RELATOS DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE ESCRITA ACADÊMICA:
DAS ATIVIDADES PROPOSTAS ÀS REFLEXÕES DOCENTES (ANO II - RESENHA ACADÊMICA)
Palavras-chave:
Ensino de escrita acadêmica, Relatos de experiência, Resenha acadêmicaResumo
Neste trabalho, objetiva-se investigar o tratamento pedagógico dado ao gênero resenha acadêmica em relatos de experiência socializados em periódicos brasileiros. Especificamente, objetiva-se mapear objetos de ensino subjacentes a essas experiências; identificar abordagens de ensino de escrita acadêmica associadas a essas abordagens; e analisar as opiniões dos professores sobre as potencialidades e desafios de ensinar resenha acadêmica, conforme suas experiências relatadas. Trata-se de uma revisão sistemática realizada nas plataformas Google Acadêmico e no Portal de Periódicos da CAPES, a partir dos descritores: “ensino do gênero resenha acadêmica”, “resenha acadêmica” e “ensino de escrita acadêmica”. Os resultados indicam a predominância de objetos de ensino relacionados à estrutura composicional do gênero resenha, sugerindo a recorrência da abordagem da socialização acadêmica. Sinalizam também uma avaliação positiva dos professores quanto à exploração desse gênero em sala de aula. Ratifica-se, assim, a necessidade de continuação no investimento do ensino explícito de textos pertencentes a gêneros acadêmicos, de forma geral, e resenha acadêmica, em específico.