https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/issue/feedRevista Letras Raras2024-06-16T22:08:48-03:00Profª. Drª. Josilene Pinheiro-Marizrevistaletrasraras@setor.ufcg.edu.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">Revista Letras Raras [RLR] é um periódico acadêmico trimestral criado e dirigido por pesquisadores do Laboratório de Estudos de Letras e Linguagens na Contemporaneidade (LELLC-Grupo de Pesquisa /UFCG/ CNPq), dentre os quais, há professores do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande (CH/UFCG).</p> <p style="text-align: justify;">Aceita artigos, ensaios e resenhas, poemas, traduções, entrevistas de áreas do conhecimento além de ceder espaço à produção intelectual de acadêmicos de todo o país e do exterior, dede que estejam filiadas à área das Ciências das Linguagens e às suas múltiplas manifestações.</p> <p style="text-align: justify;">A RLR recebe contribuições em fluxo contínuo, exceto para os dossiês. Nesses casos, sempre haverá data limite para envio das propostas para cada dossiê.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>A Revista Letras Raras recebeu Qualis/Capes B1 em Linguística e Literatura.</strong></p> <p style="text-align: justify;">A Revista Letras Raras/ LELLC/ CH /UFCG trabalha com livre acesso a todas as edições e não há nenhum custo financeiro para colaboradores publicarem seus textos.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>e-ISSN</strong>: 2317-2347 </p> <p style="text-align: justify;">Para acesso às publicações de 2012 a 2022, visite a hospedagem anterior clicando <a href="http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/issue/archive" target="_blank" rel="noopener"><strong>aqui</strong></a>.</p>https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2786Colaboradores ad hoc2024-06-05T18:10:20-03:00Produção Editorial RLRproducaoeditorial.rlr@hotmail.com<p>Colaboradores ad hoc</p>2024-06-05T00:00:00-03:00Derechos de autor 2024 Revista Letras Rarashttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2779Apresentação - Língua falada e/ou escrita? Reflexões sobre aquisição e o ensino de língua portuguesa em uma perspectiva decolonial2024-06-04T20:55:24-03:00 Isabela Barbosa do Rego Barrosisabela.barros@unicap.brElaine Pereira Darózelaine.daroz@unicap.brZélia Ferreira Caçador Anastáciozeliaf@ie.uminho.ptMaria Rennally Soares da Silvarennally.fr@hotmail.com<p>Apresentação - Língua falada e/ou escrita? Reflexões sobre aquisição e o ensino de língua portuguesa em uma perspectiva decolonial</p>2024-06-04T00:00:00-03:00Derechos de autor 2024 Revista Letras Rarashttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2780Presentation _Spoken and/or written language? Reflections on acquisition and teaching of the Portuguese language from a decolonial perspective2024-06-04T21:02:56-03:00Isabela Barbosa do Rêgo Barrosisabela.barros@unicap.brElaine Pereira Darózelaine.daroz@unicap.brZélia Ferreira Caçador Anastáciozeliaf@ie.uminho.ptMaria Rennally Soares da Silvarennally.fr@hotmail.com<p>Presentation _Spoken and/or written language? Reflections on acquisition and teaching of the Portuguese language from a decolonial perspective</p>2024-06-04T00:00:00-03:00Derechos de autor 2024 Revista Letras Rarashttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2789Capa2024-06-05T18:18:05-03:00Mathilde Lendresseproducaoeditorial.rlr@hotmail.comMaria Rennally Soares da Silvarennally.fr@hotmail.com<p>Capa</p>2024-06-05T00:00:00-03:00Derechos de autor 2024 Revista Letras Rarashttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2166 A Escrita no Autismo Como Uma Possibilidade de Enunciação.2024-04-22T22:37:00-03:00Carlos Eduardo Alves Moraescarlosletras2019@yahoo.comIsabela Barbosa Rêgo Barrosisabela.barros@unicap.br<p>No ambiente educacional, estudantes com autismo costumam apresentar dificuldades em participar de atividades em grupo, isolamento, linguagem imatura e fixação em temas específicos. É importante ressaltar que o estudante com autismo tem dificuldades, ou não compreende, metáforas e outras formas de linguagem não literal. O nosso objetivo é analisar os movimentos enunciativos presentes em narrativa escrita por um estudante autista, confirmando o deslize do sujeito na linguagem. Para refletir sobre a relação do sujeito com a linguagem escrita, utilizamos como referencial teórico os conceitos da linguística enunciativa do pesquisador Émile Benveniste (1902-1976), o qual define enunciação como o ato individual de colocar a língua em funcionamento e configuram marcas específicas do sujeito na linguagem. Participou deste estudo um aluno diagnosticado com autismo, 14 anos de idade, sem comorbidade, matriculado no oitavo ano do Ensino Fundamental II de uma escola privada, o qual é acompanhado na sala de Atendimento Educacional Especializado, na cidade de Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. A análise da narrativa escrita apontou que o estudante apresenta movimentos enunciativos indicativos do manuseio singular da linguagem escrita, marcando a sua subjetividade na linguagem.</p>2024-06-04T00:00:00-03:00Derechos de autor 2024 Revista Letras Rarashttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2691Writing in Autism as a Possibility of Enunciation2024-05-28T19:23:00-03:00Carlos Eduardo Alves MoraesCarlosletras2019@yahoo.comIsabela Barbosa do Rêgo Barrosisabela.barros@unicap.br<p>In the educational environment, students with autism often present difficulties in participating in group activities, isolation, immature language and fixation on specific themes. It is important to highlight that students with autism have difficulty, or do not understand, metaphors and other forms of non-literal language. Our objective is to analyze the enunciative movements present in a narrative written by an autistic student, confirming the subject's slip in language. To reflect on the subject's relationship with written language, we use as a theoretical reference the concepts of enunciative linguistics by researcher Émile Benveniste (1902-1976), who defines enunciation as the individual act of putting language into operation and configures specific marks of the subject in language. A student diagnosed with autism, 14 years old, without comorbidity, enrolled in the eighth year of Elementary School II at a private school, participated in this study, who is monitored in the Specialized Educational Service room, in the city of Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco . The analysis of the written narrative showed that the student presents enunciative movements indicative of the unique handling of written language, marking his subjectivity in the language.</p>2024-06-04T00:00:00-03:00Derechos de autor 2024 Revista Letras Rarashttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2167 O Uso do rap no combate ao racismo 2024-04-22T22:38:00-03:00Eliane Laurindo Batistaeliane.tombos@hotmail.comJoane Marieli Pereira Caetano joane.caetano@uemg.br<p>Neste trabalho, a partir da discussão sobre como intervir no impacto do racismo linguístico através do ensino da Língua Portuguesa, pretende-se propor uma Sequência Didática, utilizando o gênero <em>Rap</em>, cujos Módulos incentivarão uma prática pedagógica antirracista. Especificamente, objetiva-se contextualizar compreender o racismo linguístico e analisar o seu <em>modus operandi </em>no Brasil; analisar o reconhecimento do vernáculo afro-brasileiro, também conhecido como pretuguês, e sua ausência flagrante nas práticas educacionais e, por fim, propor uma sugestão metodológica interventiva no combate ao racismo linguístico. Metodologicamente, será desenvolvida uma pesquisa de cunho qualitativo. Em um primeiro momento, recorreu-se a uma revisão bibliográfica com aporte teórico de Silva (2004) sobre a história da Língua Portuguesa; Nascimento (2019), Gonzalez (1983) (1988), que abordam a relação entre raça e linguagem; Souza (2011) em análise das contribuições didáticas para o trabalho com gênero escolhido para esta proposição, o rap; com vistas à elaboração da sequência didática, pautou-se nos autores Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Em uma segunda etapa, apresenta-se uma sugestão metodológica de Sequência Didática com o gênero rap focalizando a discussão no racismo linguístico. Como resultados, pode-se evidenciar a existência do Racismo Linguístico, na medida em que destacou como determinadas variantes linguísticas de origem não-branca são estigmatizadas e desvalorizadas. O estudo também reconheceu o potencial transformador do Rap como ferramenta de descolonização para superar o ensino da Língua Portuguesa baseado no modelo eurocêntrico</p>2024-06-04T00:00:00-03:00Derechos de autor 2024 Revista Letras Rarashttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2692The Use of Rap to Combat Linguistic Racism:2024-05-28T19:50:33-03:00Eliane Laurindo BatistaEliane.tombs@hotmail.comJoane Marieli Pereira Caetanojoane.caetano@uemg.br<p><em>In this work, based on the discussion about how to intervene in the impact of linguistic racism through the teaching of Portuguese, we intend to propose a Didactic Sequence, using the Rap genre, whose Modules will encourage an anti-racist pedagogical practice. Specifically, the aim is to understand linguistic racism and analyze its modus operandi in Brazil; to analyze the recognition of the Afro-Brazilian vernacular, also known as pretuguese, and its flagrant absence in educational practices and, finally, to propose a methodological suggestion to combat linguistic racism. Methodologically, this is a qualitative study. Firstly, a bibliographical review was carried out with the theoretical support of Silva (2004) on the history of the Portuguese language; Nascimento (2019), Gonzalez (1983) (1988), who address the relationship between race and language; Souza (2011) analyzed the didactic contributions for working with the genre chosen for this proposal, rap; with a view to preparing the didactic sequence, it was based on the authors Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). In the second stage, a methodological suggestion for a Didactic Sequence with the rap genre is presented, focusing the discussion on linguistic racism. The results showed the existence of Linguistic Racism, in that it highlighted how certain linguistic variants of non-white origin are stigmatized and devalued. The study also recognized the transformative potential of Rap as a decolonizing tool to overcome Portuguese language teaching based on the Eurocentric model.</em></p>2024-06-04T00:00:00-03:00Derechos de autor 2024 Revista Letras Rarashttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2196Da fala para a escrita2024-04-22T22:40:23-03:00Ana Luiza de Sousa Bandeiraanabandeira@discente.ufg.brMarco Antonio Almeida Ruizmarcoalmeidaruiz@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo analisar os efeitos de resistência que emergem de três canções do rap nacional brasileiro: <em>Pânico na Zona Sul </em>(1989), dos Racionais MC’s, <em>Cidadão Comum Refém</em> (2002), de Mv Bill e <em>Favela Vive 4</em> (2020), de ADL. De maneira mais específica, buscamos compreender como as letras dessas músicas contribuem não só com a popularização da cultura brasileira, mas também constituem-se como espaços de resistência e denúncia de grupos minoritários colocados “à margem” por uma parcela da sociedade, uma vez que se tratam de ambientes que ratificam os espaços de dominância impregnados pelo social e que são visualmente representados por estigmas negativos (“pobres”, “favelados”, entre outros), atribuições feitas sobretudo à comunidade negra. A escolha do material é constituída por três canções de três décadas distintas, ambas com certas regularidades que representam a atual configuração da realidade social do Brasil. Nesse caminho, analisamos os recortes para além de seu gênero musical, bastante conhecido, os observando como um instrumento de resistência corporificado pelas estrofes e pela fala que corroboram, assim, para a denúncia da segregação dessa comunidade. Por meio da análise de discurso francesa, buscamos compreender o rap como um acontecimento discursivo que ressignifica toda memória de resistência dos negros e dos mais pobres nas diferentes esferas brasileiras e que os colocam, também, em um espaço de ressignificação importante e necessário.</p>2024-06-04T00:00:00-03:00Derechos de autor 2024 Revista Letras Rarashttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2693From discourse to writing: 2024-05-28T20:17:16-03:00Ana Luiza de Sousa Bandeiraanabandeira@discente.ufg.brMarco Antonio Almeida Ruizmarcoalmeida@ufg.br<p><span class="TextRun SCXW212399102 BCX0" lang="EN-US" xml:lang="EN-US" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW212399102 BCX0">This article aims to analyze the effects of resistance </span><span class="NormalTextRun SCXW212399102 BCX0">emerging</span><span class="NormalTextRun SCXW212399102 BCX0"> from three songs in Brazilian national rap: “</span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW212399102 BCX0">Pânico</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW212399102 BCX0">na</span><span class="NormalTextRun SCXW212399102 BCX0"> Zona Sul” (1989) by </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW212399102 BCX0">Racionais</span><span class="NormalTextRun SCXW212399102 BCX0"> MC’s, “</span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW212399102 BCX0">Cidadão</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW212399102 BCX0">Comum</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW212399102 BCX0">Refém</span><span class="NormalTextRun SCXW212399102 BCX0">” (2002) by Mv Bill, and “Favela </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW212399102 BCX0">Vive</span><span class="NormalTextRun SCXW212399102 BCX0"> 4” (2020) by ADL. More specifically, we seek to understand how the lyrics of these songs contribute not only to the popularization of Brazilian culture but also constitute spaces of resistance and denunciation for minority groups placed “on the margins” by a portion of society, as they represent environments that reinforce dominant spaces imbued with social stigmas and visually represented by negative stereotypes (“poor”, “slum dwellers”, among others), attributions primarily assigned to the black community. The material chosen consists of three songs from three different decades, each with certain regularities that </span><span class="NormalTextRun SCXW212399102 BCX0">represent</span><span class="NormalTextRun SCXW212399102 BCX0"> the current configuration of Brazil's social reality. In this context, we analyze the excerpts beyond their well-known musical genre, </span><span class="NormalTextRun SCXW212399102 BCX0">observing</span><span class="NormalTextRun SCXW212399102 BCX0"> them as instruments of resistance embodied in the verses, thus contributing to the denunciation of the segregation of this community. Through French discourse analysis, we aim to understand rap as a discursive event that redefines the entire memory of resistance among blacks and the poorest in different spheres of Brazilian society, placing them in a significant and necessary space of redefinition.</span></span><span class="EOP SCXW212399102 BCX0" data-ccp-props="{"201341983":0,"335551550":6,"335551620":6,"335559739":0,"335559740":240}"> </span></p>2024-06-04T00:00:00-03:00Derechos de autor 2024 Revista Letras Rarashttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2287Choro de bebê e sua função na aquisição de linguagem2024-04-22T22:42:23-03:00Renata Barbosa Vicenterenatab.vicente@gmail.comDouglas Alessandro Teobaldo douglasalessandro95@gmail.comMaria Célia Lima-Hernandesmceliah@usp.brJosé Temístocles Ferreira Júniorjosetemistocles@yahoo.com.br<p>O objetivo deste trabalho é identificar, a partir de coleta de dados de choro de bebês<a href="#_ftn1" name="_ftnref1">[1]</a> em sua fase incipiente de desenvolvimento (primeiríssima infância), padrões de linguagem. Esses dados foram recolhidos em forma de vídeos disponíveis no Youtube. Este artigo representa o resultado da análise de parte daquele estudo, que se orientou pelos pressupostos de Tomasello (2003) na abordagem sobre o desenvolvimento humano e a aquisição da linguagem. Segundo esse autor, o conhecimento humano não é apenas um fruto genético que foi se propagando ao longo do tempo de desenvolvimento (ontogênico), mas também reverbera, em sua essência, marcas culturais (filogenia). Dialogaremos também com Vygotsky (2000 [1934]), dentre outros relevantes autores, no que tange o papel da linguagem e do processo histórico-social no desenvolvimento do indivíduo. Segundo esse autor russo, a aquisição de conhecimentos se dá pela interação do sujeito com o meio, pois é na troca com outros sujeitos que o conhecimento e as funções sociais são assimilados. Sendo a linguagem parte integrante da vida cotidiana em que transmitimos desejos e necessidades, pensamentos, preocupações e planos (Clark, 2009), chamamos à baila Damásio (2009) e Ekman (2011) para lidar com a possível implicação de sentimentos e de emoções. Para este trabalho, recortamos dois padrões de linguagem representados no choro do bebê.</p> <p> </p> <p><a href="#_ftnref1" name="_ftn1">[1]</a> Embora seja uma pesquisa que tome como ponto de partida <em>corpus</em> contendo seres humanos em sua fase infantil, os dados que compõem as amostras foram baixados de materiais disponíveis em sites da internet. Nesses casos, indicando-se a fonte, as produções científicas ficam isentas de submeter o Projeto à apreciação do Comitê de Ética (cf. Plataforma Brasil).</p> <p> </p>2024-06-04T00:00:00-03:00Derechos de autor 2024 Revista Letras Rarashttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2694Baby crying and its role in the language acquisition2024-05-28T20:36:08-03:00Douglas Alessandro da Silva Teobaldodouglasalessandro95@gmail.comRenata Barbosa Vicenterenatab.vicente@gmail.comMaria Célia Pereira Lima-Hernandesmceliah@usp.brJosé Temístocles Ferreira Júniorjosetemistocles@yahoo.com.br<p><span class="TextRun SCXW125656398 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0">The </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">objective</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">of</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">this</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">work</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">is</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">to</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">identify</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0">, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">based</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">on</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">collection</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">of</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">crying</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> data </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">from</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> babies in </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">their</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">incipient</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">phase</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">of</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">development</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> (</span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">very</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">early</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">childhood</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0">), </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">language</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">patterns</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0">. </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">This</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> data </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">was</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">collected</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> in </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">form</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">of</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">videos</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">available</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">on</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> YouTube. </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">This</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">article</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">represents</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">result</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">of</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">analysis</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">of</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">part</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">of</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">that</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">study</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0">, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">which</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">was</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">guided</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">by</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">assumptions</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">of</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">Tomasello</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> (2003) in </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">his</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> approach </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">to</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">human</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">development</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">and</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">language</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">acquisition</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0">. </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">According</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">to</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">this</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">author</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0">, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">human</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">knowledge</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">is</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">not</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">only</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> a </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">genetic</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">fruit</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">that</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">has</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">been</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">propagated</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">throughout</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">the</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> time </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">of</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">development</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> (</span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">ontogenic</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0">), </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">but</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> it </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">also</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">reverberates</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0">, in its </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">essence</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0">, cultural </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">marks</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> (</span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">phylogeny</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0">). </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">We</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">will</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">also</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">discuss</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">with</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> Vygotsky (2000 [1934]), </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">among</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">other</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">relevant</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">authors</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0">, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">regarding</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">the</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> role </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">of</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">language</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">and</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">historical</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0">-social </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">process</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> in </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">development</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">of</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">the</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> individual. </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">According</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">to</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">this</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">Russian</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">author</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0">, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">acquisition</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">of</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">knowledge</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">occurs</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">through</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">interaction</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">of</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">subject</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">with</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">environment</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0">, as it </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">is</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> in </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">exchange</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">with</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">other</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">subjects</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">that</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">knowledge</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">and</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> social </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">functions</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> are </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">assimilated</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0">. </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">Since</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">language</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">is</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">an</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> integral </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">part</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">of</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">everyday</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">life</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> in </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">which</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">we</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">transmit</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">desires</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">and</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">needs</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0">, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">thoughts</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0">, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">concerns</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">and</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">plans</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> (C</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0">lark</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0">, 2009), </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">we</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">bring</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">to</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">table</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> Damásio (2009) </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">and</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">Ekman</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> (2011) </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">to</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">deal</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">with</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">possible</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">implication</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">of</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> feelings </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">and</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">emotions</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0">. For </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">this</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">work</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0">, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">we</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">cut</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> out </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">two</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">language</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">patterns</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">represented</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0"> in </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">baby's</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW125656398 BCX0">crying</span><span class="NormalTextRun SCXW125656398 BCX0">.</span></span><span class="EOP SCXW125656398 BCX0" data-ccp-props="{"201341983":0,"335551550":6,"335551620":6,"335559739":0,"335559740":240}"> </span></p>2024-06-04T00:00:00-03:00Derechos de autor 2024 Revista Letras Rarashttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2304Estrutura e acontecimento no ensino decolonial da língua portuguesa: uma abordagem discursiva2024-05-05T18:15:27-03:00Elaine Darózlainedaroz@gmail.comKauan Santoskauandouglas510@gmail.com<p>Observamos que, ainda, predomina uma perspectiva descritiva no ensino da língua portuguesa no Brasil, centrada na supervalorização da norma padrão. Compreendemos que tal abordagem possibilita a perpetuação de uma hierarquia entre os diferentes modos de falar existentes no nosso país, produzindo implicações nas questões identitárias dos sujeitos na sua relação com a língua e a sua história. O objetivo deste artigo é destacar como a literatura, em especial a literatura regionalista, pode contribuir para o ensino e aprendizado do português numa perspectiva decolonial. Para isso, filiamo-nos aos princípios teórico-analíticos da Análise do Discurso de vertente materialista, na medida em que nos fornece maiores subsídios para uma reconfiguração das práticas de ensino de língua, tendo a historicidade como sendo elemento fundante. Sob esse viés, apresentamos uma atividade realizada como parte do projeto <em>Literatura para Todos(as), </em>como uma possibilidade de trabalho com uma teoria em prática, com vistas a uma ressignificação dos sujeitos em sociedade.</p> <p>PALAVRAS-CHAVE: Ensino da língua portuguesa; Decolonialidade; Análise do discurso materialista.</p> <p> </p>2024-06-04T00:00:00-03:00Derechos de autor 2024 Revista Letras Rarashttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2696Structure and discourse in the decolonial teaching of the Portuguese language: a discursive approach2024-05-28T22:11:13-03:00Elaine Pereira Darózelaine.daroz@unicap.brKauan Douglas Gama Dos Santoskauandouglas510@gmail.com<p><span class="TextRun SCXW98126940 BCX0" lang="FR-FR" xml:lang="FR-FR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">We</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">observed</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">that</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> a descriptive perspective </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">still</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">predominates</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> in the </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">teaching</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> of the </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">Portuguese</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">language</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> in Brazil, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">centered</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> on the </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">overvaluation</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> of the standard </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">norm</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0">. </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">We</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">understand</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">that</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">this</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">approach</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> enables the </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">perpetuation</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> of a </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">hierarchy</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">between</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> the </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">different</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">ways</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> of </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">speaking</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> in </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">our</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> country, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">producing</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> implications for </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">subjects</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0">' </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">identity</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> issues in </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">their</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">relationship</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">with</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">language</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> and </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">their</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">history</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0">. The </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">aim</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> of </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">this</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> article </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">is</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> to highlight how </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">literature</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0">, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">especially</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">regionalist</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">literature</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0">, can </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">contribute</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> to the </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">teaching</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> and </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">learning</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> of </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">Portuguese</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">from</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> a </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">decolonial</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> perspective. To </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">this</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> end, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">we</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> have </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">drawn</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> on the </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">theoretical-analytical</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">principles</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> of </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">Discourse</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">Analysis</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">from</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> a </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">materialist</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> perspective, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">insofar</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> as </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">it</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">provides</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> us </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">with</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">greater</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> support for a reconfiguration of </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">language</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">teaching</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> practices, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SpellingErrorHighlight SCXW98126940 BCX0">with</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">historicity</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> as the </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">founding</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">element</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0">. </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">From</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">this</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> perspective, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">we</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">present</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> an </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">activity</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">carried</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> out as part of the </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">Literature</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> for All </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">project</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0">, as a </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">possibility</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> of </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">working</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">with</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> a </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">theory</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> in practice, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">with</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> a </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">view</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> to re-</span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">signifying</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW98126940 BCX0">subjects</span><span class="NormalTextRun SCXW98126940 BCX0"> in society. </span></span><span class="EOP SCXW98126940 BCX0" data-ccp-props="{"335551550":6,"335551620":6}"> </span></p>2024-06-04T00:00:00-03:00Derechos de autor 2024 Revista Letras Rarashttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2339O trabalho com a oralidade na prática docente2024-04-22T22:46:38-03:00Francilene Cavalcantefrancilene.cavalcante@ifal.edu.brRoberta Varginha Ramos Caiadoroberta.caiado@unicap.br<p>Este ensaio tem como objetivo refletir sobre o <em>continuum</em> fala-escrita na prática docente, destacando a representação da oralidade na atividade conversacional. A pesquisa discute a importância da modalidade oral da língua no ensino, rejeitando a ideia de que a escrita é superior à fala (Brasil/MEC, 1998; Marcuschi, 2010; Fávero et al., 2005). Para tal fim, analisa práticas pedagógicas e gêneros textuais, argumentando que a oralidade é uma prática social interativa para fins comunicativos e se manifesta em diversos gêneros textuais e contextos de uso. Ao mesmo tempo, defende que a escrita é um modo de produção textual-discursiva, caracterizada por sua constituição gráfica. O ensaio salienta a necessidade de incorporar a modalidade oral nos diversos campos sociais e ressalta a importância da expansão dessas práticas. Conclui-se que há, ainda, uma carência de práticas voltadas para a oralidade nas escolas, justificada pela crença de que os usos orais da língua são automaticamente adquiridos no dia a dia. A pesquisa recomenda uma abordagem pedagógica que integre oralidade e escrita, reconhecendo suas diferenças e contribuições únicas para a comunicação eficaz. Sugere-se uma reorientação das práticas docentes para ampliar as competências comunicativo-interacionais dos alunos, permitindo-lhes atender às demandas linguísticas sociais com competência.</p> <p>PALAVRAS-CHAVE: Oralidade; Fala; Escrita; Prática; Docente.</p>2024-06-04T00:00:00-03:00Derechos de autor 2024 Revista Letras Rarashttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2778Working with orality in teaching practice2024-06-04T18:00:07-03:00Francilene Leite Cavacantefrancilene.cavalcante@ifal.edu.brRobertao Varginha Ramos Caiadoroberta.caiado@unicap.br<p>This essay aims to discuss the speech-writing continuum in teaching practice, highlighting the representation of orality in the conversational activity. The research examines the importance of the oral modality of language in teaching, rejecting the idea that writing is superior to speech (Brasil/MEC, 1998; Marcuschi, 2010; Fávero et al., 2005). To this purpose, it analyzes pedagogical practices and textual genres, arguing that orality is an interactive social practice for communicative purposes and manifests itself in various textual genres and contexts of use. Simultaneously, it states that writing is a mode of textual-discursive production, characterized by its graphic constitution. The essay emphasizes the need to incorporate the oral modality into the various social fields and stresses the importance of expanding these practices. It concludes that there is still a lack of practices focused on orality in schools, justified by the belief that oral uses of the language are automatically acquired in everyday life. The research recommends a pedagogical approach that integrates speaking and writing, recognizing their differences and unique contributions to effective communication. It suggests a reorientation of teaching practices to broaden students' communicative-interactional skills, enabling them to meet social linguistic demands with competence.</p>2024-06-04T00:00:00-03:00Derechos de autor 2024 Revista Letras Rarashttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2787Editorial2024-06-05T18:12:27-03:00Josilene Pinheiro-Marizjsmariz22@hotmail.comMaria Rennally Soares da Silvarennally.fr@hotmail.com<p>Editorial</p>2024-06-05T00:00:00-03:00Derechos de autor 2024 Revista Letras Rarashttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2788EDITORIAL (ENG)2024-06-05T18:14:04-03:00Josilene Pinheiro-Marizjsmariz22@hotmail.comMaria Rennally Soares da Silvarennally.fr@hotmail.com<p>EDITORIAL (ENG)</p>2024-06-05T00:00:00-03:00Derechos de autor 2024 Revista Letras Raras