ANÁLISE FÍSICA E REOLÓGICA DO LIGANTE ASFÁLTICO MODIFICADO COM ÓLEO DE GERGELIM
Resumo
Diante do crescimento acelerado dos centros urbanos, as rodovias se tornaram um dos principais meios de transporte utilizados mundialmente. A engenharia rodoviária através de pesquisas busca intensificar práticas de desenvolvimento sustentável que colaboram para a redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE), essa perspectiva é abordada diante da adição de aditivos naturais ao cimento asfáltico de petróleo (CAP). Esta pesquisa tem como objetivo avaliar as propriedades físicas e reológicas do ligante asfáltico modificado com óleo de gergelim nos teores de 1, 3 e 5%. A análise física foi realizada através dos ensaios de penetração, ponto de amolecimento e viscosidade rotacional, a verificação quanto aos aspectos reológicos contemplaram os ensaios de Performance Grande (PG) e Multiple Stress Creep Recovery (MSCR), ambas as análises foram realizadas antes e após o procedimento de Rolling Thin Film Oven (RTFO). Os resultados indicam que a adição de óleo de gergelim proporcionou resultados positivos no aumento da trabalhabilidade do ligantes asfáltico, bem como na redução das temperaturas de usinagem e compactação, especialmente para o teor de 3% de óleo de gergelim. Entretanto, nem todos os resultados apresentaram benefícios significativos se comparados ao ligante asfáltico virgem. Isso indica ressalvas quanto a escolha de aditivos naturais que devem ser feitas de forma assertiva em teores compatíveis.