Desenvolvimento de Tecnologia Cuidativo-educacional sobre o Dispositivo Intrauterino: Um estudo a partir da abordagem Design Thinking

Autores

  • Maria Angelica de Sousa Lima UFCG
  • Ana Elisa Pereira Chaves UFCG
Palavras-chave: Tecnologia em saúde, Modelos anatômicos, Dispositivo intrauterino

Resumo

O desenvolvimento de Tecnologias Cuidativo-Educacionais inclui simplificar os fluxos de trabalho, construir métodos criativos de cuidado, desenvolver dispositivos assistivos inovadores e qualificar a assistência. Ao considerar a necessidade de desenvolvimento de tecnologias que apoiem o enfermeiro nas atividades de educação em saúde para a promoção do conhecimento sobre os dispositivos intrauterinos, elaborou-se o presente estudo no intuito de avançar no conhecimento sobre o tema e contribuir efetivamente para essa prática. Com isso, o estudo teve como objetivo desenvolver uma tecnologia cuidativo-educacional para apoio ao ensino sobre o dispositivo intrauterino. Tratou-se de um estudo metodológico, que empregou as etapas do Design Thinking. A amostragem foi não-probabilística do tipo intencional e ocorreu por meio do atendimento dos seguintes critérios: ser enfermeiro(a), com prática na inserção do dispositivo intrauterino em serviços públicos ou privados, com experiência na atenção em planejamento reprodutivo, e que tivesse capacidade para manuseio de tecnologias para apoio à educação em saúde, incluindo aqueles para dispositivo intrauterino. O recrutamento foi realizado por meio da técnica intitulada Snowball, que resultou em uma amostra de 14 participantes. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, sendo os dados analisados e interpretados seguindo a técnica de análise de conteúdo com o auxílio do software ATLAS.ti Scientific software development GmbH versão 23.2.2. Na fase de empatia os participantes compreenderam as tecnologias em saúde como uma necessidade, porém, ainda escassas, como também destacaram a importância do uso na assistência. Na fase de definição foi possível observar que a tecnologia mais citada para educação em saúde sobre o DIU foram os modelos/simuladores anatômicos. Na fase de ideação, a equipe de pesquisa elaborou desenhos de acordo com as características citadas pelos participantes que serviu de base para modelagem e impressão 3D. Posto isso, a criação de um modelo anatômico sobre o DIU para a educação em saúde possui caráter inovador e promissor, uma vez que a abordagem empregada é pouco estudada em nosso meio, o que torna os resultados do estudo ainda mais valiosos.

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Publicado em

junho 29, 2024

Seção

Resumos