AS COMPLEMENTARIDADES DA “PROPOSTA CURRICULAR COMPLEMENTAR DE CAMPINA GRANDE-PB” AO DOCUMENTO CURRICULAR DA PARAÍBA PARA A GEOGRAFIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Lídia Gomes da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Dr. Paulo Sérgio Cunha Farias Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Currículo, Geografia Escolar, Complementaridades, Paraíba, Campina Grande

Resumo

O presente trabalho se constitui em uma pesquisa de iniciação científica – PIBIC/UFCG - na área da educação, cujo foco é direcionado à composição curricular da Geografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, objetiva comparar o Documento Curricular Complementar de Campina Grande/PB em relação ao Documento Curricular do Estado da Paraíba. Em função disso, analisa o conteúdo dos textos dos dois documentos curriculares, visando verificar as complementaridades à Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental do primeiro em relação ao segundo. Pela natureza do seu objeto, o estudo se
fundamenta na pesquisa comparativa, ancorando-se, também, nos postulados da investigação qualitativa e documental, e recorre aos princípios e métodos da análise de conteúdo para a organização, leitura, interpretação, categorização e inferição dos textos dois curriculares. A partir da revisão de literatura, da pré-análise e análise comparativa dos dois currículos oficiais e prescritos, foi possível observar que ambos seguem a proposta de Geografia da BNCC para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Por isso, centralizam-se em habilidades e competências práticas para a construção do raciocínio geográfico ou espacial. Por outro lado, os resultados da análise de conteúdos apontam a presença da subjetividade, identidade e pertencimento do educando com o lugar ou espaço vivido como foco do ensino. O documento curricular de Campina Grande complementa o estadual, dentro desses fundamentos, com o objetivo de enfatizar a geografia local como a ser ensinada na sua Rede Municipal Pública de Educação. Por fim, ambos documentos demonstram propor um ensino de Geografia ancorado nos fundamentos das perspectivas clássicas e fenomenológicas da ciência geográfica. Por assim ser, interditam o ensino crítico da Geografia, o que inibe a formação crítica, questionadora e emancipatória dos/das estudantes dos anos iniciais nas redes públicas de ensino da
Paraíba e de Campina Grande.

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Publicado

2025-06-05