nos princípios da sustentabilidade, ecoeficiência e economia circular e poderá propiciar uma melhor qualidade de vida às crianças e pré-adolescentes, corroborando com a compreensão e identificação de alimentos saudáveis.