FILANTROPIA PRIVADA E EDUCAÇÃO PÚBLICA: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS

Autores

  • Clara Freitas Santos UFCG
  • Carlos Augusto de Medeiros UFCG
Palavras-chave: Educação de qualidade, Aparelhos de hegemonia, Consenso

Resumo

Filantropia privada e educação pública: educação de qualidade para todos. Trata-se de relatório final de pesquisa de iniciação científica (PIBIC), com bolsa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), realizada no âmbito da Unidade Acadêmica de Educação, do Centro de Humanidades. Possui por objetivo geral analisar a relação entre filantropia privada e educação pública, quanto à garantia do direito à educação de qualidade para todos. Metodologicamente, optou-se por pesquisa dialética, privilegiando a contradição e a historicidade como categorias de análise, bem como os aparelhos privados de hegemonia (APH) como categoria principal de conteúdo; tratou-se, ainda, de pesquisa bibliográfica realizada a partir de 3 (três) bases de dados, a saber: SCIELO, BDTD e CAPES; bem como, assumiu como fundamento axiológico categorias de Gramsci, especialmente, Estado, consenso, sociedade civil, aparelhos de hegemonia, ideologia e hegemonia. Como principais resultados e conclusões evidenciaram-se que a filantropia privada se apresenta como meio para o consenso construído entre a sociedade civil e o Estado; a propalada qualidade na educação atua como objeto dessa filantropia; os APH são os principais atores dessa filantropia e se apresentam como “conselheiros” do Estado, adentrando cada vez na educação pública, distorcendo os valores universais que regem a formação humana, fazendo parecer que os interesses da classe hegemônica dirigente atendem às necessidades de todos.

Downloads

Publicado em

agosto 22, 2024

Seção

Resumos