RELATOS DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE ESCRITA ACADÊMICA:

DAS ATIVIDADES PROPOSTAS ÀS REFLEXÕES DOCENTES (ANO II - RESENHA ACADÊMICA)

Autores

  • Rebeca Trajano Oliveira UFCG
  • Elizabeth Maria da Silva UFCG

Palavras-chave:

Ensino de escrita acadêmica, Relatos de experiência, Resenha acadêmica

Resumo

Neste trabalho, objetiva-se investigar o tratamento pedagógico dado ao gênero resenha acadêmica em relatos de experiência socializados em periódicos brasileiros. Especificamente, objetiva-se mapear objetos de ensino subjacentes a essas experiências; identificar abordagens de ensino de escrita acadêmica associadas a essas abordagens; e analisar as opiniões dos professores sobre as potencialidades e desafios de ensinar resenha acadêmica, conforme suas experiências relatadas. Trata-se de uma revisão sistemática realizada nas plataformas Google Acadêmico e no Portal de Periódicos da CAPES, a partir dos descritores: “ensino do gênero resenha acadêmica”, “resenha acadêmica” e “ensino de escrita acadêmica”. Os resultados indicam a predominância de objetos de ensino relacionados à estrutura composicional do gênero resenha, sugerindo a recorrência da abordagem da socialização acadêmica. Sinalizam também uma avaliação positiva dos professores quanto à exploração desse gênero em sala de aula. Ratifica-se, assim, a necessidade de continuação no investimento do ensino explícito de textos pertencentes a gêneros acadêmicos, de forma geral, e resenha acadêmica, em específico.

Biografia do Autor

Rebeca Trajano Oliveira, UFCG

Graduanda do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande UFCG e membro do Grupo de Pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino, na linha de pesquisa Língua(gem) em Contexto de Ensino de Português (LM). Participou, como voluntária, do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX), no projeto Desarquivando artigos acadêmicos: tutoria para estudantes e professores da educação básica das áreas de Letras e Pedagogia. Bolsista PIBIC no projeto Relatos de Experiência Sobre o Ensino de Escrita Acadêmica: das Atividades Propostas às Reflexões Docentes (Ano II - Resenha Acadêmica). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em escrita acadêmica e gêneros acadêmicos.

Downloads

Publicado

2025-05-28