Educação, Currículo e Livro Didático: Histórias das Políticas Curriculares das Escolas do Campo em Barra de Santana, PB (2012-2020)
Resumo
Neste artigo apresentamos dados do Relatório Final do projeto intitulado: “Educação,
Currículo e Livro Didático: histórias das políticas curriculares das escolas do campo
em Barra de Santana, PB (2012-2020)"; o qual faz parte do Programa Institucional
de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFCG/2023-2024). O estudo teve como
objetivo principal realizar uma análise das políticas curriculares desenvolvidas e
direcionadas para escolas do campo localizadas em Barra de Santana, PB.
Compreendida como prática social e coletiva, a Educação no e do Campo é
constituída pelos movimentos sociais, por educadoras e educadores camponeses,
pelos povos, grupos e comunidades do campo que se organizam politicamente
objetivando a construção de um modelo educacional multidisciplinar que possibilite a
reflexão crítica e faça emergir novos currículos, objetivos e métodos, por meio de
uma pedagogia inovadora capaz de suplantar o “erro epistemológico do bancarismo”
e instaurar uma prática que viabilize o diálogo e a “curiosidade epistemológica”
(Freire, 2015). A pesquisa documental, utilizou como fontes a proposta curricular
utilizada nas escolas do campo durante os anos de 2012-2020, e as atas de
reuniões para escolha dos livros didáticos. A análise documental foi fundamentada
nos estudos de Sá-Silva, Almeida e Guindani (2009), Caldart (2012), Arroyo, Caldart,
Molina (2011), Sacristán; Goméz (2000, 2007), Bittencourt (2004), Souza
(2006;2016). Os resultados revelam que a proposta curricular, embora pautada em
diretrizes nacionais, se distancia da proposição constante nas diretrizes operacionais
para educação básica nas escolas do campo de 2002, apontando para os desafios
da implementação das políticas públicas para educação no e do campo, e o modo
como se reflete na escolha dos livros didáticos a serem utilizados pelas escolas do
campo do município.