https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/issue/feed
Revista Letras Raras
2024-12-04T21:16:22-03:00
Profª. Drª. Josilene Pinheiro-Mariz
revistaletrasraras@setor.ufcg.edu.br
Open Journal Systems
<p style="text-align: justify;">Revista Letras Raras [RLR] é um periódico acadêmico trimestral criado e dirigido por pesquisadores do Laboratório de Estudos de Letras e Linguagens na Contemporaneidade (LELLC-Grupo de Pesquisa /UFCG/ CNPq), dentre os quais, há professores do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande (CH/UFCG).</p> <p style="text-align: justify;">Aceita artigos, ensaios e resenhas, poemas, traduções, entrevistas de áreas do conhecimento além de ceder espaço à produção intelectual de acadêmicos de todo o país e do exterior, dede que estejam filiadas à área das Ciências das Linguagens e às suas múltiplas manifestações.</p> <p style="text-align: justify;">A RLR recebe contribuições em fluxo contínuo, exceto para os dossiês. Nesses casos, sempre haverá data limite para envio das propostas para cada dossiê.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>A Revista Letras Raras recebeu Qualis/Capes B1 em Linguística e Literatura.</strong></p> <p style="text-align: justify;">A Revista Letras Raras/ LELLC/ CH /UFCG trabalha com livre acesso a todas as edições e não há nenhum custo financeiro para colaboradores publicarem seus textos.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>e-ISSN</strong>: 2317-2347 </p>
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2215
Capa
2024-02-23T21:04:15-03:00
Maria Rennally Soares da Silva
rennally.fr@hotmail.com
Mathilde Lendresse
producaoeditorial.rlr@hotmail.com
<p>Capa</p>
2024-02-23T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/446
Navios ao Mar
2023-08-17T21:56:30-03:00
José D'Assunção Barros
joseassun57@gmail.com
<p>Neste poema, o eu lírico reflete sobre as ambiguidades do Mar, capaz de elevar e destroçar vidas, de trazer tédios ou aventuras, de fazer heróis ou corpos inertes.</p>
2024-10-22T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2192
O grito
2024-02-19T00:55:52-03:00
Frederico Gondim
fredericotdg@gmail.com
<p>Uma mulher e um curioso lampejo.</p>
2024-02-29T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/484
Sinal Vermelho, Dias de Ativismo: som e feminina singularidade
2023-05-14T20:02:22-03:00
Marcelo Calderari Miguel
marcelocalderari@yahoo.com.br
<p>A poesia, ou texto lírico, é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada para: a aprendizagem; o deslocamento, a simbolização; a introjeção, a interiorização, a formação de imagens, a identificação; a projeção, a produção de fantasias e de fantasmas, a exteriorização criativa; o fomentar, motivar, aspirar, atrair, ligar memórias, o chamado, a escolha; a intelectualização, a racionalização, a conscientização; a comunicação dos inconscientes, a afetividade, a partilha das imagens, das fantasias, do jogo, do sentimento de comunhão e de comunidade; a formação de complexos, de atitudes, de opiniões, de estereótipos de comportamentos, a superação dos preconceitos e das corruptelas. Assim, a linguagem é utilizada com fins estéticos ou críticos, ou seja, ela retrata uma mensagem. Nestes 10 poemas traçam-se diversos perfis femininos. Lutadoras, conhecidas, anônimas, mitológicas, mães, instigadoras, artistas... Sempre provocando o "melhor" em cada pessoa, relembrando mulheres religiosas ou referências na literatura, em vários estilos e com cuidados visuais, são lavores que privilegiam a liberdade feminina, seu valor e a sua magnitude na sociedade.</p>
2024-02-23T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/922
O gracejo da tia-avó
2023-09-02T20:25:12-03:00
Yvisson Gomes dos Santos
yvissongomes@hotmail.com
<p>Trata-se de um conto literário. Uma produção artística </p>
2024-02-23T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1667
Ser rio: carta de águas do Norte a águas do Sul
2024-02-19T00:44:59-03:00
Marta Botelho Lira
martinhablira@gmail.com
<p>O texto artístico é oriundo de uma matéria feita da UFPR e ministrada pela professora Doutora Geisa Mueller.</p>
2024-02-23T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2186
Ela
2024-02-19T00:53:53-03:00
Milena Geisa dos Santos Martins
milenamartins18@gmail.com
<p>A presente obra ilustra a fé e força (senti)mental feminina, para crescimento e manutenção da própria vida. </p>
2024-02-23T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1021
A Jornada de Eterna pelos Paradigmas Educacionais Uma viagem pelas Educação que transformou o mundo
2024-02-23T17:54:36-03:00
Ery Clovis Petry Jardim Junior
ery.jardim@unilasalle.edu.br
<p>Eterna é alguem em movimento. Alguém que busca entender os movimentos da história e como elas forjaram o mundo em que vivemos hoje! As aventuras de Eterna são uma forma leve de falar sobre teses e dissertações para públicos mais jovens, mas, sem perder nenhuma informação e complexidade. A bibloteca mágica de Eterna é um dos muitos lugares onde queremos interagir com o imaginário das e dos leitores.</p>
2024-12-04T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2400
Contrabando – Um Filme Costeiro: comprehensions over the (dis)course of the Uruguay River
2024-05-03T19:16:27-03:00
Ana Beatriz Ferreira Dias
ana.bdias@hotmail.com
Lindalva Siqueira dos Santos
lindalvahss@gmail.com
<p><em>The objective of this paper is to analyze meanings over the Uruguay River in the script of the film Contrabando - Um Filme Costeiro (2022) [Contraband – A Coastal Film], produced in interior towns of the Brazilian state of Rio Grande do Sul (RS), directed by filmmaker João Pedro Gottardo. This feature film problematizes the lives of riverside dwellers, focusing on the trajectories of chibeiros — people who trade goods from Argentina that will later be sold in Brazil while avoiding import controls and tax collection — as well as their families. The chibeiros, as they are popularly known, cross the river in small boats to look for products in the neighboring country. In the film, the river plays a fundamental role in the construction of the narrative. In order to understand ideological views about the river, the words as ideological signs will be taken as a unit of study. To this end, the theoretical-methodological perspective formulated by the Bakhtin Circle is correlated with the approach to metaphors of Lakoff and Jonhnson (2009). The final considerations point to personification as an evaluative position that, anchored in ambivalence, indicates the river as a figure that knows the power of life and death: on the one hand being able to give life, welcoming it, and narrating it in its mysteries, and on the other hand of taking life away, devouring it through its destructive power. This is a way of introducing meaning and structure to this element of nature, which is so present as a part of the everyday lives of the chibeiros and their families.</em></p>
2024-05-13T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1292
Contrabando - um filme costeiro compreensões em torno do (dis)curso do Rio Uruguai
2024-01-09T00:24:41-03:00
Ana Beatriz Ferreira Dias
ana.bdias@hotmail.com
Lindalva Siqueira dos Santos
lindalvahss@gmail.com
<p>Este artigo tem como objetivo analisar os sentidos em torno do Rio Uruguai construídos no roteiro do filme <em>Contrabando - um filme costeiro</em>, produzido em municípios do interior do Estado do Rio Grande do Sul (RS), sob direção do cineasta João Pedro Gottardo. Ao problematizar a vida de ribeirinhos, esse longa metragem aborda a trajetórias de chibeiros e suas famílias que comercializam mercadorias da Argentina para serem vendidas no Brasil, sem passar pelo controle de importação e recolhimento de tributos. O chibeiros, como são popularmente conhecidos, travessam o rio em pequenas embarcações para buscarem produtos no país vizinho. No filme, o rio assume um lugar fundamental na construção da narrativa. Para buscarmos compreender as visões ideológicas acerca do rio, tomamos a palavra como signo ideológico como unidade de estudo. Para tanto, mobilizamos a perspectiva teórico-metodológica formulada pelo Círculo de Bakhtin e a correlacionamos com a abordagem de Lakoff & Jonhnson sobre metáforas. As considerações finais apontam para a personificação como uma posição avaliativa que, ancorada na ambivalência, aponta para o rio enquanto uma figura que conhece o poder da vida e da morte, sendo capaz, de um lado, em de dar a vida, acolhê-la e narrá-la em seus mistérios, e de outro, de tirá-la, devorá-la por meio de sua força destrutiva. Trata-se de um modo de dar sentido e estruturar esse elemento da natureza, tão presente e cotidiano na vida dos chibeiros e suas famílias. </p>
2024-04-14T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3536
Transparency and spetacle in O Olho da rua, by Eliane Brum
2024-09-22T03:51:13-03:00
Luzenira Alves dos Santos
luzenbib@gmail.com
Camila Marchioro
Camila.marchioro@gmail.com
<p>This article aims to analyze the book <em>O Olho da Rua </em>(<em>The Eye of the Street</em>), written in 2007 by Eliane Brum, based on a discussion about the chronicle-reports “Casa dos Velhos” and “Um país chamado Brasilândia”. Composed of texts made from reports carried out over a decade, the book written by the Brazilian writer born in the state of Rio Grande do Sul, moves between a chronicle, a report and an essay, exploring the experiences of real characters in several Brazilian regions. The author, together with photographers, recorded the dilemmas, pains, and discoveries of individuals linked to a specific space, while also reflecting over her own personal journey. The analysis proposed here seeks to engage in a dialog with theorists such as Antonio Candido, Walter Benjamin, Byung-Chul Han and Paula Sibilia, highlighting the convergence points between Brum's chronicle-report and the concepts of the “society of transparency” and the “spectacle of intimacy” by Han and Sibilia, respectively. The analysis focuses on the pressure due to constant exposure and the negative effects of the standardization of individual experiences. Brum's chronicle-reports highlight the importance of rethinking the limits of privacy and the ethics of representation in the era of the spectacle culture.</p>
2024-10-22T00:00:00-03:00
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https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2687
Transparência e espetáculo em O Olho da rua de Eliane Brum
2024-07-19T22:13:10-03:00
Luzenira Alves Santos
luzenirasantos@yahoo.com.br
Camila Marchioro
Camila.marchioro@gmail.com
<p>Este artigo visa analisar a obra <em>O Olho da Rua, </em>(2017) de Eliane Brum, a partir de uma discussão sobre as crônicas-reportagem “Casa dos Velhos” e “Um país chamado Brasilândia”. Composto por textos provenientes de reportagens realizadas ao longo de uma década, o livro da escritora gaúcha transita entre a crônica, a reportagem e o ensaio, explorando as vivências de personagens reais em diversas regiões do Brasil. A autora, acompanhada de fotógrafos, registrou os dilemas, dores e descobertas de indivíduos ligados a um espaço específico, ao mesmo tempo em que também refletiu sobre sua própria jornada pessoal. A análise aqui proposta busca dialogar com teóricos como Antônio Cândido, Walter Benjamim, Byung-Chul Han e Paula Sibilia, destacando os pontos de convergência entre a crônica-reportagem de Brum e os conceitos de “sociedade da transparência” e de “espetáculo da intimidade”, de Han e Sibilia, respectivamente. A análise focaliza a pressão pela exposição constante e os efeitos negativos da padronização das experiências individuais. As crônicas-reportagem de Brum ressaltam a importância de repensar os limites da privacidade e a ética da representação na era da cultura do espetáculo</p> <p>PALAVRAS-CHAVE: Eliane Brum; O olho da rua; Crítica literária; Crônica-reportagem.</p>
2024-10-22T00:00:00-03:00
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https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1296
Língua afiada: Donana e os saberes ancestrais em Torto Arado
2024-01-08T23:22:21-03:00
Jailma dos Santos Pedreira Moreira
profjailmauneb@gmail.com
Nádja Nayra Brito Leite LEITE
atendimentonadjaleite@gmail.com
<p>Os meandros temáticos e narrativos do romance <em>Torto Arado</em>, de Itamar Vieira Junior, desencadeiam para diversas possibilidades de estudos acadêmicos, com destaque para o protagonismo feminino. A reflexão inicial deste trabalho concentra-se na importância da personagens Donana e força da oralidade, da ancestralidade e da memória de afeto para a construção enunciativa da obra e para o encorpar das resistências femininas. Sem desconsiderar as demais mulheres da história, a relação entre as netas Bibiana e Belonísia (protagonistas do livro) e a avó Donana (matriarca do romance) dão pistas valiosas para desvendar como se constrói o enlace de corpos-vozes femininos e a ancestralidade. Algumas proposições a analisar: como a personagem Donana, entendida como uma mestra de tradição, compõe o fio condutor da história? A construção imagética da personagem Donana ocorre de forma diferenciada na memória afetiva de cada neta? Qual a importância da memória na construção de uma identidade e de uma narrativa coletiva da Fazenda Água Negra, ambiente do livro? Para discutir tais proposições, a metodologia visa à pesquisa qualitativa com referenciais que possibilitem leituras sobre ancestralidade, oralidade/oralitura, escrevivências, entre outros conceitos operatórios. As reflexões produzidas no trabalho direcionam para importantes discussões acerca da representatividade feminina na literatura, que no romance <em>Torto Arado</em> é construída por uma profusão de memórias, crenças e saberes ancestrais, importantes para o fortalecimento de uma nova linguagem literária, fora do eixo demarcador colonizador masculino, bem como para uma nova visibilidade-arquitetura do feminino, de mulheres negras, de outros mundos cortados e abertos com elas.</p>
2024-05-13T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2397
Lengua afilada: Doñana y saberes ancestrales en “Torto Arado”
2024-05-03T17:51:56-03:00
Jailma dos Santos Pedreira Moreira
jpedreira@uneb.br
Nádja Nayra Brito Leite
atendimentonadjaleite@gmail.com
<p>Las complejidades temáticas y narrativas de la novela Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, abren varias posibilidades para los estudios académicos, con énfasis en el protagonismo femenino. La reflexión inicial de este trabajo se centra en la importancia del personaje Doñana y la fuerza de la oralidad, la ascendencia y la memoria afectiva para la construcción enunciativa de la obra y para la encarnación de la resistencia femenina. Sin dejar de lado a las otras mujeres de la historia, la relación entre las nietas Bibiana y Belonisia (protagonistas de la novela) y su abuela Doñana (la matriarca) proporciona pistas valiosas para develar cómo se construye el vínculo entre cuerpos-voces femeninas y ascendencia. Algunas proposiciones a analizar: ¿cómo el personaje Doñana, entendido como maestro de la tradición, constituye el hilo conductor de la historia? ¿La construcción de la imagen del personaje Doñana ocurre de manera diferente en la memoria afectiva de cada nieta? ¿Qué importancia tiene la memoria en la construcción de una identidad y una narrativa colectiva de Fazenda Água Negra, el escenario del libro? Para discutir tales proposiciones, se construyó la metodología con vistas a la lectura e interpretación de la novela elegida, así como al estudio de un marco teórico, basado en autores como Martins (2003), González (1984), hooks (2019), entre otros, que abordan temas como ascendencia, oralidad/”oralitura”, “escrevivência”, etc. De esta manera, las reflexiones producidas en la obra conducen a importantes discusiones sobre la representación femenina en la literatura, que en la novela Torto Arado se construye a partir de una profusión de recuerdos, creencias y conocimientos ancestrales, importantes para el fortalecimiento de un nuevo lenguaje literario, fuera de la sociedad. el eje colonizador demarcación, así como por una nueva visibilidad-arquitectura de lo femenino, de las mujeres negras, de otros mundos cortados y abiertos con ellas.</p>
2024-05-13T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1282
Atenção conjunta, multimodalidade e L2 em enlace científico na literatura: uma revisão integrativa
2024-05-10T11:46:52-03:00
Simone Frye
simone.2021800150@unicap.br
Renata Fonte
renata.fonte@unicap.br
Antônio Henrique Moraes
antonio.moraes@unicap.br
<p>Este artigo é uma revisão integrativa e contempla o entrelaçamento dos construtos teóricos relativos à aquisição de L2 e atenção conjunta. Propôs-se, como objetivo geral, investigar trabalhos científicos nacionais e internacionais sobre os referidos temas, incluindo publicações no intervalo dos anos 2002 a 2023. Especificamente, objetivou-se sintetizar os dados obtidos, identificar contextos privilegiados, reconhecer os tipos de gestos mais abordados, verificar a faixa etária priorizada e os idiomas mais recorrentes. A pesquisa fundamenta-se nos pressupostos teóricos sobre multimodalidade desenvolvidos por Kendon, McNeill, Cavalcante, Fonte, entre outros; em pesquisas sobre aquisição de L2 de Stam, Grosjean, Moraes; e em estudos referentes à atenção conjunta nas obras de Tomasello, Carpenter, Costa Filho, entre outros. A metodologia abrange uma revisão integrativa da literatura e compreendeu a seleção de descritores e busca em nove bases de dados, cuja amostra constituiu levantamento de estudos investigativos nacionais e internacionais. Buscas por referências na literatura da área foram guiadas por critérios de exclusão e de inclusão. Como resultado, evidenciaram-se dois estudos relativos ao cruzamento dos temas em esfera nacional e dez obras integram todo o escopo dos critérios de inclusão em âmbito internacional. Alcançamos os objetivos da pesquisa ao investigar estudos, sintetizar dados, identificar que o contexto privilegiado foi o de educação superior no nível de graduação, reconhecer que os gestos dêiticos tiveram maior ocorrência em domínio nacional, os adultos foram o grupo priorizado e o inglês foi o idioma mais estudado. A contribuição científica reside na validação do empoderamento que a atenção conjunta oferece à linguagem, seu caráter essencial para a aquisição e enriquecimento de novas pesquisas na área.</p>
2024-09-22T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3533
Joint attention, multimodality, bilingualism and L2 in a scientific enlacement in literature: an integrative review
2024-09-22T01:24:07-03:00
Simone Frye
peixotosimonefrye@gmail.com
Renata Fonseca Lima da Fonte
renata.fonte@unicap.br
Antônio Henrique Coutelo de Moraes
antonio.moraes@unicap.br
<p>This article is an integrative review and contemplates the interweaving of theoretical constructs related to second language acquisition and joint attention. It was proposed, as the main goal, to investigate national and international scientific works on second language acquisition and joint attention, including publications in the period 2002 to 2023. Specifically, the objective was to synthesize the data obtained, identify privileged contexts, recognize the types of gestures most addressed, verify the prioritized age group and the most recurrent languages. This scientific research lies on theories about multimodality authored by Kendon, McNeill, Cavalcante, Fonte, amongst others; on second language acquisition (SLA) research studies carried out by Stam, Grosjean, Moraes; and on joint attention studies in Tomasello’s, Carpenter’s and Costa Filho’s works, amongst others. The methodology comprises an integrative literature review and included the selection of descriptors and search in nine databases, whose sample constituted a survey of national and international investigative studies. Literature references searching in the area was guided by exclusion and inclusion criteria. Results showed two studies on the intersection of the referred themes in Brazil and ten works integrate the entire scope of the inclusion criteria globally. We achieved the research objectives by investigating studies, synthesizing data, identifying that the privileged context was the one of higher education at a graduation level, recognizing that deictic gestures had a higher occurrence nationally, adults were the prioritized group and English was the most studied language. The scientific contribution lies in the validation of the empowerment that joint attention offers to language, its essential nature for acquisition and enrichment of new research in this area.</p>
2024-10-22T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1291
O lugar discursivo dos feminismos no facebook: um jogo heterogêneo de posições
2024-01-09T00:35:44-03:00
Ariane Silva da Costa Sampaio
ariane.scsampaio@gmail.com
Washington Silva de Farias
washfarias@gmail.com
<p>O artigo propõe analisar, sob o aparato teórico e metodológico da Análise do Discurso Pecheutiana (ADP), como o lugar discursivo dos feminismos se configura no digital e quais posições-sujeito são assumidas neste lugar a partir do discurso produzido por páginas feministas na rede social facebook. Buscamos apreender os gestos de leitura das posições assumidas pelas páginas em suas autodescrições em confronto ao que discursivizam nas suas publicações. Analisamos cinco páginas que se autodenominam como feministas: <em>TODAS Fridas, Não Me Kahlo, Feminismo sem demagogia-original, Empodere Duas Mulheres e Ventre Feminista</em>. Em nossa análise, encontramos três posições-sujeito no lugar discursivo dos feminismos no espaço digital: uma <em>posição feminista interseccional</em>, uma <em>posição feminista marxista </em>e uma <em>posição feminista liberal</em>. Essas posições são assumidas nas autodescrições das páginas. Porém, nossa análise demonstra que seus efeitos podem ou não ser reproduzidos nas publicações. </p> <p> </p> <p> </p> <p><a href="#_ftnref1" name="_ftn1"></a></p> <p> </p>
2024-02-29T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2399
The Discursive Place of feminisms on Facebook: A Heterogeneous Game of Positions
2024-05-03T19:07:22-03:00
Ariane Silva da Costa Sampaio
ariane.scsampaio@gmail.com
Washington Silva de Farias
washfarias@gmail.com
<p>This work aims to analyze, in light of the theoretical and methodological framework of Pecheutian Discourse Analysis (Pêcheux’s DA), how the discursive place of feminisms is arranged in the digital world, and which subject-positions are taken up in this place based on the discourse produced by feminist pages on Facebook. We sought to understand the reading gestures in the positions taken up by the pages in their self-descriptions in comparison to what they discursivize in their posts. We analyzed five pages that declare themselves as feminists: <em>TODAS Fridas, Não Me Kahlo, Feminismo sem demagogia-original, Empodere Duas Mulheres e Ventre Feminista. </em>In our analysis, we found three subject-positions in the discursive place of feminisms in the digital space: an i<em>ntersectional feminist position</em>, a <em>Marxist feminist position</em>, and a <em>liberal</em> <em>feminist position. </em>These positions are taken up in the pages’ self-descriptions. However, our analysis demonstrates that their effects might or might not be reproduced in the posts.</p>
2024-05-13T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1278
Refletindo sobre a literatura infantojuvenil a partir da tradução e da adaptação
2024-03-06T10:56:36-03:00
Marília Cacho
marilia.cacho@gmail.com
Sinara Branco
sinarabranco@gmail.com
<p>Através da oralidade ou das contações lidas e/ou assistidas, entramos em contato com narrativas seculares da literatura infantojuvenil que perduram através da tradução e da adaptação. Tais textos são provenientes de outros contextos culturais e chegam à contemporaneidade por meio de interpretações que mantêm os textos vivos e ampliam suas possibilidades de compreensão. O objetivo deste artigo é o de relacionar a tradução, a adaptação e a literatura infantojuvenil, buscando refletir sobre como o entendimento sobre tradução e adaptação pode ser proveitoso para uma reflexão acerca dos contos clássicos da literatura infantojuvenil. A partir de um artigo do tipo conceitual (Williams; Chesterman, 2009), os principais teóricos que norteiam esta discussão são Jakobson (2012), Bassnett (2002), Plaza (2003) e House (2013), que embasam a argumentação sobre tradução; Katan (1999), Laraia (2001), Bassnett (2002) e Santos (2010), sobre cultura; Hutcheon (2013) e Ribas (2014), sobre adaptação; e Lajolo e Zilberman (2007), Silva (2009) e Macêdo (2019), com uma discussão sobre o percurso da literatura infantojuvenil, incluindo a adaptação de contos clássicos. Concluímos que pensar a literatura infantojuvenil, especificamente os contos de clássicos, a partir da tradução e da adaptação, através de aspectos linguísticos, estéticos e culturais, permite a visualização de como os textos são ressignificados, valorizando o gênero e abrindo espaço para que narrativas já conhecidas pelo público em geral sejam reconstruídas em culturas diversas ao longo dos tempos e para que a tradução e a adaptação sejam valorizadas e tratadas de forma independente do texto fonte a partir de uma perspectiva que considere novos públicos e contextos de circulação.</p>
2024-10-22T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3534
Reflecting on children's literature considering translation and adaptation
2024-09-22T01:40:20-03:00
Marília Bezerra Cacho
marilia.cacho@gmail.com
Sinara de Oliveira Branco
sinarabranco@gmail.com
<p>Secular children’s literature which has lasted also through translation and adaptation are experienced either via oral literature or TV/books storytelling. These texts come originally from different cultural contexts and are spread by interpretations which keep the texts alive and amplify their comprehension. This paper aims at relating translation, adaptation and children’s literature, seeking to reflect on how the knowledge about translation and adaptation may be useful to consider children’s literature classic tales. Classified as a conceptual research (Williams; Chesterman, 2009), these are the main authors and their discussion areas considered as theoretical background: Jakobson (2012), Bassnett (2002), Plaza (2003) and House (2013) on translation; Katan (1999), Laraia (2001), Bassnett (2002) and Santos (2010) on culture; Hutcheon (2013) and Ribas (2014) on adaptation; and Lajolo and Zilberman (2007), Silva (2009) and Macêdo (2019) on a brief discussion about children’s literature, including the adaptation of classic tales. Coming to terms with the idea discussed, considering linguistic, aesthetic and cultural aspects, may be an enlightening resource to understand how these texts are reinterpreted in new contexts, focusing on the genre and opening space for the narratives already known by the general public to be reconstructed in new cultures in different moments of life, and valuing translation and adaptation to be considered independent from the source text from a perspective that considers new audiences and contexts.</p>
2024-10-22T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1019
Estudo comparativo de dois glossários em traduções francesas de Vidas Secas e Grande Sertão: Veredas
2024-01-08T23:38:41-03:00
Alice Rezende
alice.soldan@hotmail.com
Kamila Oliveira de Lima
kamilamdeoliveira@gmail.com
João Gabriel Marcelino
joaogabrielcarvalho@hotmail.com
<p>Nosso estudo busca investigar um item que vem há pouco ganhando interesse no campo dos Estudos de Tradução: o glossário. Embora possa encaixar-se na categoria mais ampla dos “paratextos” (GENETTE 2009), o glossário possui algumas especificidades próprias. Quando investigado em traduções, sua extensão e profundidade podem refletir escolhas do tradutor e da editora envolvidos no processo de publicação do livro. Propomos, assim, um breve estudo comparativo de glossários em duas traduções francesas de livros brasileiros. As traduções foram lançadas com duas décadas de distância, por editoras de diferentes público-alvo e abrangência comercial. Para facilitar a comparação, escolhemos obras que tratam de uma mesma sub-região: o sertão brasileiro – ou melhor, os sertões mineiro e alagoano – sendo estas obras: <em>Vidas Secas</em> (1938), de Graciliano Ramos e <em>Grande Sertão: Veredas </em>(1956), de Guimarães Rosa. Buscamos, sobretudo, identificar possíveis escolhas dos tradutores Mathieu Dosse (2014) e Maryvonne Lapouge-Pettorelli (1991), e de seus editores, concernindo a elaboração dos glossários.</p>
2024-02-29T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2228
Étude comparative de deux glossaires, sur des traductions françaises de Vidas Secas et Grande Sertão: Veredas
2024-03-04T11:21:06-03:00
Alice Soldan Rezende
alice.soldan@hotmail.com
Kamila Moreira de Oliveira de Lima
kamilamdeoliveira@gmail.com
João Gabriel Carvalho Marcelino
joaogabrielcarvalho@hotmail.com
<p>Dans cet article, nous cherchons à étudier un thème qui semble être progressivement mis en lumière dans le champ des Études de Traduction : le glossaire. Bien qu’il puisse être inclus dans la plus vaste catégorie des « paratextes » (GENETTE 2009), le glossaire possède, en même temps, quelques caractéristiques qui lui sont propres. Lorsqu’on analyse un glossaire sur une traduction, son étendue et sa profondeur peuvent nous aider à étudier des choix des traducteurs et éditeurs qui ont contribué à la publication du livre. Nous proposons, ainsi, une brève étude comparative de glossaires, sur deux traductions françaises de livres brésiliens. Les traductions ont été publiées avec l’écart d’une vingtaine d’années, par des maisons d’édition visant différents publics et aux envergures commerciales diverses. Dans le but de favoriser la comparaison, nous avons choisi des œuvres qui traitent d’une même sub-région du Brésil : le <em>Sertão</em> – ou bien, les <em>Sertões</em> de Minas Gerais et Alagoas. Les œuvres en question sont <em>Vidas Secas </em>(1938) de Graciliano Ramos et <em>Grande Sertão : Veredas (1956), </em>de Guimarães Rosa. Nous avons cherché, surtout, à analyser quelques choix des traducteurs Mathieu Dosse, dans <em>Vies Arides </em>(2014), et Maryvonne Lapouge-Pettorelli, dans <em>Diadorim</em> (1991), ainsi que des choix de leurs éditeurs et éditrices, concernant l’élaboration de leurs glossaires. Comme résultat, cette étude nous a permis de reconnaître des réseaux d’interrelations linguistiques, culturelles et humaines qui connectent les agents/es concernés/ées par les originaux et leurs traductions</p>
2024-03-04T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1909
Venezolanos/as en las escuelas brasileñas: reflexiones y estrategias desde la educación plurilingüe
2023-12-10T01:35:54-03:00
Daniel Guillermo Gordillo Sánchez
danielgordillo65@gmail.com
Angela Maria Erazo Munoz
angela.erazom@gmail.com
<p>O artigo aborda a questão migratória na educação por meio de um balanço teórico sobre as abordagens plurais e a educação intercultural, evidenciando a potência dos conceitos de plurilinguismo e interculturalidade e seus possíveis usos no contexto de diversidade e migração escolar venezuelana no Brasil. Além disso, apresentamos e analisamos duas ações didáticas realizadas em uma escola pública de João Pessoa, no nordeste brasileiro, no âmbito de uma pesquisa de doutorado e um programa de extensão universitária. Destas experiências, destacamos a necessidade de pensar e construir um modelo de escola intercultural e plurilíngue a partir de um olhar interdisciplinar que contemple os estudos sobre cultura, língua, educação e diversidade. Da mesma forma, ressaltamos a necessidade de políticas públicas e ações pedagógicas que valorizem os repertórios linguísticos e culturais dos estudantes migrantes nas escolas.</p>
2024-02-29T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2227
Venezuelans in brazilian schools: reflections and strategies from plurilingual education
2024-02-29T23:08:08-03:00
Daniel Guillermo Gordillo Sánchez
danielgordillo65@gmail.com
Angela Maria Erazo Muñoz
angela.erazom@gmail.com
<p>The article addresses the issue of migration in education by conducting a theoretical overview of pluralistic approaches and intercultural education. We explore both notions using various theoretical and analytical contributions from the fields of linguistic and intercultural education (Silva, 2010; Candelier, 2013; Candau, 2013; Russo; Borri-Anadon, 2019; Puh, 2020; Friedrich; Melo-Pfeifer; Ruano, 2021) and discuss their implementation at an educational institution attended by Venezuelan migrants. We present and analyze two didactic actions conducted in a public school in João Pessoa, in the Brazilian Northeast, within the framework of doctoral research and the university extension program MOBILANG UFPB: mobility, citizenship, and plurilingualism. Considering these didactic experiences, we highlight the need to conceive and build a model of an intercultural and plurilingual school from an interdisciplinary and articulated perspective that encompasses studies on culture, language, education, and diversity. We emphasize the need for public policies and pedagogical actions that value the linguistic and cultural repertoires of migrant students in schools.</p>
2024-02-29T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1168
Do palco às práticas de letramento por uma análise do discurso do rock
2023-11-29T11:31:35-03:00
Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima
ffpalima@uol.com.br
Poliana Machado Paranhos
polymachadoparanhos@gmail.com
<p>Este trabalho objetiva analisar, à luz do postulado da Análise do Discurso, em sua articulação com os estudos dos Letramentos, o discurso do rock <em>Que país é esse?</em>, lançado pela banda Legião Urbana em 1987. Esta canção, para além do seu tempo, materializa enunciados de protesto que se reatualizam no contexto da política brasileira. Por entendermos que a música tem seu lugar de protagonismo entre os protestos que convocam o sujeito a se posicionar contra opressões e diferentes crises que afligem o mundo, o rock é uma prática de oralização e discurso que acompanha tais acontecimentos, traduzindo-os às pessoas, despertando-lhes para a luta contra realidades desumanas. Entre os diversos estilos musicais, o rock de protesto constitui um gênero significativo a discussões que envolvem temáticas políticas e transita pelos mais diferentes campos da atuação humana. Em específico, forja um tipo de regularidade enunciativa, cantando posicionamentos em um dado contexto de manifesto e luta ideológica. A partir da análise que realizamos, observamos como a atividade de leitura em sala de aula pode dar ao enunciado do rock possibilidades de reflexão sobre o lugar do sujeito que enuncia e do outro, aquele que o interpreta. É uma prática de letramento que pode traduzir ao sujeito escolar habilidades de leitura e contextualizar a política nacional na atualidade. Ou seja, há uma atemporalidade que atravessa os enunciados do rock e reivindica o olhar sobre o exercício da cidadania, de direitos e deveres, enquanto habilidades que se relacionam com as práticas sociais.</p>
2024-02-23T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2210
From stage to literacy practices: through an analysis of rock discourse
2024-02-22T21:04:18-03:00
Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima
ffpalima@uol.com.br
Poliana Machado Paranhos
polymachadoparanhos@gmail.com
<p>This work aims to analyze, in the light of the postulate of Discourse Analysis, in its articulation with Literacy studies, the rock discourse What country is this?, released by the band Legião Urbana in 1987. This song, beyond its time, materializes statements of protest that are updated in the context of Brazilian politics. Because we understand that music has a leading role among protests that call on people to take a stand against oppression and different crises that afflict the world, rock is a practice of oralization and discourse that accompanies such events, translating them to people, awakening them to the fight against inhuman realities. Among the different musical styles, protest rock constitutes a significant genre for discussions involving political themes and moves across the most different fields of human activity. Specifically, it forges a type of enunciative regularity, singing positions in a given context of manifesto and ideological struggle. From the analysis we carried out, we observed how the reading activity in the classroom can give the rock statement possibilities for reflection on the place of the subject who enunciates and the other, the one who interprets it. It is a literacy practice that can translate reading skills to students and contextualize current national policy. In other words, there is a timelessness that runs through rock's statements and demands a look at the exercise of citizenship, rights and duties, as skills that relate to social practices.</p>
2024-02-23T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1080
Indícios de autoria em redações nota mil do Enem: uma ressonância de vozes enunciativas
2023-12-16T17:12:12-03:00
Marcela Ribeiro Trindade Trindade
marcelart1245@gmail.com
Anna Clara Souza Fonseca Fonseca
annasouza403@gmail.com
Anny Karoline Santana Silva Silva
santanakarol.silva@gmail.com
Maria Cristina Ruas de Abreu Maia Maia
mariacristinaruasabreumaia@gmail.com
<p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho tem como objetivo geral analisar o gerenciamento de vozes enunciativas na elaboração de duas redações nota mil do Enem 2021, em que os redatores valem-se da estratégia de incluir outras vozes, visando atender às competências dois e três, extraídas de um conjunto de cinco competências obrigatórias, conforme determina a Cartilha do Participante do Enem (2020), e, de modo específico, descrever se a presença dessas vozes contribui para o apagamento do redator, ou revela indícios de autoria nos exemplares selecionados. Subsidia-se a análise a partir do quadro teórico-metodológico dos estudos discursivos, com as contribuições de Bakhtin (1997, 2011) e Possenti (2002) sobre a noção de autoria, atrelado aos estudos de Bronckart (1999), Boch e Grossmann (2002) sobre a manifestação de vozes enunciativas em textos. Metodologicamente, esta pesquisa é qualitativa e interpretativista aplicada a um </span><em><span style="font-weight: 400;">corpus</span></em><span style="font-weight: 400;"> de duas redações nota mil do Enem 2021, extraídas do site G1, cuja temática era “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", que exigia do candidato, além de atender as cinco competências, conhecimentos textuais, linguísticos e a utilização de um repertório sociocultural adotado como argumento de autoridade, a fim de validar o ponto de vista defendido pelo redator. Após as análises, os resultados contrariam o apagamento das vozes autorais, em razão de que a ressonância de vozes enunciativas, nas redações nota mil do Enem, atendem às competências dois e três e servem para validar o discurso defendido por quem se responsabiliza pelo texto, revelando os indícios de autoria.</span></p>
2024-02-23T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2212
Authorship Indicators in Perfect Score Essays on the Enem: a Resonance of Enunciative Voices
2024-02-22T22:21:17-03:00
Marcela Ribeiro Trindade
marcelart1245@gmail.com
Anna Clara Souza Fonseca
annasouza403@gmail.com
Anny Karoline Santana Silva
santanakarol.silva@gmail.com
Maria Cristina Ruas de Abreu Maia
mariacristinaruasabreumaia@gmail.com
<p>This work aims to analyze the management of enunciative voices in two perfect score essays from the Enem 2021, where the writers employed the strategy of including other voices to meet competencies two and three, derived from a set of five mandatory competencies, as outlined in the Participant's Guide of the Enem (2020). Specifically, it seeks to describe whether the presence of these voices contributes to the erasure of the writer or reveals signs of authorship in the selected samples. Theoretically, the study draws from the framework of discursive studies, emphasizing the contributions of Bakhtin (1997, 2011) and Possenti (2002) on the notion of authorship, coupled with the studies of Bronckart (1999), Boch, and Grossmann (2002) on the manifestation of enunciative voices in texts. Methodologically, this research is characterized as qualitative and interpretative, applied to a corpus of two perfect score essays from Enem 2021, extracted from the G1 website. In that year, the theme proposed by the exam was "Invisibility and civil registration: guarantee of access to citizenship in Brazil," which required candidates to meet the five competencies of the Enem related to textual and linguistic knowledge and the use of a sociocultural repertoire adopted as an argument of authority to validate each writer's perspective. After the analyses, the results contradict the erasure of authorial voices, as the resonance of enunciative voices complies with competencies two and three and serves to validate the discourse defended by the writer, revealing indications of authorship.</p>
2024-02-23T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2289
Discursos sobre a mulher: estratégias em sala de aula a partir de gêneros multimodais
2024-05-09T21:49:31-03:00
Guilherme Carneiro Montes
guilherme.montes@uerj.br
Ceres Carneiro
cerescarneiro@gmail.com
Phelipe de Lima Cerdeira
phelipecerdeira@gmail.com
<p>Diante de um espaço de discursos múltiplos, não são raras as vezes em que é possível observar como a(s) figura(s) da(s) mulher(es) é/são discursivizadas, obedecendo, muitas vezes, ao afã de um campo de poder euro-falo-étnico-cêntrico responsável não apenas por determinar o que é falado, mas por sedimentar e criar narrativas. Ao entender o desafio de fissurar tais bolhas discursivas e fomentar o debate entre professores e pesquisadores em formação para refletir criticamente sobre os discursos voltados às representações da mulher, este artigo tem como objetivo geral retomar diferentes experiências protagonizadas entre os anos de 2021 e 2022, a partir da realização do Projeto de Extensão “A discursivização da mulher em gêneros multimodais: alternativas de atividades para debater as questões do feminino (cis/transgênero)”, vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Para tanto, tomou-se como pressuposto epistemológico e referencial teórico perspectivas da Análise de Discurso de linhagem francesa, contando, portanto, com contribuições de Pêcheux, Orlandi, Dela-Silva, Carneiro, entre outros. Metodologicamente, ao acompanhar os efeitos das discussões realizadas a partir dos cursos e oficinas oferecidos pelo Projeto, foi possível vincar a relevância de uma abordagem não apenas multidisciplinar, mas também que contemplasse as idiossincrasias de gêneros multimodais. Dentre os resultados, evidencia-se como, via extensão universitária, os envolvidos passaram a levar à sua formação discursiva elementos e ferramentas para problematizar as materialidades discursivas que dizem sobre a(s) mulher(es) (cis/trans) para além de determinado campo de poder, potencializando debates sobre o machismo, a misoginia e a homotransfobia.</p>
2024-10-22T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3535
Speeches about women: classroom strategies using multimodal genres
2024-09-22T02:22:16-03:00
Ceres Carneiro
cerescarneiro@gmail.com
Phelipe de Lima Cerdeira
phelipecerdeira@gmail.com
Guilherme Carneiro Montes
guilherme.montes@uerj.br
<p>Faced with a context of multiple discourses, it is not uncommon to observe how the figure(s) of the woman(s) is/are discursivized, often obeying the eagerness of a Euro-phallic-ethnic-centric field of power responsible not only for determining what is said, but for sedimenting and creating narratives. Understanding the challenge of breaking through these discursive bubbles and fostering debate among teachers and researchers in training to critically reflect on discourses related to representations of women, this article takes up examples of discursive material used between 2021 and 2022 to highlight how an extension project can become an opportunity for debate and reflection on discourses related to representations of women. Linked to the State University of Rio de Janeiro (UERJ), this project is currently underway and is entitled “The discursivization of women in multimodal genres: alternative activities for debating feminine issues (cis/transgender)”. To this end, the epistemological assumption and theoretical framework were taken from the perspectives of French Discourse Analysis, with contributions from Pêcheux (2014a, 2014b), Orlandi (2015), Dela-Silva (2022), Carneiro (2018), among others. By carrying out different extension activities and monitoring the effects of the discussions held on the basis of the courses and workshops offered by the project, it was possible to highlight the relevance of an approach that was not only multidisciplinary, but also one that took into account the idiosyncrasies of multimodal genres. Among the results, we can see how, via university extension, those involved began to take elements and tools to their discursive formation to problematize the discursive materialities that say something about (cis/trans) woman(s) beyond a certain field of power, enhancing debates about machismo, misogyny and homotransphobia.</p>
2024-10-22T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2340
A ficção especulativa de Ricardo Piglia
2024-07-04T18:03:12-03:00
Valdir Olivo Junior
volivo@unicentro.br
<p>O objetivo deste artigo é analisar e refletir acerca do processo criativo do romance <em>Respiración artificial</em> (1980), primeiro romance do escritor argentino Ricardo Piglia (1940-2017). Após publicação dos três volumes de <em>Los diarios de Emilio Renzi, </em>ocorrida entre 2015 e 2017, ficou ainda mais evidente o projeto borgeano de Piglia que pensa a literatura como indissociável da teoria e da crítica. A publicação, coordenada por Piglia, de partes selecionadas de seus diários, lançou luz sobre o laboratório criativo do escritor. <em>Los diarios de Emilio Renzi</em> abriu novas perspectivas de leitura para toda a produção de Piglia. É como se a “máquina polifacética” de Piglia encontrasse por fim sua locomotiva. Tomando como ponto de partida as reflexões desenvolvidas nos diários, este trabalho objetiva refletir sobre as relações entre os primeiros textos críticos publicados por Piglia e <em>Respiración artificial</em> (1980), seu primeiro romance. Esta pesquisa se insere no campo teórico-metodológico da crítica genética.</p> <p> </p>
2024-10-22T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/4904
La ficción especulativa de Ricardo Piglia
2024-11-23T20:21:27-03:00
Valdir Olivo Junior
volivo@unicentro.br
<p>El objetivo de este artículo es reflexionar acerca del proceso creativo de Respiración artificial (1980), primera novela del escritor argentino Ricardo Piglia (1940-2017). En Los diarios de Emilio Renzi, publicados entre 2015 y 2017, Piglia parece haber profundizado el proyecto borgeano de lo literario como indisociable de la teoría y la crítica. La publicación coordinada por Piglia de partes seleccionadas de sus diarios sacó a la luz su laboratorio creativo. Los diarios de Emilio Renzi abrieron nuevas perspectivas de lectura crítica para toda la producción de Piglia. Es como si la “máquina polifacética” de Piglia encontrara, por fin, su locomotora. Tomando como punto de partida las reflexiones desarrollada en los diarios, este trabajo objetiva reflexionar acerca de las relaciones entre los primeros textos críticos publicados por Piglia y sus relaciones con Respiración artificial (1980), su primera novela. Esta investigación tiene por base el campo teórico y metodológico de la crítica genética.</p>
2024-11-23T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1161
Estética da literatura em língua de sinais: estudos iniciais e relações possíveis entre a literatura sinalizada no Brasil e na Colômbia
2023-12-15T19:34:02-03:00
Clara Inés Montoya Gómez
claritaenlsc@gmail.com
Shirley Barbosa Das Neves Porto
shirley.barbosa@professor.ufcg.edu.br
<p>Este artigo apresenta contribuições conceituais e práticas da literatura em língua de sinais e elementos estéticos das produções literárias em língua de sinais, trabalhadas no âmbito do estágio de pesquisa de doutorado, realizado na Universidade Federal de Campina Grande, no Brasil. O objetivo principal é apresentar alguns elementos estéticos da literatura em língua de sinais e possíveis relações entre as produções literárias do Brasil e da Colômbia. A metodologia utilizada foi a videográfica, que consistiu na coleta, criação e revisão de produções literárias em vídeos, que permite a identificação de elementos estéticos típicos da língua de sinais. Entre os conceitos que a orientam, destaca-se a designação literatura em língua de sinais como forma linguística de celebrar a produção poética e narrativa, nascida da experiência visual; Destaca-se também a estética da literatura em língua de sinais, constituída pela materialização linguística advinda das formas de perceber o mundo e dar-lhe sentido a partir da visão como elemento fundamental para a compreensão <em>versus</em> a percepção sensível das experiências presentes nas produções literárias em Língua de Sinais Colombiana (LSC) e Língua Brasileira de Sinais (Libras). Como resultado, destaca-se a identificação de elementos estéticos comuns que destacam a criatividade artística dessas línguas de sinais. Nas produções literárias são apresentados parâmetros da língua de sinais, que têm em comum o caráter visual, as características não manuais, o movimento, a localização, a orientação e as configurações manuais, como elementos-chave dos recursos estéticos e literários que são utilizados para produzir sensibilidade e emoção no público.</p>
2024-11-25T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/4907
Estética de la literatura en lengua de señas: estudios iniciales y relaciones posibles entre la literatura señalizada en Brasil y Colombia
2024-11-25T15:40:04-03:00
Clara Inés Montoya Gómez
claramya@gmail.com
Shirley Barbosa Das Neves Porto
shirley.barbosa@professor.ufcg.edu.br
<p>Este artículo presenta aportes conceptuales y prácticos de literatura en lengua de señas y elementos estéticos de producciones literarias en lengua de señas, trabajados en el marco de la pasantía de investigación doctoral, llevada a cabo en la Universidad Federal de Campina Grande, en Brasil. El objetivo principal es presentar algunos elementos estéticos de la literatura en lengua de señas y posibles relaciones entre las producciones literarias en Brasil y en Colombia. La metodología utilizada fue videográfica, que consistió en la recolección, creación y revisión de producciones literarias en videos, que permiten identificar elementos estéticos propios de la lengua de señas. Entre los conceptos que lo orientan, se destaca la designación literatura en lengua de señas como forma lingüística de celebrar la producción poética y narrativa, nacida de la experiencia visual; también se resalta la estética de la literatura en lengua de señas, constituida por la materialización lingüística procedente de las formas de percibir el mundo y darle sentido a partir de la visión como elemento fundamental para la comprensión frente a la percepción sensible de las vivencias, presente en producciones literarias en lengua de señas colombiana(LSC) y lengua de señas brasilera (Libras). Como resultado se destaca la identificación de elementos estéticos comunes que resaltan la creatividad artística de esas lenguas de señas. En las producciones literarias se presentan parámetros de la lengua de señas, que tienen en común el carácter visual, rasgos no manuales, movimiento, localización, orientación y configuraciones manuales, como elementos clave de los recursos estéticos y literarios que se emplean para producir sensibilidad y emoción en el público.</p>
2024-11-25T00:00:00-03:00
© 2024 Revista Letras Raras