ARTE SEQUENCIAL, LITERATURA E NOVAS TECNOLOGIAS

UMA ANÁLISE DAS FOTONOVELAS PRODUZIDAS NO BRASIL (ANOS 70 E 80) E AS AMPLIAÇÕES ESTÉTICAS E NARRATIVAS DESTE GÊNERO NA ATUALIDADE

Autores

  • José Gomes de Andrade Neto Universidade Federal de Campina Grande
  • Paulo Matias de Figueiredo Júnior UFCG

Palavras-chave:

Arte Comtemporânea, Fotonovela, Sunshine Santos

Resumo

Apresentamos nesse artigo elementos narrativos que denotam recursos comuns entre os produtos de cultura de massa, em foco, o gênero literário da fotonovela e as peças artísticas contemporâneas, manifestando um nítido rastro histórico entre as produções. Busca-se traçar o percurso da fotonovela, que em primeiro momento eram importadas e traduzidas no Brasil, e em segunda ocasião, realizadas em território nacional, que segue como base a mesma estrutura de criação das produções Italianas. A partir disso é possível compreender como os elementos passam a ser utilizados e desenvolvidos na narrativa, sinalizando características herdadas a partir de criações em épocas distintas, como é possível denotar essa relação com os elementos utilizados na arte contemporânea. Para tanto, por meio de uma análise comparativa, nos debruçamos no presente artigo sobre quatro obras: duas são fotonovelas que datam dos anos 70; e duas obras contemporâneas selecionadas a partir das produções da artista Sunshine Santos. Este estudo revela as aproximações dos processos narrativos na criação das obras artísticas selecionadas, o que aponta resquícios da herança dos produtos de cultura de massa nas obras contemporâneas, além da relação das linguagens em comum utilizadas nessas produções.

Biografia do Autor

José Gomes de Andrade Neto, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande e técnico em Mineração pela Instituição Federal de Campina Grande. Atuou em diversos projetos na área de comunicação, jornalismo estudantil e audiovisual como aluno voluntário e bolsista.

Downloads

Publicado

2025-05-28