COMPREENSÃO DE ESTUDANTES SOBRE O CUIDAR ÉTICO EM ENFERMAGEM FORENSE: UM ESTUDO À LUZ DA FENOMENOLOGIA DE MAX SCHELER

Autores

  • Gyovanna Vicktória Araújo Barbosa UFCG
  • Alan Dionizio Carneiro UFCG
Palavras-chave: Enfermagem forense, Ensino de enfermagem, Fenomenologia

Resumo

Consiste em uma pesquisa de campo de abordagem quanti-qualitativa e natureza fenomenológica, tendo como referencial a cosmovisão proposta por Max Scheler e como objetivo investigar a compreensão de estudantes de enfermagem sobre o cuidar ético em enfermagem forense à luz da fenomenologia dos valores proposta por Max Scheler. A amostra foi constituída por 40 discentes do curso de enfermagem, sendo 20 do Centro de Educação em Saúde e 20 do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde; a coleta de dados se deu através de questionário contendo quatro questionamentos referente ao objeto de estudo. As respostas dos alunos foram analisadas e organizadas em subcapítulos: 1) Cuidar Ético pela Lente dos Estudantes de Enfermagem; 2) Desvelando o Papel da Enfermagem Forense pela Ótica dos Estudantes; 3) Trilhas para um Cuidar Ético de Enfermagem às Vítimas de Violência e a partir daí, cada uma gerou ideias centrais que foram desenvolvidas. Com as respostas dos alunos foi possível identificar que os mesmos apresentam um nível de conhecimento sobre que pode ser considerado insuficiente e essa constatação pode ser justificável por ser uma especialização nova e não pertencer a grade de nenhum dos cursos, assim como o debate sobre violência que não é prevalente.

Downloads

Publicado em

junho 17, 2024

Seção

Resumos