ENSINO DO LÉXICO EM VIDEOAULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O TRABALHO COM A MORFOLOGIA LEXICAL

Autores

  • Josefa Arruda Neta Silva UFCG
  • José Herbertt Neves Florencio Florencio UFCG
Palavras-chave: Análise linguística, Ensino do léxico, Morfologia lexical

Resumo

Esta pesquisa parte de uma avaliação crítica do ensino do léxico como parte do conteúdo programático de língua portuguesa como língua materna. Nosso objetivo, então, é analisar o tratamento da morfologia lexical em videoaulas de língua portuguesa disponíveis em plataformas on-line gratuitas. Com base nas concepções de análise linguística e ensino que subjazem o sistema gramatical da língua (Antunes, 2007; Bezerra, 2004; Basilio, 2014; Marcuschi, 2008; Mendes, 2013; Bezerra; Reinaldo, 2020), damos atenção na produção de videoaulas, com o fito de analisar como se tem configurado o ensino do léxico nos contextos escolares e, sobretudo, não escolares, a partir dessa prática de ensino remoto que tem sido recorrente desde o início da pandemia causada pelo Covid-19. O foco da pesquisa foi guiado pela seguinte questão: qual é o tratamento pedagógico dado à morfologia lexical em videoaulas para o ensino de língua portuguesa? Contextualizando a questão, propostas oficiais de ensino do léxico são recuperadas e sintetizadas, e os canais selecionados são examinados para averiguar em que medida os conteúdos destes, em relação à morfologia lexical, deixam perceptível o seu vínculo com a lexicologia, visto que é necessário entender o trabalho com a língua de maneira contextualizada em uma perspectiva inovadora de análise linguística (Bezerra; Reinaldo, 2020). Contextualizada essa questão, descreve-se a abordagem textual-interativa de ensino do léxico, e a transposição dessa abordagem é exemplificada tomando por base as videoaulas selecionadas para fins de análise (Neves, 2020). Espera-se que esta pesquisa contribua para a valorização e a divulgação de abordagens adequadas de ensino do léxico, e principalmente a importância desta corrente teórica como âmago e essência em aulas de português como língua materna. Como resultado geral, indicamos a permanência de uma abordagem unicamente estrutural do processo de formação de palavras, mesmo em materiais elaborados sob o rótulo de contextualizados.

Downloads

Publicado em

agosto 28, 2024

Seção

Resumos