ENSINO DO LÉXICO EM VIDEOAULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O TRABALHO COM A MORFOLOGIA LEXICAL
Resumo
Esta pesquisa parte de uma avaliação crítica do ensino do léxico como parte do conteúdo programático de língua portuguesa como língua materna. Nosso objetivo, então, é analisar o tratamento da morfologia lexical em videoaulas de língua portuguesa disponíveis em plataformas on-line gratuitas. Com base nas concepções de análise linguística e ensino que subjazem o sistema gramatical da língua (Antunes, 2007; Bezerra, 2004; Basilio, 2014; Marcuschi, 2008; Mendes, 2013; Bezerra; Reinaldo, 2020), damos atenção na produção de videoaulas, com o fito de analisar como se tem configurado o ensino do léxico nos contextos escolares e, sobretudo, não escolares, a partir dessa prática de ensino remoto que tem sido recorrente desde o início da pandemia causada pelo Covid-19. O foco da pesquisa foi guiado pela seguinte questão: qual é o tratamento pedagógico dado à morfologia lexical em videoaulas para o ensino de língua portuguesa? Contextualizando a questão, propostas oficiais de ensino do léxico são recuperadas e sintetizadas, e os canais selecionados são examinados para averiguar em que medida os conteúdos destes, em relação à morfologia lexical, deixam perceptível o seu vínculo com a lexicologia, visto que é necessário entender o trabalho com a língua de maneira contextualizada em uma perspectiva inovadora de análise linguística (Bezerra; Reinaldo, 2020). Contextualizada essa questão, descreve-se a abordagem textual-interativa de ensino do léxico, e a transposição dessa abordagem é exemplificada tomando por base as videoaulas selecionadas para fins de análise (Neves, 2020). Espera-se que esta pesquisa contribua para a valorização e a divulgação de abordagens adequadas de ensino do léxico, e principalmente a importância desta corrente teórica como âmago e essência em aulas de português como língua materna. Como resultado geral, indicamos a permanência de uma abordagem unicamente estrutural do processo de formação de palavras, mesmo em materiais elaborados sob o rótulo de contextualizados.