CONSTRUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA CUIDATIVO-EDUCACIONAL PARA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PESSOAS VIVENDO COM HIV E AIDS NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Autores

  • Maria Tereza Leite Mariano UFCG
  • Cícera Renata Diniz Vieira Silva UFCG
Palavras-chave: Assistência Integral à Saúde, Educação em Saúde, Ludoterapia

Resumo

Com os avanço e efetividade do tratamento antirretroviral, a infecção por HIV adquiriu um caráter de cronicidade e o cuidado à pessoa que vive com HIV e Aids tornou-se um enfoque prioritário da Atenção Primária à Saúde, não mais na atenção especializada. Visando contribuir para a integralidade da assistência, objetivou-se descrever a construção de uma tecnologia cuidativo-educacional para a promoção de educação em saúde voltada para o HIV e Aids no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo metodológico, sendo desenvolvido em quatro etapas: desenvolvimento de scoping review; teorização e construção da tecnologia; apreciação e desenho final, sob uma perspectiva participativa. A partir da análise das tecnologias que são destinadas a pessoas vivendo com HIV e Aids identificadas na literatura, foi desenvolvido um recurso lúdico do tipo jogo de tabuleiro, embasado por diretrizes do Ministério da Saúde, direcionado a homens que fazem sexo com homens, por se tratar de um dos grupos com maior exposição ao vírus e prevalência da doença, e o grupo populacional com menor enfoque de tecnologias educacionais existentes e publicadas. Com o produto desenvolvido, pretende-se, após sua validação e avaliação com especialistas e o público-alvo, repercutir positivamente na melhoria contínua da qualidade de vida desse segmento populacional, através da educação em saúde.

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Publicado em

agosto 22, 2024

Seção

Resumos