AUTOPERCEPÇÃO DA ESTÉTICA DO SORRISO DE PACIENTES EM ATENDIMENTO NA CLÍNICA ESCOLA DE ODONTOLOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
Resumo
A crescente busca por uma excelência estética, associada a um sorriso harmonioso, tornou-se um requisito para a inserção dos indivíduos dentro dos padrões do seu contexto social. Consequentemente, pequenos defeitos na estética dos dentes podem levar à insegurança e ao medo de reações públicas negativas, podendo desencadear problemas de autoestima e autoconfiança, o que por sua vez, o motiva a recorrer à odontologia estética. Com base nisso, esse estudo tem como objetivo avaliar a autopercepção da estética do sorriso nos pacientes em atendimento, na Clínica Escola de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Patos, em relação a estética do próprio sorriso. A presente pesquisa adotou como estratégia de coleta de dados um questionário específico direcionados aos pacientes em atendimento na Clínica Escola de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande, abrangendo questões sobre a autopercepção da estética do Sorriso. Em geral, a maioria (69,4%) estava satisfeita ou muito satisfeita com o sorriso. Contudo, quando questionados se mudariam algo no sorriso, a maior parte dos pacientes (75%) responderam que sim, a mudança que prevaleceu nas respostas foi em relação a cor dos dentes (61,1%). Por fim, a maior parte respondeu que essas mudanças melhorariam de alguma forma, sua vida pessoal (70,4%) e sua vida profissional (61,1%). Os resultados ressaltam a importância da estética dentária não apenas para a saúde bucal, mas também para o bem-estar psicológico, a autoconfiança e as relações sociais dos indivíduos.