INFLUÊNCIA DE ATIVIDADES EDUCATIVAS SOBRE SHANTALA NA INOVAÇÃO DO CUIDADO MATERNO-INFANTIL EM UM HOSPITAL PÚBLICO PARAIBANO

Autores

  • Carolina Dias dos Santos Silva UFCG
  • Anajás da Silva Cardoso Cantalice UFCG
Palavras-chave: Massoterapia, Educação em Enfermagem, Assistência à Saúde Materno-Infantil

Resumo

Introdução: Shantala é uma massagem conhecida na Índia, mas pouco utilizada no Brasil que visa fortalecer o vínculo materno-infantil, além de apresentar inúmeros benefícios para o desenvolvimento afetivo e fisiológico da criança. Nesse sentido, práticas educativas que estimulem o aprendizado sobre a shantala são relevantes por representarem inovação no cuidado materno-infantil e promover o bem-estar para o binômio criança-família. Objetivo: Verificar a influência de atividades educativas sobre shantala na inovação do cuidado materno-infantil em um hospital público paraibano. Metodologia: Trata-se de um estudo prospectivo, quase experimental do tipo antes e depois. A população do estudo foi constituída por mães de crianças de 0 a 1 ano de idade, atendidas na unidade de internação pediátrica de um hospital público paraibano. A pesquisa se desenvolveu entre os meses de fevereiro a julho de 2023. A coleta de dados ocorreu em três etapas: aplicação do questionário anterior à atividade educativa sobre a Shantala, realização da atividade educativa e nova aplicação do questionário. Para a análise de dados foi utilizado o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20, os resultados foram organizados em tabelas e discutidos em relação à literatura específica da área. Resultados e discussão: Foram realizadas atividades educativas com 10 mães, com idade que variaram entre 18 e 39 anos, 60% eram da zona rural, sendo 40% delas agricultoras. Entre os benefícios mais citados após atividade educativa e prática da técnica pelas cuidadoras verificou-se o alívio da dor e o relaxamento. Entre as participantes, apenas uma mãe referiu não ter realizado a massagem após atividade educativa. Por ser uma prática recente, que apenas em 2017 foi considerada PIC pelo SUS, ainda há dúvidas em relação a efetividade de seus benefícios. Conclusão: Observou-se que a realização de atividades educativas sobre shantala foram capazes de motivar a adesão a novas práticas de cuidado no ambiente hospitalar, promovendo bem estar, apontada como relaxamento e alívio das dores durante hospitalização por parte do binômio mãe-criança, devendo ser considerada a escolaridade do cuidador principal e suas crenças. É necessária uma maior divulgação da técnica, inovando cada vez mais o cuidado materno-infantil.

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Publicado em

junho 29, 2024

Seção

Resumos