ENSINO DO LÉXICO EM VIDEOAULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O TRABALHO COM A COMPETÊNCIA LEXICAL
Resumo
O gênero videoaula tem-se consolidado como uma ferramenta de ensino- aprendizagem cada vez mais presente nos contextos escolares e não escolares de ensino, isso porque, após a pandemia da COVID-19, esses materiais passam a ser cada vez mais requisitados na adesão ao cotidiano de professores e estudantes. Nesse sentido, urge a necessidade de observar a forma como os conteúdos linguísticos são abordados nessas aulas, em especial, no caso do sistema lexical. À vista disso, o presente estudo buscou investigar como a competência lexical foi contemplada em videoaulas com foco no ensino de língua portuguesa. Para tanto, o percurso metodológico adotado iniciou com a coleta dos dados, o que culminou na seleção e interpretação de cinco videoaulas, hospedadas em quatro canais educativos on-line: Português é legal, Imaginie Redação, Insight Edu e Brasil Escola. Esta pesquisa caracteriza-se, portanto, como sendo aplicada, documental, qualitativa e descritivo-explicativa. A análise do corpus em questão, por sua vez, pautou-se nas contribuições teóricas de Antunes (2012; 2007), Neves (2020), Travaglia (2016), Correia (2010) e Bezerra e Reinaldo (2020). No que tange aos resultados obtidos, identificamos os objetos de conhecimento sentidos das palavras, sinonímia, substituição gramatical e lexical, adequação vocabular, sentido conotativo e denotativo, ortografia, formação de palavras e classes de palavras. Já no que se refere às orientações teóricas, constatamos a presença de pressupostos das áreas da linguística textual, da semântica lexical, da concepção estrutural de léxico e da gramática tradicional. Por fim, concernente às perspectivas de análise linguística, verificamos que as ocorrências estão alinhadas, em maior ou menor grau, às noções conciliadora e conservadora.