Architecture and Place Journal https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql <p>The Architecture and Place Journal aims to rescue architecture and its relationship with the place where it is produced. It will deal with themes related to the history of architecture, of the city, as well as issues of documentation and conservation of architectural heritage in its various manifestations, material and immaterial.</p> <p>It intends to dialogue with the Brazilian and international reality, making connections and reflections on the themes addressed.</p> pt-BR kakiafonso@hotmail.com (Profa. Dra. Alcília Afonso) ipereira@usp.br (Ivanilson Pereira) Fri, 29 Mar 2024 16:42:35 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 ACADEMIC INFLUENCES ON THE FORMATION OF ARCHITECT VERA PIRES https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2307 <p>A entrevista desse número foi realizada com a arquiteta paraibana, Vera Pires Viana, nascida em 1947, na cidade de Sousa, Paraíba, graduada em 1971, pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE.&nbsp; Descendente de uma família de fazendeiros admite ter vivências (Veloso, 2021, p.183), que lhe marcam até hoje, tais como:</p> <p><em>...a permanência e o convívio social nas varandas, os espaços amplos e arejados, a convivência com os moradores, o contato com a natureza, as casinhas com pessoas nas varandas no caminho da fazenda, o valor da ventilação cruzada, a mesa farta com produtos da terra, assombradas árvores, o barulho da chuva nos telhados e o cheiro da terra molhada (Pires, V. em Veloso, 2021, p.183).</em></p> <p>Nossa conversa enfocou as influências sofridas em sua formação acadêmica e profissional, como egressa do curso de arquitetura e urbanismo, da UFPE, nos anos 70, onde foi aluna de arquitetos e professores que a influenciaram em sua trajetória como profissional liberal e sempre, muito atuante no mercado, desde a década de 70, até os dias atuais.</p> <p>Como estudante, estagiou no Escritório Borsoi Arquitetos Associados, tornando-se arquiteta colaboradora entre os anos de 1975 e 1979. Ali, trabalhou diretamente ligada à equipe de Janete Costa, juntamente com as arquitetas Carmen Mayrinck (Recife-PE, 1947), Clara Calábria (Catende- PE, 1944–) e Liza Stacishin (Recife-PE, 1946–), que paralelamente ao trabalho desenvolvido junto ao casal Acácio Gil Borsoi e Janete, decidiram em 1972, criarem o Escritório Arquitetura 4, que funcionou até o ano de 1997.</p> <p><em>O Arquitetura 4 foi o primeiro escritório de Pernambuco formado exclusivamente&nbsp;&nbsp;&nbsp; por&nbsp;&nbsp;&nbsp; mulheres,&nbsp; com&nbsp; ampla&nbsp; produção&nbsp; reconhecida&nbsp; durante&nbsp; seus&nbsp; 25 anos&nbsp; de&nbsp; existência, abarcando&nbsp; desde&nbsp; arquitetura&nbsp; residencial&nbsp; (mais&nbsp; de&nbsp; uma&nbsp; centena&nbsp; de&nbsp; projetos&nbsp; e&nbsp; obras&nbsp; de&nbsp; casas&nbsp; construídas em vários Estados do Brasil), até edifícios residenciais, hotéis, hospitais, agências do Banco do Brasil e da Caixa&nbsp; Econômica&nbsp; Federal&nbsp; construídas em&nbsp; diversas&nbsp; cidades do&nbsp; Nordeste,&nbsp; e&nbsp; o&nbsp; edifício&nbsp; sede&nbsp; da&nbsp; Caixa Econômica Federal em Recife (atual Tribunal de Justiça Federal) (Veloso, 2021, p.180).</em></p> <p>Sobre a trajetória da arquiteta Vera Pires, a arquiteta Marília Brito Muniz realizou dois trabalhos de importância, seu trabalho de conclusão de curso (Muniz, 2009), e sua dissertação de mestrado Muniz, (2012), que poderão ser consultados por aqueles que desejarem se aprofundar na obra de Vera.</p> <p>Em pesquisa sobre o trabalho de arquitetas nordestinas, a professora Maisa Veloso realizou uma entrevista com Vera Pires (Veloso, 2021) sobre sua produção arquitetônica, sendo uma importante referência bibliográfica sobre o tema, além também, de um&nbsp; artigo publicado por Naslavsky <em>et al</em> (2021) que teve com o objetivo, investigar, sob a perspectiva de gênero, as estratégias de fixação no mercado de trabalho das arquitetas formadas no Curso de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Recife (FAUR) nos anos 70, integrantes de dois escritórios de arquitetura distintos o ArqGrupo e o Arquitetura 4.</p> <p>Vera Pires, segundo seu currículo (Pires, 2024), foi sócia titular do Escritório Arquitetura 4 entre 1972 e 1997; Arquiteta colaboradora do Escritório Borsoi Arquitetos Associados entre 1975 e 1979, e a partir de 1998, sócia titular do Escritório Vera Pires Roberto e Ghione Arquitetos Associados/ VPRG.</p> <p>Possui obras publicadas e entrevistas em meios nacionais e internacionais, sendo algumas premiadas em eventos nacionais e internacionais. Como produção do escritório Arquitetura 4, destaca-se o Prêmio UIA do concurso internacional das pessoas sem teto, Brighton, UK, 1988. Como VPRG, destaque para Prêmios IAB PB 2009, 2013 – Prêmios IAB PE 2</p> <p>&nbsp;</p> Alcília Afonso Copyright (c) 2024 Architecture and Place Journal https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2307 Fri, 29 Mar 2024 00:00:00 -0300 THE SKETCH AND THE SYNTHESIS https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2265 <p>O artigo apresenta um esboço realizado pelo arquiteto Rodolfo López Rey durante uma entrevista, enquanto explica as principais decisões que determinaram o projeto de uma de suas residências unifamiliares. Este esboço não só sintetiza os valores projetuais que marcaram a primeira etapa de sua obra, mas também dá conta do papel que o desenho à mão desempenhou no processo projetual dos arquitetos representativos da modernidade latino-americana. A análise é complementada por uma breve revisão de literatura que visa argumentar a importância desta prática nos processos de design e levantar possíveis dificuldades ligadas ao declínio da capacidade de desenhar na atuação dos profissionais da área.</p> Cecilia Machin Copyright (c) 2024 Architecture and Place Journal https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2265 Fri, 29 Mar 2024 00:00:00 -0300 CASA ANÍSIO BRITO https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2259 <p><em>This article aims to document the architectural manifestation of Art Deco in Teresina, through the analysis of one of the most significant public buildings of the movement in the capital of Piaui, today the headquarters of the Public Archive of the State of Piaui: Casa Anísio Brito. Dating from the beginning of the 19th century, the building, which previously underwent other uses, has an extremely significant function for the state, which is to house its largest documentary collection. Because of this, the research had its main source of data in the house's own collection, as well as in the study of the building. The research seeks to contribute to the preservation of Teresina's architectural heritage, as well as to the formation of knowledge about the history of architecture in the city through the registration and documentation of buildings of historical and cultural relevance to the capital of Piaui.</em></p> Betania Furtado, Camilla Brito Copyright (c) 2024 Architecture and Place Journal https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2259 Fri, 29 Mar 2024 00:00:00 -0300 DO COLONIAL AO MODERNO https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2191 <p>Este trabalho aprofunda-se na influência da arquitetura colonial brasileira na paisagem arquitetônica pernambucana, cujas raízes remontam às casas dos colonizadores portugueses. A interação entre fatores como identidade cultural, conhecimento histórico, construtivo e socioeconômico destaca a importância dessa arquitetura no contexto local. A transição para a arquitetura moderna, iniciada no século XX, marca uma transformação notável, priorizando funções sociais e formas simplificadas. Embora autores reconhecidos tenham abordado a arquitetura moderna pernambucana, a identificação desta como expressão identitária ainda enfrenta desafios. A pesquisa analisa as relações entre as duas arquiteturas, enfatizando a evolução estética e funcional, com foco em aspectos bioclimáticos e tropicais. Destaca-se o conforto na arquitetura moderna pernambucana, adaptando técnicas construtivas e projetuais. A pesquisa visa contribuir para a conscientização da identidade local, promovendo o uso de conceitos adaptados aos condicionantes regionais, culminando na busca por uma reinterpretação da arquitetura colonial na arquitetura moderna, especialmente nas características das casas-grandes dos engenhos.</p> Theresa Rêgo, Liliana Adrião Copyright (c) 2024 Architecture and Place Journal https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2191 Fri, 29 Mar 2024 00:00:00 -0300 RESÍDUOS, RECICLAGEM E SUSTENTABILIDADE NO ESPAÇO URBANO https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2205 <p>O trabalho apresenta o processo de planejamento, desenvolvimento e resultados obtidos pela experiência prática vivida durante a oficina “Resíduos, Reciclagem e Sustentabilidade no Espaço Urbano”, executada durante o VI Simpósio Internacional Urbicentros. O objetivo geral é revelar a importância da sustentabilidade no espaço urbano por meio do reuso de materiais recicláveis como garrafas PET, e também, evidenciar, o interesse no aproveitamento desses insumos para a criação de equipamentos urbanos que beneficiem a comunidade no espaço urbano. As primeiras etapas de trabalho da equipe consiste em elaboração de propostas de mobiliários, levantamento, e preparação de materiais. A oficina durou cerca de dois dias e foi dividida em dois momentos: apresentação teórica acerca da temática de resíduos, reciclagem e sustentabilidade no espaço urbano, e montagem dos mobiliários. Ao final, ocorreu um momento de congraçamento, troca de vivências, coleta dos relatos dos participantes e registro fotográfico.</p> Cláudia Ruberg, Ana Lima, Joyce Silva, Fabiana Santos, Alexia Ferreira Copyright (c) 2024 Architecture and Place Journal https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2205 Fri, 29 Mar 2024 00:00:00 -0300 TTHE UNEVEN PRODUCTION OF URBAN SPACE AS A FACTOR IN THE FORMATION OF DIFFERENT LANDSCAPES https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2262 <p>Landscape is everything our vision reaches, being able to be natural or cultural, depending on the modifications made by humans, this article highlights the relationship of the landscape with the context of the place in which it is inserted, whether by inequalities, infrastructures, public policies or the lack thereof. Two different neighborhoods will be discussed, one located in Salvador, the Pernambués neighborhood, which is located in a central and highly valued area, and the Vidigal Favela in the city of Rio de Janeiro, which has a privileged location in an area of great appreciation. The locations differ, but they have similarities in the relationship of how investments and valorization impact the construction of an urban space. Therefore, based on field observations, it became evident how public and private investment, or lack thereof, in certain localities produce different types of landscapes. In this work, we use neighborhoods from different Brazilian cities as a scale to analyze the landscape contrast that has formed in these places due to the different interests of social agents in the production of urban space.</p> Thayna Furtunato, Mariana Santana Copyright (c) 2024 Architecture and Place Journal https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2262 Fri, 29 Mar 2024 00:00:00 -0300 APPROPRIATIONS, OCCUPATIONS AND RESISTANCE IN PUBLIC SPACE https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2213 <p>The debate about public space in the contemporary context highlights several conflicts regarding the production of the city, from the production of laws, the morphological conformation, the appropriation by practitioners and users of the space. In this research, we propose to analyze and understand the transformations in socio-spatial dynamics linked to public spaces in the historic center of the city of Uberaba, MG, as an element of value. By adopting the rhizomatic point of view (Deleuze and Guattari, 1995) to map reality, we seek to understand how the dynamics of flows, paths and encounters that street vendors trace on their way to the center and build relationships with the city's material cultural heritage . We therefore seek to debate the immaterial and symbolic relationships that permeate the uses and appropriations of public spaces in the center of Uberaba. These sellers appropriate public space, creating territories, redefining uses, and consuming the area according to their desires.</p> Camila Ferreira Guimarães, Thiago Reis dos Santos, Sophia Mariá Durão Juliani Copyright (c) 2024 Architecture and Place Journal https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2213 Fri, 29 Mar 2024 00:00:00 -0300 ANAMNESIS OF THE PAÇO DOS AÇORIANOS IN PORTO ALEGRE https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2261 <p><em>The Paço dos Açorianos, in Porto Alegre, is a building considered a crucial historical landmark for eclecticism in the State of Rio Grande do Sul. Its preservation is vital to maintain the city's identity and memory. Documentation of listed properties is essential to protect and maintain the integrity of these cultural assets. In this sense, the objective of the research is to carry out an anamnesis of the building through the methodology of analyzing the seven dimensions of the architectural object, aiming for its broad and detailed knowledge. The work is part of doctoral research, whose main focus is to investigate the feasibility of means for conserving assets integrated into the building, highlighting their historical and cultural importance.</em></p> Arthur Thiago Medeiros, Fabio Pinto da Silva Copyright (c) 2024 Architecture and Place Journal https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2261 Fri, 29 Mar 2024 00:00:00 -0300 PROJETO CENTENÁRIO HANS BROOS (1921-2021) https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2264 <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Futura Lt BT, serif;"><span style="font-size: small;"><em>The “Hans Broos Centennial Project (1921 – 2021): A Possibility for Heritage Appreciation” Project addresses the issue of heritage appreciation through the dissemination of the architect's works in the Santa Catarina territory, which are currently threatened. The general objective of this project was to propose the integration of research and extension with teaching using the architect's works, which are included in the listing process under instruction at the National Historical and Artistic Heritage Institute (IPHAN), as the guiding thread of the process. As a methodology, a bibliographical review was carried out, a survey of the material available for research, systematization of information and organization of the material for future publications. At the same time, the fellows redesigned these projects using specific teaching software, such as AutoCAD (2D) and Revit (3D). This material was gradually made available to the general public through various media, where it was possible to perceive the impacts provided by extension activities.</em></span></span></p> Bernardo Brasil Bielschowsky, Ana Paula Pupo Correia, Taina Helena Dias, Sara Clarice dos Santos, Alana Till dos Santos Pereira Copyright (c) 2024 Architecture and Place Journal https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2264 Fri, 29 Mar 2024 00:00:00 -0300 CHARACTERISTICS OF MODERNITY https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2260 <p>A cidade de Joinville, localizada ao norte do estado de Santa Catarina, possui em meio a sua malha urbana uma vasta produção arquitetônica com preceitos modernistas. Principalmente entre as décadas de 1950 e 1970, em confluência com os anos de crescimento econômico e industrial, houve uma crescente na construção de edifícios e residências que possuem relevância histórica e cultural, que marcam as tensões entre o novo e o antigo, a modernização e a tradição, e as rupturas narrativas das construções em sua forma, discursiva ou material.</p> <p>Mesmo contando com uma produção significativa, este conjunto arquitetônico conta com poucos bens tombados. Sob a salvaguarda do município há somente quatro edificações que estão identificadas como modernistas em seus pareceres. Na cidade, é considerável a propensão à patrimonialização de edificações vinculadas aos valores éticos dos imigrantes. Todavia, a ênfase sobre estas escolhas provocam lacunas, como a gerada pela falta do reconhecimento sobre o valor cultural e patrimonial das edificações da arquitetura moderna, impactando na formação da imagem da cidade. Reverbera também em uma uniformização do que se entende por patrimônio, em detrimento de outras edificações que são elementos testemunhais de uma organização social.</p> <p>Apesar da pequena quantidade patrimonializada, a cidade conta com um conjunto de edificações deste período que possuem um caráter cultural, de transmissão e de qualificação da malha urbana. As edificações representam dinâmicas socioculturais, a organização da cidade, além de atributos arquitetônicos, como coerência tipológica, composições formais, materiais, entre outros. &nbsp;&nbsp;</p> <p>A falta de visibilidade como um produto cultural e de valor histórico resulta na carência de instrumentos efetivos de conservação ou proteção das edificações modernistas pela cidade. Este ensaio, visa registrar algumas destas edificações, mostrar suas variações e apropriações estilísticas realizada pelos arquitetos que as construíram, pois, sem salvaguarda e com o crescimento vertiginoso da especulação imobiliária, estão à mercê do tempo.</p> Tayna Vicente Copyright (c) 2024 Architecture and Place Journal https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2260 Fri, 29 Mar 2024 00:00:00 -0300 BETWEEN ERASURE AND MEMORY https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2057 <p>This photo shoot was developed with the aim of adding &nbsp;information to archives&nbsp;of buildings builted in modernism in the city of Belém-PA; since we can consider phorography a tangible way of safeguarding, and is capable of transmitting the architectural essence of this movement through arrangements composed of lights and shadow. each visual record is in some way contributing to the preservation of this piece of history; This is a fundamental measure, given that over time, cities tend to undergo different renovations, and it is common for different architectural styles to disappear.</p> <p>&nbsp;</p> <p>In particular, modernist architecture is one of those that suffer the most from this fact, as it is not usually very appreciated due to its “lack of adornment”, so it is easier for us to see a large part of its examples falling to the ground. Bearing in mind that these constructions often go through time without any kind of documentation, creating this compilation of photographs focusing on the details that make these buildings stand out in their unique style is increasingly necessary for awareness purposes.</p> <p>&nbsp;</p> <p>The images that follow are of three distinct buildings, focusing on their construction details and patterns of the modernist aesthetics of Pará, details that often go unnoticed by laypeople. These are just some of the emblematic buildings of the modern period in the capital (Belém-Pa). Even the buildings that are best known for their historical value, there are only a few that are still preserved, with few deteriorations, and even some maintenance concerns.</p> <p>&nbsp;</p> <p>The state of conservation of the buildings presented varies, from the most complete abandonment (INAMPS) to readjusted use and even a little closer to their original state. SETRAN is the only subject&nbsp;of&nbsp;a&nbsp;preservation&nbsp;order&nbsp;since 2006 by DPHAC, and the Don Carlos building is still in the process of being listed. In the sequence it will be clear that even though the constructions are part of the same movement, each one has its differences and even resembles other languages from the same period such as brutalism. Pará modernism has its own unique touch, and among its best-known representatives is Camillo Porto, author of two works presented here.</p> Carolina Borges Copyright (c) 2024 Architecture and Place Journal https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2057 Fri, 29 Mar 2024 00:00:00 -0300 RAÍZES https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2214 <p>Aristotle already said that “it is in cities that man can realize the virtue inscribed in his essence, as he is a political animal”. In addition to its artistic, cultural and social importance, the urban environment is the most faithful portrait of the history of its people. The dynamics of space narrates rises and ruins, progress and anachronisms, complexity and simplicity. Each part of the city is the result of the action of several characters who interact to overcome the environment, produce culture and guarantee the survival of the species.<br>From Brazil in 1500 to the developing country of the 21st century, the village, the town, the city, represent the concrete landmark of how our history unfolded. The streets and buildings embody a kind of temporal pattern that connects the past moment, the past; to the next minute, the future: what was and what is to come. Therein lies identity, the foundation of the construction of our autonomy.<br>Geographer Yi-Fu Tuan says that “enthusiasm for preservation arises from the need to have tangible objects on which to support a sense of identity”. Furthermore, the old buildings add beauty to the landscape and help maintain diversity. Shops, offices, clinics, clinics, public offices, in short, various segments occupy old properties of considerable historical value. The dynamics of the city often require that space be rethought. Conservation and preservation actions show that the past and the future can live in harmony.<br>Preserving our memories, our material and immaterial assets, is a resource for building our own identity. In an increasingly standardized world, resulting from globalization, the peculiarity of places becomes the greatest wealth that a community can possess. It is from this discussion that the concept of the “Raízes” exhibition was born, the importance of preserving and telling stories through architecture and historical heritage in the city of Uberaba. For more sketches, see the Instagram page @arq_croquis_</p> Sophia Mariá Durão Juliani Copyright (c) 2024 Architecture and Place Journal https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2214 Fri, 29 Mar 2024 00:00:00 -0300 UNDER THE ARCHES OF “BEIRA VALÃO” https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2046 <p>Landscape observation drawings of the Campos-Macaé Canal in Campos dos Goytacazes/RJ, considered the second largest artificial canal in the world. Better known as “Beira Valão”, the Canal has a strong presence in the daily life of campers, largely due to its geographical position, as it is located in the city center and Avenida José Alves de Azevedo, which borders the Canal, is a connecting axis for almost the entire territory of the municipality. The Canal has historical, conceptual and symbolic importance for the municipality, which is why it was listed as a historical heritage site in 2002.</p> <p>The flowering of the yellow ipês trees is the highlight for anyone walking along the Campos-Macaé Canal, creating a special postcard in spring and decorating Avenida José Alves de Azevedo, close to Roberto Silveira Bus Station.</p> <p>The drawings were produced to illustrate the author's doctoral thesis, completed in 2023 at PROARQ/UFRJ, entitled "SOB OS ARCOS DA BEIRA VALÃO: Stereotypes of buildings in the landscape of Canal Campos-Macaé, Campos dos Goytacazes/RJ".</p> Fagner das Neves de Oliveira Copyright (c) 2024 Architecture and Place Journal https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2046 Fri, 29 Mar 2024 00:00:00 -0300 EDITORIAL V.2 N.5 MARÇO DE 2024 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2308 <p>Apresenta o Expediente e o Editorial desta edição</p> Alcília Afonso Copyright (c) 2024 Architecture and Place Journal https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2308 Fri, 29 Mar 2024 00:00:00 -0300 ARCHITECTURAL DESIGN OF A SINGLE-FAMILY RESIDENCE https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2306 <p>O Projeto arquitetônico foi desenvolvido para uma professora universitária, Amparo Andrade, amiga de longas datas, e após várias conversas, chegou-se a uma proposta para projetar uma nova residência no mesmo lote de uma outra já existente e de sua propriedade, para abrigar um programa de necessidades adaptado à sua vida pessoal, onde passa temporadas viajando na Europa, especificamente, Portugal, país onde possui sua dupla cidadania.</p> <p>Portanto, é uma casa para uma pessoa solteira, que trabalha o dia todo, e só está em casa à noite e finais de semana, mas que ama a natureza, vivendo em um condomínio ecológico, cultivando plantas, e cuidando de seu jardim, como hobby.&nbsp; Assim, a casa teria que ser prática, fácil de manter, e que preservasse ao máximo as áreas verdes, com recuos que a legislação do condomínio exige.</p> <p>O lugar na qual foi implantada é um terreno plano, medindo 12m x 21m, e a região possui um clima quente úmido, estando em uma área de reserva florestal da Mata Atlântica, possuindo alto índice pluviométrico durante os meses de fevereiro a agosto. Os ventos dominantes são os oriundos do leste, nordeste e sudeste, devendo por isso, ter os cômodos de maior permanência voltados para estas orientações.</p> <p>Adotou-se como metodologia projetual, a forma moderna e seus princípios de abstração formal, limpeza volumétrica, poucos mais significativos materiais, planta modulada e racional, atenção à estrutura, transparências espaciais utilizando-se para tanto, peles de vidro, devidamente protegidas por beirais generosos de 1m que circundam em balanço as fachadas mais expostas às intempéries climáticas.</p> <p>Internamente a casa possui três setores zoneados em área social, com varanda corrida e sala ampla de estar; área de serviço, com cozinha integrada à copa, e lavanderia; a área social possui uma suíte e banheiro de múltiplo uso, que funciona também como lavabo de apoio à área social.</p> <p>Como o lugar é bastante úmido, pela proximidade da reserva ecológica, adotou-se uma implantação elevada a fim de melhorar o conforto climático e, proteger as paredes da casa da umidade ascendente. Dessa maneira, a planta adotou a forma pavilionar e elevada do solo em torno de 60 cm para atender tal condicionante.</p> <p>O sistema construtivo foi em concreto armado, com planta modulada, e paredes em alvenaria de tijolos de oito furos, com cobertura em laje pré-moldada em concreto com lajotas de isopor, e revestimento de telhado com telhas cimentícias de 10 cm de espessura, observando-se atentamente as quedas de água e sistema de drenagens via calhas generosas para dar vazão à quantidade de águas pluviais resultantes das fortes chuvas tropicais.</p> <p>O resultado volumétrico é decorrente das soluções compartilhadas entre a distribuição do programa em planta de desenho laminar, e a adoção da forma moderna como concepção projetual, com volume cubista, limpo e no qual as aberturas foram projetadas de modo a atender as necessidades de ventilação e iluminação de cada ambiente, sem exageros plásticos, e de maneira muito atenta aos condicionantes climáticos.</p> <p>A proprietária está muito satisfeita com os resultados projetuais e construtivos e isso, nos faz constatar a importância de se projetar com critérios e consciência aos condicionantes geográficos e tecnológicos de cada local.</p> Alcília Afonso, Ivanilson Pereira Copyright (c) 2024 Architecture and Place Journal https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2306 Fri, 29 Mar 2024 00:00:00 -0300