DESENVOLVIMENTO E OTIMIZAÇÃO DO CONCEITO DE DISPOSITIVO AMORTECEDOR HISTERÉTICO EMPREGANDO LIGA COM MEMÓRIA DE FORMA PARA HÉLICES E ASAS ROTATIVAS

Autores

  • Antonio Sabino da Silva Filho UFCG
  • Antonio Almeida Silva UFCG
Palavras-chave: Amortecedor histerético, LMF, Vibrações, Helicópteros, Aeroelasticidade

Resumo

Esta pesquisa foca no desenvolvimento de um amortecedor histerético inovador usando LMF (Ligas de Memória de Forma) para mitigar as vibrações mecânicas que afetam aeronaves com asas rotativas, especialmente helicópteros. No entanto, essas aeronaves são suscetíveis a vibrações harmônicas devido a interações aerodinâmicas complexas. Os principais problemas causados por essas vibrações incluem fadiga estrutural, desconforto para passageiros e tripulantes, dificuldades de comunicação, redução de desempenho e riscos de acidentes. Os pitch links são hastes rígidas que atuam na variação do ângulo de passo das pás da aeronave durante o voo, ao mesmo tempo, parte da energia vibratória oriunda no rotor é transferida para o restante da aeronave através desses componentes. O projeto se concentra, portanto, em substituir os pitch links rígidos tradicionais por dispositivos baseados em LMF, aproveitando a propriedade de amortecimento histerético dessas ligas. Isso visa reduzir significativamente as vibrações nas pás do helicóptero e, por extensão, melhorar o desempenho, a segurança e a vida útil da aeronave. Essa pesquisa é relevante para áreas de engenharias aeroespacial e estrutural, e tecnologias de controle de vibrações, com potenciais aplicações não apenas em componentes de helicópteros, mas também em hélices de passo variável e estruturas submetidas a cargas dinâmicas.

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Publicado em

julho 23, 2024

Seção

Resumos