AVALIAÇÃO DO ENGAJAMENTO DOS USUÁRIOS EM UM CANAL NO YOUTUBE COM CONTEÚDO VOLTADO PARA O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DO PACIENTE SURDO.

Autores

  • Ana Livia Casimiro de Oliveira UFCG
  • Andresa Costa Pereira UFCG
Palavras-chave: Odontologia, Língua Brasileira de Sinais (Libras), Cirurgião- Dentista, Filme e Vídeo Educativo

Resumo

A comunicação ideal entre o cirurgião dentista e o paciente surdo é em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Sabendo das dificuldades que o profissional enfrenta para se capacitar e oferecer esse acolhimento, o objetivo deste trabalho foi criar um canal no YouTube e avaliar o engajamento dos usuários nos vídeos voltados para o atendimento odontológico do paciente surdo. Foram inseridos 74 vídeos com sinais para a comunicação diária e sinais específicos para o atendimento odontológico. Estes foram analisados durante seis meses em relação a: data de publicação, número de visualizações, gostei e não gostei, comentários, duração, tempo de exibição, origem do tráfego para o canal, tipo de dispositivo e dados demográficos. Neste período, foram verificadas 739 visualizações, 13 marcações de gostei, nenhuma de não gostei e nenhum comentário. A duração média de visualização foi de dez segundos. A origem do tráfego foi predominantemente por meio do Feed do Shorts (55,1%) e o tipo de dispositivo mais utilizado foi o móvel (68,5%). A maioria dos acessos ocorreu no Brasil (18%), por usuários a partir de 35 anos, sendo 64,5% acima de 55 anos e a maioria do gênero masculino (80,3%). Observou-se ainda que 83,6% do público que visualizou o conteúdo não efetivou inscrição no canal. Assim, conclui-se que apesar da criação, disponibilização e divulgação de um canal no YouTube com vídeos voltados para o atendimento odontológico do paciente surdo, o engajamento dos usuários foi pequeno no período analisado.

Downloads

Publicado em

julho 23, 2024

Seção

Resumos