A FORMAÇÃO INICIAL DE PESQUISADORES/AS NA GRADUAÇÃO: ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DAS CIÊNCIAS HUMANAS NO BRASIL
Resumo
Esta pesquisa, que tem como objetivo produzir o Estado da Arte sobre a formação inicial de pesquisadores/as na graduação em produções científicas (Teses, Dissertações) realizadas nos Programas de Pós-Graduação do Brasil na área das Ciências Humanas, é fruto de dois processos reflexivos sobre a temática. O primeiro, oriundo do exercido da docência na graduação em pedagogia na Unidade de Educação (UAE) do Centro de Formação de Professores (CFP/UFCG – Câmpus de Cajazeiras), em especial, nas disciplinas voltadas à elaboração de projetos de TCC; no exercício de orientação de graduandos/as na/para a realização de suas pesquisas; e na orientação de bolsistas em pesquisas de IC. O segundo, em uma dimensão mais coletiva, através de participação ativa em debates e reflexões realizadas no âmbito das ações da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação (AINPGP). A opção por uma pesquisa bibliográfica que toma como produto um Estado da Arte foi um profícuo ponto de partida, no intuito de subsidiar futuras pesquisas e intensificar esse debate em espaços acadêmicos e demais espaços voltados às questões da produção científica. A pesquisa coletou um conjunto de pesquisas realizadas no período de 2007 a 2020. Destacamos a pouca produção científica sobre a temárica; a prevalência de pesquisas em IES públicas e federais; a prevalência do interesse em investigar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPQ) em detrimento de outras experiências formativas de pesquisador@s na graduação; a ausência do termo “pesquisa na graduação”.