ENSINO DO LÉXICO EM VIDEOAULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O TRABALHO COM A RENOVAÇÃO LEXICAL
Resumo
Tendo em vista que a prática de videoaulas sempre esteve presente no âmbito educacional, mas, principalmente, após a pandemia da Covid-19, a presente pesquisa teve como propósito investigar o tratamento dado à renovação lexical em videoaulas para o ensino de língua portuguesa. Para tal fim, definimos três objetivos específicos: a) delimitar os objetos de conhecimento relacionados à renovação lexical em videoaulas para o ensino de língua portuguesa; b) identificar, nessas videoaulas, as orientações teóricas subjacentes à compreensão da renovação lexical da língua portuguesa; e c) compreender as concepções de análise linguística reveladas nas videoaulas ao se tratar da renovação lexical em língua portuguesa. Teoricamente, a pesquisa fundamenta-se em Antunes (2012), Bezerra e Reinaldo (2020), Neves (2020), Villalva (2012), entre outros aportes teóricos. Dessa maneira, esta pesquisa se insere nos estudos da Linguística Aplicada, classificada metodologicamente como uma pesquisa descritiva-explicativa, com coleta de dados documentais e de natureza qualitativa. Por último, a partir dos resultados obtidos, identificamos como objetos de conhecimento: processos morfológicos de formação de palavras, neologismo, estrangeirismo, empréstimos linguísticos e arcaísmos. A abordagem de tais objetos foi vinculada aos postulados teóricos estruturalistas da língua, e, consequentemente, verificamos que estão filiados à perspectiva de análise linguística conservadora.