AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO ESTUDANTIL SOBRE MICROSCOPIA VIRTUAL COMPARADA À MICROSCOPIA CONVENCIONAL
Resumo
O avanço dos recursos digitais permite que organizações profissionais, faculdades e departamentos centralizem recursos que podem ser entregues a muitos alunos simultaneamente, para uma maior audiência a um melhor custo-benefício. Por outro lado, no imaginário popular da ciência, o microscópio continua sendo o principal símbolo do cientista e isso provavelmente é bem justificado. É difícil imaginar um laboratório de ciências sem microscópios. O objetivo do presente trabalho foi a avaliação da percepção dos discentes matriculados no curso de odontologia da Universidade Federal de Campina Grande sobre microscopia virtual em comparação com a microscopia convencional. Foi aplicado um questionário com quesitos que caracterizaram o perfil da amostra, bem como comparavam ambas as microscopias. A amostra consistiu em 123 estudantes, do primeiro ao quinto período. A maior parte dos alunos estavam matriculados no segundo período, reportaram ser do gênero feminino e com uma ampla variação de faixa etária. A maioria afirmou ter cursado disciplinas online durante a pandemia com acesso à microscopia virtual. Apesar de todas as vantagens e desvantagens relatadas pelos discentes quanto aos dois tipos de microscopia, houve uma grande prevalência reportada pela preferência da associação da microscopia virtual com a convencional para melhor aprendizado. Tendo em vista os dados apresentados podemos avaliar que a microscopia virtual combinada com a microscopia convencional é a escolha dos discentes do curso de odontologia da Universidade Federal de Campina Grande.