MAIS EDUCAÇÃO E MENOS AMPUTAÇÃO: A EDUCAÇÃO COMO VIA DE PREVENIR AMPUTAÇÕES EM PACIENTES DIABÉTICOS COM LESÕES NEUROPÁTICAS

Autores

  • Luana Nogueira Lopes UFCG
  • Arieli Rodrigues Nóbrega Videres UFCG
Palavras-chave: Educação em saúde, Enfermagem, Neuropatias diabéticas

Resumo

Objetivou-se avaliar a relação entre a educação em saúde e a prática de autocuidado em pacientes diabéticos com/sem lesão neuropática almejando a prevenção de amputações. Desenvolveu-se uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, no setor de clínica médica de um Hospital Universitário no sertão paraibano, cuja população/amostra foi constituída por 18 pacientes diabéticos hospitalizados para tratamento de lesão neuropática e/ou de outra complicação e com histórico de lesões e amputações pregressas. A pesquisa foi realizada entre abril e agosto de 2023, seguindo-se as etapas: Estudo do diagnóstico situacional; Levantamento/Análise/Significação dos dados; Avaliação sobre a factibilidade da pesquisa/intervenção; Levantamento de hipóteses; Implementação/Avaliação das ações/intervenções e, Divulgação dos dados da avaliação das ações. Utilizando-se a educação em saúde como ação cuidativa potencialmente transformadora de comportamentos, saberes, opiniões e crenças, contribuiu-se, embora que minimamente, para um viver melhor dos 18 pacientes e familiares que avaliaram as intervencões com positivas e importantes pois, embora convivessem com a doença, não sabiam cuidar dos pés adequadamente porque nunca tinham sido tão bem orientados na Atenção Primária e Terciária. Ainda, se comprometeram a cuidar mais de si por temerem a amputação e dependência de cuidados. Indiretamente, as ações possibilitaram aos profissionais de Enfermagem perceberem a deficiência de conhecimento que os pacientes têm da doença e como a informação pôde minimizar o medo da hospitalização.

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Publicado em

julho 23, 2024

Seção

Resumos