https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/issue/feed Revista Letras Raras 2024-03-10T00:00:00-03:00 Profª. Drª. Josilene Pinheiro-Mariz revistaletrasraras@setor.ufcg.edu.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">Revista Letras Raras [RLR] é um periódico acadêmico trimestral criado e dirigido por pesquisadores do Laboratório de Estudos de Letras e Linguagens na Contemporaneidade (LELLC-Grupo de Pesquisa /UFCG/ CNPq), dentre os quais, há professores do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande (CH/UFCG).</p> <p style="text-align: justify;">Aceita artigos, ensaios e resenhas, poemas, traduções, entrevistas de áreas do conhecimento além de ceder espaço à produção intelectual de acadêmicos de todo o país e do exterior, dede que estejam filiadas à área das Ciências das Linguagens e às suas múltiplas manifestações.</p> <p style="text-align: justify;">A RLR recebe contribuições em fluxo contínuo, exceto para os dossiês. Nesses casos, sempre haverá data limite para envio das propostas para cada dossiê.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>A Revista Letras Raras recebeu Qualis/Capes B1 em Linguística e Literatura.</strong></p> <p style="text-align: justify;">A Revista Letras Raras/ LELLC/ CH /UFCG trabalha com livre acesso a todas as edições e não há nenhum custo financeiro para colaboradores publicarem seus textos.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>e-ISSN</strong>: 2317-2347 </p> https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2192 O grito 2024-02-19T00:55:52-03:00 Frederico Gondim fredericotdg@gmail.com <p>Uma mulher e um curioso lampejo.</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 © 2024 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/484 Sinal Vermelho, Dias de Ativismo: som e feminina singularidade 2023-05-14T20:02:22-03:00 Marcelo Calderari Miguel marcelocalderari@yahoo.com.br <p>A poesia, ou texto lírico, é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada para: a aprendizagem; o deslocamento, a simbolização; a introjeção, a interiorização, a formação de imagens, a identificação; a projeção, a produção de fantasias e de fantasmas, a exteriorização criativa; o fomentar, motivar, aspirar, atrair, ligar memórias, o chamado, a escolha; a intelectualização, a racionalização, a conscientização; a comunicação dos inconscientes, a afetividade, a partilha das imagens, das fantasias, do jogo, do sentimento de comunhão e de comunidade; a formação de complexos, de atitudes, de opiniões, de estereótipos de comportamentos, a superação dos preconceitos e das corruptelas. Assim, a linguagem é utilizada com fins estéticos ou críticos, ou seja, ela retrata uma mensagem. Nestes 10 poemas traçam-se diversos perfis femininos. Lutadoras, conhecidas, anônimas, mitológicas, mães, instigadoras, artistas... Sempre provocando o "melhor" em cada pessoa, relembrando mulheres religiosas ou referências na literatura, em vários estilos e com cuidados visuais, são lavores que privilegiam a liberdade feminina, seu valor e a sua magnitude na sociedade.</p> 2024-02-23T00:00:00-03:00 © 2024 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/922 O gracejo da tia-avó 2023-09-02T20:25:12-03:00 Yvisson Gomes dos Santos yvissongomes@hotmail.com <p>Trata-se de um conto literário. Uma produção artística&nbsp;</p> 2024-02-23T00:00:00-03:00 © 2024 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1667 Ser rio: carta de águas do Norte a águas do Sul 2024-02-19T00:44:59-03:00 Marta Botelho Lira martinhablira@gmail.com <p>O texto artístico é oriundo de uma matéria feita da UFPR e ministrada pela professora Doutora Geisa Mueller.</p> 2024-02-23T00:00:00-03:00 © 2024 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2186 Ela 2024-02-19T00:53:53-03:00 Milena Geisa dos Santos Martins milenamartins18@gmail.com <p>A presente obra ilustra a fé e força (senti)mental feminina, para crescimento e manutenção da própria vida.&nbsp;</p> 2024-02-23T00:00:00-03:00 © 2024 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1019 Estudo comparativo de dois glossários em traduções francesas de Vidas Secas e Grande Sertão: Veredas 2024-01-08T23:38:41-03:00 Alice Rezende alice.soldan@hotmail.com Kamila Oliveira de Lima kamilamdeoliveira@gmail.com João Gabriel Marcelino joaogabrielcarvalho@hotmail.com <p>Nosso estudo busca investigar um item que vem há pouco ganhando interesse no campo dos Estudos de Tradução: o glossário. Embora possa encaixar-se na categoria mais ampla dos “paratextos” (GENETTE 2009), o glossário possui algumas especificidades próprias. Quando investigado em traduções, sua extensão e profundidade podem refletir escolhas do tradutor e da editora envolvidos no processo de publicação do livro. Propomos, assim, um breve estudo comparativo de glossários em duas traduções francesas de livros brasileiros. As traduções foram lançadas com duas décadas de distância, por editoras de diferentes público-alvo e abrangência comercial. Para facilitar a comparação, escolhemos obras que tratam de uma mesma sub-região: o sertão brasileiro – ou melhor, os sertões mineiro e alagoano – sendo estas obras: <em>Vidas Secas</em> (1938), de Graciliano Ramos e <em>Grande Sertão: Veredas </em>(1956), de Guimarães Rosa. Buscamos, sobretudo, identificar possíveis escolhas dos tradutores Mathieu Dosse (2014) e Maryvonne Lapouge-Pettorelli (1991), e de seus editores, concernindo a elaboração dos glossários.</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 © 2024 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2228 Étude comparative de deux glossaires, sur des traductions françaises de Vidas Secas et Grande Sertão: Veredas 2024-03-04T11:21:06-03:00 Alice Soldan Rezende alice.soldan@hotmail.com Kamila Moreira de Oliveira de Lima kamilamdeoliveira@gmail.com João Gabriel Carvalho Marcelino joaogabrielcarvalho@hotmail.com <p>Dans cet article, nous cherchons à étudier un thème qui semble être progressivement mis en lumière dans le champ des Études de Traduction&nbsp;: le glossaire. Bien qu’il puisse être inclus dans la plus vaste catégorie des «&nbsp;paratextes&nbsp;» (GENETTE 2009), le glossaire possède, en même temps, quelques caractéristiques qui lui sont propres. Lorsqu’on analyse un glossaire sur une traduction, son étendue et sa profondeur peuvent nous aider à étudier des choix des traducteurs et éditeurs qui ont contribué à la publication du livre. Nous proposons, ainsi, une brève étude comparative de glossaires, sur deux traductions françaises de livres brésiliens. Les traductions ont été publiées avec l’écart d’une vingtaine d’années, par des maisons d’édition visant différents publics et aux envergures commerciales diverses. Dans le but de favoriser la comparaison, nous avons choisi des œuvres qui traitent d’une même sub-région du Brésil&nbsp;: le <em>Sertão</em> – ou bien, les <em>Sertões</em> de Minas Gerais et Alagoas. Les œuvres en question sont <em>Vidas Secas </em>(1938) de Graciliano Ramos et <em>Grande Sertão : Veredas (1956), </em>de Guimarães Rosa. Nous avons cherché, surtout, à analyser quelques choix des traducteurs Mathieu Dosse, dans <em>Vies Arides </em>(2014), et Maryvonne Lapouge-Pettorelli, dans <em>Diadorim</em> (1991), ainsi que des choix de leurs éditeurs et éditrices, concernant l’élaboration de leurs glossaires. Comme résultat, cette étude nous a permis de reconnaître des réseaux d’interrelations linguistiques, culturelles et humaines qui connectent les agents/es concernés/ées par les originaux et leurs traductions</p> 2024-03-04T00:00:00-03:00 © 2024 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1909 Venezolanos/as en las escuelas brasileñas: reflexiones y estrategias desde la educación plurilingüe 2023-12-10T01:35:54-03:00 Daniel Guillermo Gordillo Sánchez danielgordillo65@gmail.com Angela Maria Erazo Munoz angela.erazom@gmail.com <p>O artigo aborda a questão migratória na educação por meio de um balanço teórico sobre as abordagens plurais e a educação intercultural, evidenciando a potência dos conceitos de plurilinguismo e interculturalidade e seus possíveis usos no contexto de diversidade e migração escolar venezuelana no Brasil. Além disso, apresentamos e analisamos duas ações didáticas realizadas em uma escola pública de João Pessoa, no nordeste brasileiro, no âmbito de uma pesquisa de doutorado e um programa de extensão universitária. Destas experiências, destacamos a necessidade de pensar e construir um modelo de escola intercultural e plurilíngue a partir de um olhar interdisciplinar que contemple os estudos sobre cultura, língua, educação e diversidade. Da mesma forma, ressaltamos a necessidade de políticas públicas e ações pedagógicas que valorizem os repertórios linguísticos e culturais dos estudantes migrantes nas escolas.</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 © 2024 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2227 Venezuelans in brazilian schools: reflections and strategies from plurilingual education 2024-02-29T23:08:08-03:00 Daniel Guillermo Gordillo Sánchez danielgordillo65@gmail.com Angela Maria Erazo Muñoz angela.erazom@gmail.com <p>The article addresses the issue of migration in education by conducting a theoretical overview of pluralistic approaches and intercultural education. We explore both notions using various theoretical and analytical contributions from the fields of linguistic and intercultural education (Silva, 2010; Candelier, 2013; Candau, 2013; Russo; Borri-Anadon, 2019; Puh, 2020; Friedrich; Melo-Pfeifer; Ruano, 2021) and discuss their implementation at an educational institution attended by Venezuelan migrants. We present and analyze two didactic actions conducted in a public school in João Pessoa, in the Brazilian Northeast, within the framework of doctoral research and the university extension program MOBILANG UFPB: mobility, citizenship, and plurilingualism. Considering these didactic experiences, we highlight the need to conceive and build a model of an intercultural and plurilingual school from an interdisciplinary and articulated perspective that encompasses studies on culture, language, education, and diversity. We emphasize the need for public policies and pedagogical actions that value the linguistic and cultural repertoires of migrant students in schools.</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 © 2024 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1168 Do palco às práticas de letramento por uma análise do discurso do rock 2023-11-29T11:31:35-03:00 Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima ffpalima@uol.com.br Poliana Machado Paranhos polymachadoparanhos@gmail.com <p>Este trabalho objetiva analisar, à luz do postulado da Análise do Discurso, em sua articulação com os estudos dos Letramentos, o discurso do rock <em>Que país é esse?</em>, lançado pela banda Legião Urbana em 1987. Esta canção, para além do seu tempo, materializa enunciados de protesto que se reatualizam no contexto da política brasileira. Por entendermos que a música tem seu lugar de protagonismo entre os protestos que convocam o sujeito a se posicionar contra opressões e diferentes crises que afligem o mundo, o rock é uma prática de oralização e discurso que acompanha tais acontecimentos, traduzindo-os às pessoas, despertando-lhes para a luta contra realidades desumanas. Entre os diversos estilos musicais, o rock de protesto constitui um gênero significativo a discussões que envolvem temáticas políticas e transita pelos mais diferentes campos da atuação humana. Em específico, forja um tipo de regularidade enunciativa, cantando posicionamentos em um dado contexto de manifesto e luta ideológica. A partir da análise que realizamos, observamos como a atividade de leitura em sala de aula pode dar ao enunciado do rock possibilidades de reflexão sobre o lugar do sujeito que enuncia e do outro, aquele que o interpreta. É uma prática de letramento que pode traduzir ao sujeito escolar habilidades de leitura e contextualizar a política nacional na atualidade. Ou seja, há uma atemporalidade que atravessa os enunciados do rock e reivindica o olhar sobre o exercício da cidadania, de direitos e deveres, enquanto habilidades que se relacionam com as práticas sociais.</p> 2024-02-23T00:00:00-03:00 © 2024 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2210 From stage to literacy practices: through an analysis of rock discourse 2024-02-22T21:04:18-03:00 Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima ffpalima@uol.com.br Poliana Machado Paranhos polymachadoparanhos@gmail.com <p>This work aims to analyze, in the light of the postulate of Discourse Analysis, in its articulation with Literacy studies, the rock discourse What country is this?, released by the band Legião Urbana in 1987. This song, beyond its time, materializes statements of protest that are updated in the context of Brazilian politics. Because we understand that music has a leading role among protests that call on people to take a stand against oppression and different crises that afflict the world, rock is a practice of oralization and discourse that accompanies such events, translating them to people, awakening them to the fight against inhuman realities. Among the different musical styles, protest rock constitutes a significant genre for discussions involving political themes and moves across the most different fields of human activity. Specifically, it forges a type of enunciative regularity, singing positions in a given context of manifesto and ideological struggle. From the analysis we carried out, we observed how the reading activity in the classroom can give the rock statement possibilities for reflection on the place of the subject who enunciates and the other, the one who interprets it. It is a literacy practice that can translate reading skills to students and contextualize current national policy. In other words, there is a timelessness that runs through rock's statements and demands a look at the exercise of citizenship, rights and duties, as skills that relate to social practices.</p> 2024-02-23T00:00:00-03:00 © 2024 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1080 Indícios de autoria em redações nota mil do Enem: uma ressonância de vozes enunciativas 2023-12-16T17:12:12-03:00 Marcela Ribeiro Trindade Trindade marcelart1245@gmail.com Anna Clara Souza Fonseca Fonseca annasouza403@gmail.com Anny Karoline Santana Silva Silva santanakarol.silva@gmail.com Maria Cristina Ruas de Abreu Maia Maia mariacristinaruasabreumaia@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho tem como objetivo geral analisar o gerenciamento de vozes enunciativas na elaboração de duas redações nota mil do Enem 2021, em que os redatores valem-se da estratégia de incluir outras vozes, visando atender às competências dois e três, extraídas de um conjunto de cinco competências obrigatórias, conforme determina a Cartilha do Participante do Enem (2020), e, de modo específico,&nbsp; descrever se a presença dessas vozes contribui para o apagamento do redator, ou revela indícios de autoria nos exemplares selecionados. Subsidia-se a análise a partir do quadro teórico-metodológico dos estudos discursivos, com as contribuições de Bakhtin (1997, 2011) e&nbsp; Possenti (2002) sobre a noção de autoria, atrelado aos estudos de Bronckart (1999), Boch e Grossmann (2002) sobre a manifestação de vozes enunciativas em textos. Metodologicamente, esta pesquisa é qualitativa e interpretativista aplicada a um </span><em><span style="font-weight: 400;">corpus</span></em><span style="font-weight: 400;"> de duas redações nota mil do Enem 2021, extraídas do site G1, cuja temática era “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", que exigia do candidato, além de atender as cinco competências, conhecimentos textuais, linguísticos e a utilização de um repertório sociocultural adotado como argumento de autoridade,&nbsp; a fim de validar o ponto de vista defendido pelo redator. Após as análises, os resultados contrariam o apagamento das vozes autorais, em razão de que a ressonância de vozes enunciativas, nas redações nota mil do Enem, atendem às competências dois e três e servem para validar o discurso defendido por quem se responsabiliza pelo texto, revelando os indícios de autoria.</span></p> 2024-02-23T00:00:00-03:00 © 2024 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2212 Authorship Indicators in Perfect Score Essays on the Enem: a Resonance of Enunciative Voices 2024-02-22T22:21:17-03:00 Marcela Ribeiro Trindade marcelart1245@gmail.com Anna Clara Souza Fonseca annasouza403@gmail.com Anny Karoline Santana Silva santanakarol.silva@gmail.com Maria Cristina Ruas de Abreu Maia mariacristinaruasabreumaia@gmail.com <p>This work aims to analyze the management of enunciative voices in two perfect score essays from the Enem 2021, where the writers employed the strategy of including other voices to meet competencies two and three, derived from a set of five mandatory competencies, as outlined in the Participant's Guide of the Enem (2020). Specifically, it seeks to describe whether the presence of these voices contributes to the erasure of the writer or reveals signs of authorship in the selected samples. Theoretically, the study draws from the framework of discursive studies, emphasizing the contributions of Bakhtin (1997, 2011) and Possenti (2002) on the notion of authorship, coupled with the studies of Bronckart (1999), Boch, and Grossmann (2002) on the manifestation of enunciative voices in texts. Methodologically, this research is characterized as qualitative and interpretative, applied to a corpus of two perfect score essays from Enem 2021, extracted from the G1 website. In that year, the theme proposed by the exam was "Invisibility and civil registration: guarantee of access to citizenship in Brazil," which required candidates to meet the five competencies of the Enem related to textual and linguistic knowledge and the use of a sociocultural repertoire adopted as an argument of authority to validate each writer's perspective. After the analyses, the results contradict the erasure of authorial voices, as the resonance of enunciative voices complies with competencies two and three and serves to validate the discourse defended by the writer, revealing indications of authorship.</p> 2024-02-23T00:00:00-03:00 © 2024 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2215 Capa 2024-02-23T21:04:15-03:00 Maria Rennally Soares da Silva rennally.fr@hotmail.com Mathilde Lendresse producaoeditorial.rlr@hotmail.com <p>Capa</p> 2024-02-23T00:00:00-03:00 © 2024 Revista Letras Raras