Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR <p style="text-align: justify;">Revista Letras Raras [RLR] é um periódico acadêmico trimestral criado e dirigido por pesquisadores do Laboratório de Estudos de Letras e Linguagens na Contemporaneidade (LELLC-Grupo de Pesquisa /UFCG/ CNPq), dentre os quais, há professores do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande (CH/UFCG).</p> <p style="text-align: justify;">Aceita artigos, ensaios e resenhas, poemas, traduções, entrevistas de áreas do conhecimento além de ceder espaço à produção intelectual de acadêmicos de todo o país e do exterior, dede que estejam filiadas à área das Ciências das Linguagens e às suas múltiplas manifestações.</p> <p style="text-align: justify;">A RLR recebe contribuições em fluxo contínuo, exceto para os dossiês. Nesses casos, sempre haverá data limite para envio das propostas para cada dossiê.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>A Revista Letras Raras recebeu Qualis/Capes B1 em Linguística e Literatura.</strong></p> <p style="text-align: justify;">A Revista Letras Raras/ LELLC/ CH /UFCG trabalha com livre acesso a todas as edições e não há nenhum custo financeiro para colaboradores publicarem seus textos.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>e-ISSN</strong>: 2317-2347 </p> pt-BR revistaletrasraras@setor.ufcg.edu.br (Profª. Drª. Josilene Pinheiro-Mariz) revistaletrasraras@setor.ufcg.edu.br (Equipe de Produção Editorial) Fri, 27 Dec 2024 23:09:55 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Verso y reverso en la política lingüística de Nueva España en el siglo XVI: una reflexión desde la perspectiva de la contemporaneidad https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3197 <p><span style="font-weight: 400;">Este ensaio foi desenvolvido a partir da necessidade de entender como se formou o processo linguístico na colonização americana durante o século XVI. Este ensaio tem relação com o contexto histórico, já que tradicionalmente os povos invasores estabeleciam sua língua aos povos invadidos, no entanto, na América Latina em vez de adotar a língua do invasor, foi mantida a língua local. Em razão disto, o objetivo deste trabalho é discutir a razão por trás da preservação das línguas locais e discutir o motivo do estudo destas línguas que derivou em um edito de aceitação das línguas gerais (1586). Esta investigação é importante para entender a preservação da língua de um povo. Além disso, são apresentadas portações teóricas de autores como Bravo García, Sarzuri-Lima, Vega Cernuda, Mariani y Juan López, que discutem sobre este processo de política linguística durante a colonização.&nbsp;&nbsp;</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Palavras chaves: Indigenismo; Interculturalidade, Franciscanismo; Línguas gerais; política linguística.</span></p> Leticia Freire, Juan Ignacio Jurado Centurión Lopez © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3197 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 Verso e Reverso na política linguística da Nova Espanha no século XVI: uma reflexão a partir da perspectiva da contemporaneidade https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5042 <p>Este ensaio foi desenvolvido a partir da necessidade de entender como se formou o processo linguístico na colonização americana durante o século XVI. Este ensaio tem relação com o contexto histórico, já que tradicionalmente os povos invasores estabeleciam sua língua aos povos invadidos, no entanto, na América Latina em vez de adotar a língua do invasor, foi mantida a língua local. Em razão disto, o objetivo deste trabalho é discutir a razão por trás da preservação das línguas locais e discutir o motivo do estudo destas línguas que derivou em um edito de aceitação das línguas gerais (1586). Esta investigação é importante para compreender o que estava por trás e quais foram as consequências a longo prazo desde o ponto de vista linguístico e cultural. Para apoiar nossa reflexão, são apresentadas portações teóricas de autores como Bravo García, Sarzuri-Lima, Vega Cernuda, Mariani y Juan López, que discutem sobre este processo de política linguística durante a colonização.</p> Leticia Freire, Juan Ignacio Jurado Centurión Lopez © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5042 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 Relações entre internacionalização e interculturalidade na Rede ANDIFES IsF-Francês https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/4594 <p>Este artigo aborda a temática da relação entre internacionalização e interculturalidade nos programas de ensino da Rede Andifes IsF-Francês. Para tal, nossa perspectiva teórica se apoia não apenas nos conceitos de internacionalização e de interculturalidade como, também, no de política linguística. A pesquisa, de natureza bibliográfica e documental, identifica o IsF como uma política linguística composta por práticas, crenças e gestão linguística, com estratégias institucionais, didáticas e formativas. A análise qualitativa do catálogo de cursos do IsF-Francês mostra como a integração da abordagem intercultural ocorre nos programas de ensino, evidenciando sua importância na preparação dos estudantes para integrarem o processo de internacionalização em IES francófonas. Além disso, a pesquisa destaca que os cursos do IsF-Francês não se limitam ao ensino dos aspectos linguísticos da língua, mas promovem uma compreensão da cultura acadêmica francófona, preparando os estudantes para integrar o processo de internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) nas quais estarão inseridos. A partir da análise realizada, sinalizamos a importância da elaboração de programas de ensino para o catálogo IsF-F e a continuidade da formação de professores para contribuir com a reflexão sobre a gestão das políticas linguísticas das IES brasileiras numa perspectiva plurilíngue e pluricultural, promovendo essa articulação com uma política de internacionalização mais inclusiva e eficaz.</p> Marina Mello de Menezes Felix de Souza, Claire Parot de Sousa, Heloisa Albuquerque-Costa © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/4594 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 Relations entre internationalisation et interculturalité dans le cadre du Réseau ANDIFES IsF-Français https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5040 <p>Cet article aborde la thématique de la relation entre l’internationalisation et l’interculturalité dans les programmes d’enseignement du réseau Andifes IsF-Français. Pour cela, notre perspective théorique repose non seulement sur les concepts d’internationalisation et d’interculturalité, mais également sur celui de politique linguistique. La recherche, de nature bibliographique et documentaire, identifie l’IsF comme une politique linguistique composée de pratiques, de croyances et de gestion linguistique, avec des stratégies institutionnelles, didactiques et formatives. L'analyse qualitative du catalogue des cours de l'IsF-Français montre comment l’intégration de l’approche interculturelle se produit dans les programmes d’enseignement, soulignant son importance dans la préparation des étudiants à intégrer le processus d'internationalisation dans les Établissements d’enseignement supérieur (EES) francophones. De plus, la recherche souligne que les cours de l'IsF-Français ne se limitent pas à l'enseignement des aspects linguistiques de la langue, mais promeuvent également une compréhension de la culture académique francophone, préparant les étudiants à intégrer le processus d'internationalisation des EES dans lesquelles ils seront insérés. À partir de l'analyse réalisée, nous signalons l’importance de l’élaboration de programmes d’enseignement pour le catalogue IsF-F et la continuité de la formation des enseignants pour contribuer à la réflexion sur la gestion des politiques linguistiques des EES brésiliennes dans une perspective plurilingue et pluriculturelle, promouvant cette articulation avec une politique d'internationalisation plus inclusive et efficace.<br><br></p> Marina Mello de Menezes Felix de Souza, Claire Parot de Sousa, Heloisa Albuquerque-Costa © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5040 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 O Observatório PLE-PL2 como um marco nas políticas linguísticas para a formação de professores de PLE/PL2/PLNM por uma perspectiva pluricêntrica https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3522 <p><span style="font-weight: 400;">Língua oficial ou co-oficial em nove países, o português está presente na ciência, na internet, nos meios de comunicação, na economia, na política e na vida de mais de 260 milhões de pessoas, espalhadas em quatro continentes, compartilhando diferentes culturas e línguas. Se de um lado o português se mostra rico pela sua diversidade linguística e cultural, por outro o seu ensino como língua estrangeira, sob uma perspectiva pluricêntrica e intercultural, perpassa por desafios e avanços significativos nas últimas décadas. A fim de atuar nessa demanda, é criado o Observatório PLE-PL2, uma rede que integra diversos pesquisadores para atuar na divulgação da língua portuguesa. Sendo assim, este artigo tem como objetivo descrever o Curso de Formação de Professores(as) de Português como Língua Pluricêntrica (Curso PLP) oferecido pelo Observatório PLE-PL2, bem como analisar o seu contexto de influência, com base na Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP), proposta por Ball e Bowe (1992). Para tanto, recorremos a pesquisas bibliográficas sobre a realidade do português sob a ótica do conceito de pluricentrismo. Na sequência, analisamos o contexto de influência que resultou na criação do curso, a partir de um panorama histórico de ações e contextos em âmbito nacional e internacional. Concluímos que o Observatório PLE-PL2 tem um papel inédito na formação de professores de PLE/PL2/PLNM por uma perspectiva pluricêntrica.</span></p> Dener Martins de Oliveira, Paula Baracat De Grande, Vera Lúcia Lopes Cristovão © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3522 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 The Observatory of Portuguese as a Foreign Language (Observatório PLE-PL2): a milestone in language policies for training Portuguese as a Foreign Language teachers from a pluricentric perspective https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5680 <p>Portuguese is an official or co-official language in nine countries and is present in science, the internet, media, the economy, politics, and the lives of over 260 million people across four continents, encompassing diverse cultures and languages. While Portuguese is enriched by its linguistic and cultural diversity, its teaching as a foreign language from a pluricentric and intercultural perspective has faced both significant challenges and advancements in recent decades. To address this demand, the Observatório PLE-PL2 (The Observatory of Portuguese as a Foreign Language) was created to integrate various researchers to promote the Portuguese language. This article aims to describe the Portuguese as a Pluricentric Language Teacher Training Course offered by the Observatório PLE-PL2, as well as to analyze its context of influence based on the Policy Cycle Approach proposed by Ball and Bowe (1992). To this end, we draw on bibliographic research about the situation of Portuguese from a pluricentric perspective. We then analyze the context of influence that led to the creation of the course, based on a historical overview of actions and contexts both nationally and internationally. We conclude that the Observatório PLE-PL2 plays a pioneering role in training Portuguese as a Foreign Language teachers from a pluricentric perspective.</p> Dener Martins de Oliveira, Paula Baracat de Grande, Vera Lúcia Lopes Cristovão © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5680 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 Percepções de estudantes de Letras a área de Português para Estrangeiros: uma contribuição para a internacionalização universitária https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3518 <p>O contexto de internacionalização das universidades brasileiras traz como característica principal a interação plurilíngue e intercultural entre discentes e docentes que circulam em diferentes esferas do meio acadêmico. &nbsp;Esta nova configuração das instituições de ensino superior, além de ter reflexos no desenvolvimento de competências plurilíngues e interculturais dos estudantes, tem reflexos também na formação de professores de línguas adicionais, especialmente, a formação de professores de português para estrangeiros (PE) dado o crescente contato com estudantes estrangeiros intercambistas e professores visitantes. Neste contexto, é fundamental que os estudantes de Letras tenham uma formação sólida na área de PE para que, não apenas ministrem aulas para esse público, mas também possam compreender e mediar as relações interculturais e desenvolver habilidades linguístico-culturais de reflexão sobre a língua portuguesa como uma língua internacional para a convivência dentro do ambiente universitário. O objetivo deste artigo é refletir, a partir de respostas a um questionário, sobre as percepções que os estudantes da graduação em Letras com habilitação em Português da XXX têm sobre a área de PE a fim de repensar as práticas de formação de professores de PE na universidade e contribuir para ações de internacionalização da instituição.</p> Luhema Ueti © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3518 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 Perceptions of Language students about training as Portuguese for Foreigners teachers in the context of university internationalization https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5678 <p>The context of the internationalization of Brazilian universities is primarily characterized by the plurilingual and intercultural interaction between students and faculty members who engage across various spheres of the academic environment. This new configuration of higher education institutions, in addition to impacting the development of students' plurilingual and intercultural competencies, also influences the training of additional language teachers, particularly the training of Portuguese as a Foreign Language (PFL) teachers, given the increasing interaction with exchange students and visiting professors.&nbsp; In this context, it is essential for Language and Literature students to receive robust training in the field of PFL so that they can not only teach this audience, but also understand and mediate intercultural relations while developing linguistic and cultural skills to reflect on Portuguese as an international language for fostering coexistence within the university environment. The aim of this article is to reflect, based on questionnaire responses, on the perceptions of undergraduate Language and Literature students specializing in Portuguese at the University of São Paulo regarding the field of PFL. This reflection seeks to reconsider teacher training practices in PFL at the university and contribute to the institution's internationalization efforts.</p> Luhema Ueti © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5678 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 Políticas linguísticas, formação linguística e internacionalização: uma análise em instituições da Região Norte do Brasil/ https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3523 <p><span style="font-weight: 400;">Este estudo analisa as políticas linguísticas das instituições públicas de ensino superior na Região Norte do Brasil, adotando uma abordagem qualitativa e exploratória baseada nos estudos de Spolsky (2004;2009), Dearden (2014) e Lo Bianco (2008). A metodologia empregada consistiu em uma análise documental (Gil, 2008), realizada a partir das informações disponíveis nos sites das instituições mencionadas. Dos 22 (vinte e duas) institutos e universidades públicos da região, 7 (sete) apresentaram documentos específicos sobre políticas linguísticas, evidenciando a falta de uniformidade na adoção dessas diretrizes. A análise foi estruturada em torno de temas centrais, como a diversidade linguística, o uso de línguas indígenas, a internacionalização e o EMI (</span><em><span style="font-weight: 400;">English as a Medium of Instruction</span></em><span style="font-weight: 400;">). Os resultados revelaram variações consideráveis na aplicação das políticas entre as instituições, com algumas avançando mais na implementação de práticas voltadas para o inglês e a internacionalização, enquanto não apresentam de forma explícita as suas propostas. O estudo conclui que o fortalecimento das políticas linguísticas depende da formulação de diretrizes mais claras, além de mecanismos de monitoramento e avaliação contínuos, a fim de garantir uma resposta eficaz às demandas acadêmicas regionais e globais.</span></p> Tatiane Lopes Moreira, Rafael de Souza Timmermann © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3523 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 Language policies, languages, and internationalization: an analysis of Public Higher Education Institutions in the Northern Region of Brazil https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5413 <p>This study aims to analyze the language policies of public higher education institutions in the Northern Region of Brazil, adopting a qualitative and exploratory approach based on the works of Spolsky (2004; 2009), Dearden (2014), and Lo Bianco (2008) to understand how language and internationalization issues are addressed in these policies.The methodology employed consisted of a document analysis (Gil, 2008), conducted using information available on the websites of the institutions. Of the 22 public universities and institutes in the region, 7 provided specific documents related to language policies, highlighting the lack of uniformity in the adoption of these guidelines. The analysis was structured around key themes such as linguistic diversity, the use of indigenous languages, internationalization, and EMI (English as a Medium of Instruction). The results revealed considerable variation in language policy implementation across institutions, with some showing more progress in adopting practices focused on English and internationalization, while others do not explicitly showcase their proposals. The study concludes that the strengthening of language policies depends on the formulation of clearer guidelines, as well as continuous monitoring and evaluation mechanisms, to effectively respond to regional and global academic demands.</p> <p>&nbsp;</p> Tatiane Lopes Moreira, Rafael de Souza Timmermann © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5413 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 MERCOSUL, Políticas Linguísticas e Extensão Universitária: uma reflexão "desde" a fronteira https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3223 <p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo discute sobre os impactos de políticas educacionais e linguísticas </span><em><span style="font-weight: 400;">top-down</span></em><span style="font-weight: 400;">, por um lado, e de&nbsp; políticas educacionais e linguísticas </span><em><span style="font-weight: 400;">bottom-up</span></em><span style="font-weight: 400;">, por outro. Para ilustrar o primeiro caso, são analisadas as ações do do Setor Educacional do MERCOSUL e dos governos parte, ponderando sobre seus resultados e impactos.. No segundo caso, são apresentadas e examinadas as ações promovidas no âmbito da Extensão universitária. Nesse caso, apresentamos alguns projetos desenvolvidos pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, nos debruçando sobre seus impactos nas políticas locais. Como metodologia, foram adotadas a pesquisa documental e bibliográfica. Assim, foram analisados documentos publicados no âmbito do MERCOSUL e leis federais brasileiras, resoluções e editais da UNILA. Foram selecionadas, ainda, publicações sobre a UNILA, o MERCOSUL e outros temas relacionados às políticas educacionais e linguísticas do MERCOSUL que saíram na mídia entre 2006 e 2024. A revisão bibliográfica se debruçou, por sua vez, sobre os conceitos de políticas linguísticas, internacionalização, mercados linguísticos e geopolítica do conhecimento. Em particular, ficou evidenciado que o Ensino Superior e a Extensão, em particular, podem se configurar em um instrumento de política linguística e educacional, apesar de suas limitações.</span></p> Valdilena Rammé, Angela Erazo © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3223 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 MERCOSUR, políticas lingüísticas y extensión universitaria: una reflexión “desde” la frontera https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5676 <p>Este artículo analiza el impacto de las políticas educativas y lingüísticas <em>top-down</em> (de arriba hacia abajo) e <em>bottom-up</em> (de abajo hacia arriba). Para ilustrar el primer caso, analizaremos las acciones del Sector Educativo del MERCOSUR y de los gobiernos que lo integran, en función de sus resultados concretos. En el segundo caso, presentaremos y analizaremos acciones promovidas en el marco de la extensión universitaria. En este contexto, se presentarán algunos proyectos desarrollados por la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (UNILA), centrándonos en el impacto de dichos proyectos en las políticas locales. La metodología utilizada fue la investigación documental y bibliográfica. Analizaremos documentos publicados en el marco del MERCOSUR, leyes federales brasileñas y resoluciones y convocatorias de la UNILA. Igualmente, se seleccionaron publicaciones y trabajos sobre la UNILA, el MERCOSUR y otros temas sobre las políticas educativas y lingüísticas regionales que aparecieron en los medios de comunicación entre 2006 y 2024. En la revisión bibliográfica se analizaron los conceptos de políticas lingüísticas, internacionalización, geopolítica del conocimiento y mercados lingüísticos. A partir de este trabajo, se evidenció que, a pesar de sus limitaciones, la educación superior y la extensión, en particular, pueden configurarse como un potente instrumento de política lingüística y educativa.</p> Valdilena Rammé, Angela Erazo © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5676 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 A Educação Intercultural sob a perspectiva dos estudantes em um Programa de Internacionalização em Casa da PUCPR https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3674 <p><span class="TextRun SCXW80171700 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="none"><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto" data-ccp-parastyle-defn="{&quot;ObjectId&quot;:&quot;a0632fb4-d382-4b34-86c8-b77ee3f187a0|8&quot;,&quot;ClassId&quot;:1073872969,&quot;Properties&quot;:[469777841,&quot;Arial&quot;,469777842,&quot;Times New Roman&quot;,469777843,&quot;Calibri&quot;,469777844,&quot;Arial&quot;,469769226,&quot;Arial&quot;,268442635,&quot;24&quot;,335559704,&quot;1025&quot;,335559705,&quot;1033&quot;,335551547,&quot;1046&quot;,335559740,&quot;360&quot;,201341983,&quot;0&quot;,469775450,&quot;Texto&quot;,201340122,&quot;2&quot;,134234082,&quot;true&quot;,134233614,&quot;true&quot;,469778129,&quot;Texto&quot;,335572020,&quot;1&quot;,335559731,&quot;851&quot;,335551550,&quot;6&quot;,335551620,&quot;6&quot;,469778324,&quot;Normal&quot;]}">A constante busca pelos processos de internacionalização no Ensino Superior fez com que as universidades brasileiras incorporassem ações que contribuíssem para a inserção dos estudantes nesse contexto. Pensando no estudante como </span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">o </span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">agente que desempenha um importante papel dentro do processo de planejamento, implementação e avaliação das políticas linguísticas dentro das universidades </span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">(</span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">D</span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">afouz</span> <span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">e </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">S</span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">mit</span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">, 2016) é que esse trabalho investigou o perfil e perspectiva dos alunos inseridos nas disciplinas </span></span><span class="TextRun SCXW80171700 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="none"><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">Global Classes</span></span><span class="TextRun SCXW80171700 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="none"><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">, uma ação realizada como Internacionalização em Casa da PUCPR, a partir de um questionário respondido por 97 estudantes da educação superior. Ao realizar essa pesquisa, foram comparados os objetivos previstos pela instituição em relação à visão dos estudantes, baseando-se nas atribuições </span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">interculturais e </span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">de políticas linguísticas</span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">. O foco da análise previu compreender a efetivação </span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">do planejamento feito aos</span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto"> estudantes como positiva e a compreensão dos alunos sobre as disciplinas lecionadas em </span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">um segundo idioma</span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto"> como fator contribuinte na formação. </span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">Como resultados, observou-se que </span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">as disciplinas incorporam </span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">temáticas culturais</span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">, inseridas tanto n</span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">o contexto brasileiro</span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto"> como</span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto"> a nível internacional</span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">, sendo abertas para os estudantes de toda a universidade. Com isso, </span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">houve relato de experiências positivas</span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto"> e de desconhecimento sobre</span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto"> as metodologias postas em sala</span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">, além da</span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto"> não indica</span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">ção</span> <span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">d</span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">a aprendizagem </span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">sobre</span> <span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">contexto de uso e variação linguística em sala. Desse modo, entende-se que essas atividades </span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">podem ser</span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto"> incorporadas de </span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">modo implícito, </span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">vist</span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">os os relatos que afirmam </span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">discussões </span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">de forma intercultural, porém</span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">,</span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto"> ainda assim</span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">, </span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">as políticas linguísticas </span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">podem ser exploradas por meio de práticas institucionais de </span><span class="NormalTextRun SCXW80171700 BCX0" data-ccp-parastyle="Texto">engajamento com alunos de diferentes perfis.</span></span><span class="EOP SCXW80171700 BCX0" data-ccp-props="{&quot;201341983&quot;:0,&quot;335551550&quot;:6,&quot;335551620&quot;:6,&quot;335559731&quot;:0,&quot;335559740&quot;:240}">&nbsp;</span></p> Katleen Hack da Silva, Karina Fernandes © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3674 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 Intercultural Education from the students’ perspective in a Home Internationalization Program from PUCPR https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5409 <p>The ongoing search for internationalization processes in Higher Education has led Brazilian universities to incorporate actions that contribute to the student’s integration into this context. Considering the student as an agent who plays an important role in the planning, implementing, and evaluating language policies within universities (Daufoz and Smit, 2016), this study aimed to investigate the profile and perspectives of the students enrolled in the Global Classes courses, an initiative implemented as Internationalization at Home at PUCPR, based on a questionnaire answered by 97 higher education students. The research was based on the objectives set up by the institution and was compared with the students’ perceptions based on intercultural competencies and language policies. The focus of the analysis aimed to understand the effectiveness of the planning provided to students as positive and their understanding of the courses taught in a second language as a contributing factor to their education. The results showed that the subjects incorporate cultural themes that are relevant both in the Brazilian context and internationally and are open to the entire university. As a result, there were reports of positive experiences and a lack of awareness regarding the methodologies applied in the classroom, as well as no indication of learning about the context of use and linguistic variation. Thus, it is understood that this program can be incorporated implicitly, given the reports of intercultural discussions, but even so, language policies can be explored through institutional practices that engage students from different backgrounds. <br><br></p> <p>&nbsp;</p> Katleen Hack da Silva, Karina Fernandes © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5409 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 O INGLÊS COMO LÍNGUA DE INSTRUÇÃO NO CONTEXTO DE UMA UNIVERSIDADE INTERIORANA DE MATO GROSSO DO SUL/BRASIL https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3849 <p>Neste artigo temos como objetivo problematizar a adoção do Inglês como língua de instrução na Educação Superior e identificar possíveis representações que a Língua Inglesa tem reverberado nas práticas acadêmicas de uma universidade situada no interior de Mato Grosso do Sul. Imersos nos pressupostos da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006), iniciamos o texto problematizando a equidade existente entre as universidades interioranas e metropolitanas no âmbito da promoção dos movimentos de Internacionalização na Educação Superior, plurilinguismo e interculturalidade, na sequência, tecemos uma revisão teórica a respeito dos diferentes elementos que permeiam a adoção do Inglês como língua de instrução nas universidades a despeito dos movimentos de Internacionalização da Educação Superior e, adiante, aprofundamos o conceito de representação, descrevemos o contexto de pesquisa e desenvolvemos algumas análises a partir de enunciados extraídos do <em>corpus</em> de Guimarães (2023). Por fim, tecemos algumas considerações finais sobre as representações envoltas na (não) adoção do Inglês como língua de instrução no contexto pesquisado.</p> Lucas Araujo Chagas, Thiago Mariano Guimarães © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3849 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 English as a language of instruction in the context of an inland university in Mato Grosso Do Sul-Brazil https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5861 <p>In this article, we aim to problematize the adoption of English as a language of instruction in Higher Education and identify possible representations that the English Language has reverberated in the academic practices of a university located in the inland of Mato Grosso do Sul. Immersed in the assumptions of Applied Linguistics (Moita Lopes, 2006), we begin the text by problematizing the equity between inland and metropolitan universities in promoting movements of Internationalization in Higher Education, multilingualism, and interculturality. Next, we conduct a theoretical review of the different elements that permeate the adoption of English as a language of instruction in universities, considering the movements of Internationalization of Higher Education, go into the concept of representation, describe the research context, and develop some analyses based on statements extracted from Guimarães' (2023) <em>corpus</em>. Finally, we offer some concluding remarks on the representations surrounding the (non) adoption of English as a language of instruction in the researched context.</p> Lucas Araujo Chagas, Thiago Mariano Guimarães © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5861 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 Uma experiência de observação em contexto de interações na Missão Arqueológica Franco-Brasileira no Piauí: reflexões linguísticas e interculturais para o ensino de língua francesa https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3723 <p>No contexto da internacionalização das universidades brasileiras, o ensino de línguas adicionais assume papel central, especialmente para áreas que demandam comunicação em ambientes acadêmicos compostos por pessoas de culturas diferentes. No curso de Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), as necessidades linguístico-discursivas e socioculturais dos estudantes que participam da Missão Arqueológica Franco-Brasileira têm ganhado destaque no processo de internacionalização. Neste artigo, apresentamos uma pesquisa sobre o aprendizado do francês para a integração de estudantes em atividades coordenadas por arqueólogos francófonos, ressaltando a necessidade de ações mais concretas para a criação de políticas linguísticas institucionais que ofereçam maior suporte à atuação dos estudantes nesse contexto. O referencial teórico da pesquisa apoia-se nos conceitos de "Internacionalização abrangente" (Hudzik, 2011, 2015), "Internacionalização em casa" (Beelen; Jones, 2015) e Francês para Objetivos Específicos e Universitários (Mangiante, Parpette, 2004, 2011) demonstrando como essas abordagens podem ser aplicadas à realidade da UFPI. Com objetivo exploratório, a metodologia adotada foi a observação não participante do trabalho arqueológico da missão no ano de 2019. Como um dos resultados obtidos, a pesquisa explicita a necessidade de um planejamento linguístico estratégico integrando formação linguística e coleta de dados no campo da Arqueologia para que seja possível, do ponto de vista institucional, a oferta de cursos específicos de francês para esses estudantes como meios essenciais para preparar os estudantes para as interações internacionais, contribuindo para sua formação acadêmica, profissional e internacional.</p> Maria Iara Zilda Návea da Silva Mourão © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3723 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 Une expérience d'observation dans le contexte d'interactions au sein de la Mission Archéologique Franco-Brésilienne au Piauí : réflexions linguistiques et interculturelles pour l'enseignement de la langue française https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5681 <p>No contexto da internacionalização das universidades brasileiras, o ensino de línguas adicionais assume papel central, especialmente para áreas que demandam comunicação em ambientes acadêmicos compostos por pessoas de culturas diferentes. No curso de Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), as necessidades linguístico-discursivas e socioculturais dos estudantes que participam da Missão Arqueológica Franco-Brasileira (MAFB) têm ganhado destaque no processo de internacionalização. Neste artigo, apresentamos uma pesquisa sobre o aprendizado do francês para a integração de estudantes em atividades coordenadas por arqueólogos francófonos, ressaltando a necessidade de ações mais concretas para a criação de políticas linguísticas institucionais que ofereçam maior suporte à atuação dos estudantes nesse contexto. O referencial teórico da pesquisa apoia-se nos conceitos de "Internacionalização abrangente" (Hudzik, 2011, 2015), "Internacionalização em casa" (Beelen; Jones, 2015) e Francês para Objetivo Específico e Universitário (Mangiante, Parpette, 2004, 2011) demonstrando como essas abordagens podem ser aplicadas à realidade da UFPI. Com objetivo exploratório, a metodologia adotada foi a observação não participante do trabalho arqueológico da MAFB no ano de 2019. Como um dos resultados obtidos, a pesquisa explicita a necessidade de um planejamento linguístico estratégico integrando formação linguística, discursiva e intercultural e coleta de dados no campo da Arqueologia para que seja possível, do ponto de vista institucional, a oferta de cursos específicos de francês para esses estudantes como meios essenciais para prepará-los para as interações, contribuindo para sua formação acadêmica, profissional e internacional.</p> Maria Iara Zilda Návea da Silva Mourão © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5681 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 Produção de material didático e o incentivo à autoria docente: uma experiência no ensino de francês através do Idiomas sem Fronteiras na UFBA https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3527 <p><span style="font-weight: 400;">O ensino-aprendizagem de francês em cursos com objetivos específicos oferece a oportunidade de produzir materiais didáticos específicos para os propósitos visados. No entanto, é comum que o francês apresentado seja o "standard", variedade que reflete a cultura e a língua na França. Contudo, ao ensinar esse idioma, apontado como a quinta língua mais falada no mundo, é necessário reconhecer as suas variedades, especialmente quando o objetivo é a internacionalização, e levá-las para a sala de aula. Dessa maneira, o objetivo deste artigo é relatar a experiência de uma professora em formação com a elaboração da apostila "L'alphabet de la francophonie", um recurso multimídia que inclui músicas, livros e imagens de diversos países francófonos, elaborado com base em demandas dos alunos a respeito da diversidade do mundo francófono em termos linguísticos e culturais. O foco recai sobre a autoria docente, um componente essencial da formação dos professores de idiomas, como caminho para promover a interculturalidade, a compreensão da diversidade que faz parte da língua francesa ao redor do mundo e o engajamento dos estudantes. Tal proposta é fundamental para fomentar o desenvolvimento de habilidades linguísticas e interculturais baseadas no respeito mútuo e na compreensão, como também para expandir as possibilidades de internacionalização do ensino superior brasileiro. Além disso, ela também incentiva a autoria docente como parte da formação para o ensino-aprendizagem. Os resultados mostraram um impacto positivo no aumento do conhecimento cultural desses alunos, embora tenham sido identificadas necessidades de melhorias na representação de gênero e na diversificação dos formatos de mídia.</span></p> Alice Áurea de Oliveira Amorim, Cíntia Voos Kaspary © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3527 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 Production de matériel didactique et encouragement à l’autorat des enseignants : une expérience dans l’enseignement du français à travers le programme Idiomas sem Fronteiras à l'UFBA https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5679 <p>L’enseignement-apprentissage de la langue française destiné aux cours ayant des objectifs spécifiques offre la possibilité de produire du matériel pédagogique spécifique aux fins prévues. Cependant, il est courant que le français présenté soit le standard, une variété qui reflète la culture et la langue de la France. Malgré cela, lors de l’enseignement de cette langue, désignée comme la cinquième langue la plus parlée dans le monde, il est nécessaire de reconnaître ses variétés, surtout lorsque l’objectif est l’internationalisation, et de les amener en classe. Ainsi, l’objectif de cet article est de rendre compte de l’expérience d’une enseignante en formation avec l’élaboration du livret « L’alphabet de la francophonie », une ressource multimédia qui comprend des chansons, des livres et des images de différents pays francophones, élaborée en fonction des demandes des élèves concernant la diversité linguistique et culturelle du monde francophone.L’accent est mis sur le développement du professeur-auteur, une composante essentielle de la formation des enseignants de langues, comme moyen de promouvoir l’interculturalité, la compréhension de la diversité qui fait partie de la langue française dans le monde et l’engagement des élèves. Une telle proposition est fondamentale pour favoriser le développement des compétences linguistiques et interculturelles fondées sur le respect et la compréhension mutuels, ainsi que pour élargir les possibilités d’internationalisation de l’enseignement supérieur brésilien. En outre, il encourage également l’existence du professeur-auteur dans le cadre de la formation à l’enseignement-apprentissage. Les résultats ont montré un impact positif sur l’augmentation des connaissances culturelles de ces élèves, bien que des besoins d’amélioration en ce qui concerne la pluralité de genres et de diversification des genres médiatiques employés.</p> Alice Áurea de Oliveira Amorim, Cíntia Voos Kaspary © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5679 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 Aprender língua ou conhecer cultura? Discussões sobre os objetivos de inclusão de língua chinesa na rede estadual do Rio de Janeiro https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3399 <p>Nos últimos anos, vivenciamos a expansão do ensino de língua chinesa não só nas instituições superiores do Brasil com o estabelecimento dos Institutos Confúcio, mas também através das iniciativas de diversas redes municipais e estaduais que buscam oferecer ao público uma educação plurilíngue.&nbsp; No caso específico da rede estadual do Rio de Janeiro, foi criado em 2015 o Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China, por meio de uma parceria entre o Estado do Rio de Janeiro e a Universidade Normal de <em>Hebei</em> (China). Partindo das próprias experiências da autora como professora de chinês neste Colégio, o presente trabalho pretende realizar uma reflexão sobre as diferentes percepções dos agentes chineses e brasileiros neste projeto, em relação aos objetivos da inclusão de língua e cultura chinesa na rede estadual do Rio de Janeiro. Baseado no estudo documental e nas entrevistas, pretendemos discutir como as visões chinesas de caráter instrumental entram em choque com a realidade brasileira, e como os agentes das duas nacionalidades se negociam e se adaptam para criar o espaço para a língua e cultura chinesa dentro da escola. É necessário não só um maior entendimento entre as duas culturas educacionais, mas também um esforço conjunto entre os professores, os gestores e os formuladores das políticas públicas linguísticas e educacionais para trazer uma educação de língua-cultura que faça sentido para os estudantes da rede pública do Brasil.</p> Jinyu Xie © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3399 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 Learning language or understanding culture? Discussions about the objectives of including the Chinese language in the state school of Rio de Janeiro https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5677 <p>In recent years, we have witnessed the expansion of Chinese language teaching not only in higher education institutions in Brazil with the establishment of Confucius Institutes, but also through the initiatives of several municipal and state governments that seek to offer the public a multilingual education. In the specific case of the state of Rio de Janeiro, the Joaquim Gomes de Sousa State Mathematics School – Intercultural Brazil-China was created in 2015, through a partnership between the State of Rio de Janeiro and the <em>Hebei</em> Normal University (China). Based on the documentary study and interviews, we intend to discuss how the high expectations of Chinese teachers regarding the linguistic proficiency of their students clash with the Brazilian reality, and how agents of the two nationalities negotiate and adapt to create more realistic objectives in relation to the teaching of Chinese language and culture within a state school. It is necessary not only to have a greater understanding between the two educational cultures, but also a joint effort between teachers, managers and formulators of linguistic and educational public policies to bring about a language-culture education that makes sense to students in the public school system in Brazil.</p> <p>KEYWORDS: ; ;; .</p> Jinyu Xie © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5677 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 Uma sequência didática para o gênero redação do ENEM: caminhos em direção à Cidadania Global no âmbito da internacionalização https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3284 <p>O autor do presente estudo sugere que a educação para a Cidadania Global (CG), esta relacionada com pessoas que se preocupam com questões pertencentes ao âmbito local e global (Clifford, 2018), pode ser promovida mediante uma sequência didática (SD) que, por sua vez, tem como propósito contribuir para o trabalho com o gênero redação do ENEM nas escolas brasileiras de ensino médio. Assim, com base em autores como Cavalcante e Silva (2023) e Hanna (2024), este estudo tem dois objetivos: (1) apresentar uma sugestão de SD para o gênero redação do ENEM; (2) fomentar, por intermédio da SD, a educação para a CG e a internacionalização da língua portuguesa. A SD, que pode ser aplicada no transcorrer de 15 aulas, abarca (a) o intercâmbio virtual de estudantes do ensino médio de uma escola brasileira com estudantes de duas escolas estrangeiras, e (b) a produção de histórias digitais. Pode-se afirmar que sequências didáticas envolvendo o trabalho com o gênero redação do ENEM, tal como a SD que neste estudo se erigiu, podem propiciar o pensamento crítico nas escolas brasileiras e o fomento da educação para a CG no contexto da internacionalização.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> Rodrigo Schaefer © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3284 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 A didactic sequence for the ENEM textual genre: pathways to Global Citizenship in the internationalization context https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5412 <p>The author of this study suggests that Global Citizenship education, which is related to people who care about issues belonging to the local and global sphere (Clifford, 2018), can be facilitated through a didactic sequence which, in turn, aims to contribute to the ENEM textual genre in Brazilian high schools. Thus, drawing on scholars such as Cavalcante and Silva (2023) and Hanna (2024), this study has two objectives: (1) to present a didactic sequence for the ENEM textual genre; (2) to promote, through the didactic sequence, Global Citizenship education in the internationalization context. The didactic sequence, which can be applied over the course of 15 classes, encompasses (a) the virtual exchange regarding high school students from a Brazilian school with students from two foreign schools, and (b) the production of digital stories. It can be stated that didactic sequences dealing with the ENEM textual genre, such as the sequence that was presented in this study, can encourage critical thinking in Brazilian schools and foster education for Global Citizenship in the context of internationalization.</p> <p>&nbsp;</p> Rodrigo Schaefer © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5412 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 Apresentação https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5685 <p>Apresentação</p> Heloisa Albuquerque-Costa, Marina Mello de Menezes F. Souza, Telma Pereira © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5685 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 Apresentação - Fran. https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5688 <p>Apresentação - Fran.</p> Heloisa Albuquerque-Costa, Marina Mello de Menezes F. Souza, Telma Pereira © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5688 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 Dialogues on the internationalization of higher education and university: an interview with Kyria Finardi https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5682 <p>Interview with Kyria Finardi</p> Lucas Araujo Chagas, Kyria Rebeca Finardi © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5682 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 Diálogos sobre internacionalização da educação superior e universidade: uma entrevista com Kyria Finardi https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/4773 <p>Entrevista. </p> Lucas Araujo Chagas, Kyria Rebeca Finardi © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/4773 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 Editorial https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6197 <p>Editorial</p> Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6197 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 Editorial - Fran. https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5687 <p>Editorial - Franc.</p> Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5687 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 Colaboradores https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5686 <p>Colaboradores ad hoc</p> Produção Editorial RLR © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5686 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300 Capa https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5683 <p>Capa</p> Produção Editorial RLR © 2024 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/5683 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 -0300