https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/issue/feed Revista Letras Raras 2023-08-31T00:00:00-03:00 Profª. Drª. Josilene Pinheiro-Mariz revistaletrasraras@setor.ufcg.edu.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">Revista Letras Raras [RLR] é um periódico acadêmico trimestral criado e dirigido por pesquisadores do Laboratório de Estudos de Letras e Linguagens na Contemporaneidade (LELLC-Grupo de Pesquisa /UFCG/ CNPq), dentre os quais, há professores do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande (CH/UFCG).</p> <p style="text-align: justify;">Aceita artigos, ensaios e resenhas, poemas, traduções, entrevistas de áreas do conhecimento além de ceder espaço à produção intelectual de acadêmicos de todo o país e do exterior, dede que estejam filiadas à área das Ciências das Linguagens e às suas múltiplas manifestações.</p> <p style="text-align: justify;">A RLR recebe contribuições em fluxo contínuo, exceto para os dossiês. Nesses casos, sempre haverá data limite para envio das propostas para cada dossiê.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>A Revista Letras Raras recebeu Qualis/Capes B1 em Linguística e Literatura.</strong></p> <p style="text-align: justify;">A Revista Letras Raras/ LELLC/ CH /UFCG trabalha com livre acesso a todas as edições e não há nenhum custo financeiro para colaboradores publicarem seus textos.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>e-ISSN</strong>: 2317-2347 </p> https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1010 Colaboradores e Organizadores 2023-08-26T00:14:40-03:00 Rubén González Vallejo ruben_862@hotmail.com Josilene Pinheiro-Mariz jsmariz22@hotmail.com <p>Colaboradores e Organizadores.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1008 Apresentação 2023-08-26T00:09:04-03:00 Rubén González Vallejo ruben_862@hotmail.com Josilene Pinheiro-Mariz jsmariz22@hotmail.com Maria Rennally Soares da Silva rennally.fr@hotmail.com <p>Apresentação.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1009 Apresentação (ENG) 2023-08-26T00:12:46-03:00 Rubén González Vallejo ruben_862@hotmail.com Josilene Pinheiro-Mariz jsmariz22@hotmail.com Maria Rennally Soares da Silva rennally.fr@hotmail.com <p>Apresentação (ENG).</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1011 Apresentação (ESP) 2023-08-26T17:29:48-03:00 Rubén González Vallejo ruben_862@hotmail.com Josilene Pinheiro-Mariz jsmariz22@hotmail.com Maria Rennally Soares da Silva rennally.fr@hotmail.com <p>Apresentação (ESP).</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/623 A luta do humano até o humano: a poesia de O ato de respirar de Sony Labou Tansi 2023-08-14T20:41:15-03:00 Jorge Morais jermorais@gmail.com <p>A tradução de poesia africana no Brasil é um fenômeno raro. Desde a publicação de <em>Poemas</em> de Leopold Sédar Senghor em 1969 tivemos, salvo engano, apenas a tradução de Jean-Joseph Rabearivelo de Madagascar e de Tahar Ben Jelloun do Marrocos. Coincidentemente ou não todos esses autores escreveram literatura em francês na África. O problema está alhures como se pode imaginar e a publicação do livro ora em análise também tem relação com o contexto da literatura brasileira recente. É bom ver editoras brasileiras se aventurando a publicar poesia africana traduzida sem passar pelo intermédio dos ditames do mercado norte-americano, mas é preciso cautela com a leitura que é feita dela. Sony Labou-Tansi é um autor refratário a classificações fáceis e exotização e não há nesse livro referência a raça ou África como uma leitura apressada pode dar a entender.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/612 O exercício de dizer adeus em Spiritfarer 2023-08-14T20:40:36-03:00 Vinícius Ryan de Sousa Montenegro viniciusryaan@gmail.com <p>Resenha.</p> <p> </p> <p> </p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1006 Editorial 2023-08-26T00:05:28-03:00 Josilene Pinheiro-Mariz jsmariz22@hotmail.com Maria Rennally Soares da Silva rennally.fr@hotmail.com <p>Editorial</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1007 Editorial (ENG) 2023-08-26T00:07:19-03:00 Josilene Pinheiro-Mariz jsmariz22@hotmail.com Maria Rennally Soares da Silva rennally.fr@hotmail.com <p>Editorial (ENG).</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/813 La gamificación con videojuegos en clase de ELE: propuesta didáctica 2023-07-12T19:33:19-03:00 Gregorio Espinar Ruiz gregorio.espinar.93@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">El mundo de la enseñanza de idiomas, como cualquier otro sector de la sociedad, se encuentra en un punto de adaptación a la irrupción de internet y las nuevas tecnologías. El presente artículo tiene como primer objetivo estudiar las posibilidades en el aula de Español como Lengua Extranjera (ELE) de uno de los objetos emblema del desarrollo tecnológico actual: los videojuegos. Para ello, se parte del estudio de un marco teórico en el que se analizan los conceptos de ‘juego’, ‘videojuego’, ‘serious game’ y ‘gamificación’, su importancia en la sociedad actual y se aportan ejemplos de videojuegos cuyo uso en el aula es cada vez más habitual. El segundo objetivo, y con el que se concluye el artículo, es la elaboración de una propuesta de actividad didáctica gamificada consistente en la creación en el aula de un librojuego digital mediante el uso de programas de sencillo uso y fácil acceso.</span></p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/988 Gamification with video games in Spanish as Foreign Language 2023-08-25T17:22:55-03:00 Gregorio Espinar Ruiz gregorio.espinar.93@gmail.com <p>The world of language teaching and acquisition, just like any other sector of society, is currently going through an adaptation process due to the appearance of the Internet and new technologies. The first goal of this article is to study the possibilities within a Spanish language class of one of the most emblematic objects of technological development: video games. To achieve this, we will first examine the theoretical framework in which the concepts ‘game’, ‘serious game’, ‘videogame’ and ‘gamification’ are analyzed and later present examples of videogames that are being used increasingly often in the classroom. The second objective, which concludes the article, is the elaboration of a gamified educational proposal consistent with the creation of an in-class digital gamebook using user-friendly and easy access software.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/808 Creatividad y aprendizaje de lenguas a través de narrativas digitales, traducción audiovisual didáctica y los Sims 2023-07-26T23:01:33-03:00 Antonio Tinedo-Rodríguez ajtinedo@flog.uned.es <p>En un mundo digitalizado en el que la multimodalidad forma parte de la rutina diaria es de gran interés explorar las posibilidades didácticas de las narrativas digitales. En ese sentido, partiendo de un paradigma paidocéntrico, se ha diseñado una propuesta pedagógica que tiene como objetivo que el alumnado sea capaz de crear sus propias narrativas digitales una L2/LE aplicando la Traducción Audiovisual Didáctica. El objetivo principal es que el alumnado sea capaz de crear su propia historia en una L2, aplicando técnicas de doblaje y subtitulado. De esta forma se pretende que se trabajen de forma integrada las destrezas lingüísticas en la L2/LE junto con las competencias digitales. Para crear los materiales audiovisuales se propone que el alumnado haga uso del videojuego <em>Los Sims</em> debido al hecho de que este juego es gratuito y que permite simular situaciones de la vida real. Se espera que la motivación causada por la producción de materiales audiovisuales propios, junto a la exposición a la L2/LE permita que el alumnado adquiera la lengua a la vez que desarrolla su creatividad en entornos virtuales.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/989 Creativity and Language Learning through Digital Narratives, Didactic Audiovisual Translation and ‘The Sims’ 2023-08-25T17:27:57-03:00 Antonio Tinedo-Rodríguez ajtinedo@flog.uned.es <p>In a digitalized world where multimodality is part of daily routine, it is of great interest to explore the didactic possibilities of digital narratives. In this regard, based on a student-centred paradigm, this pedagogical proposal has been designed with the aim of enabling students to create their own digital narratives in a second/foreign language (L2/FL) by combining two Didactic Audiovisual Translation modes: subtitling and dubbing. To create the audiovisual materials, it is proposed that students make use of the video game "The Sims" due to its availability and its potential to simulate real-life situations. It is expected that the motivation derived from producing their own audiovisual materials, combined with exposure to the L2/FL, will enable students to acquire the language while fostering their creativity in virtual environments.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/739 Enseñanza basada en el juego y la gamificación en ELE: casos y proyectos 2023-07-09T10:08:30-03:00 JOSÉ MANUEL FONCUBIERTA MURIEL jose.foncubierta@dfilo.uhu.es José María Rodríguez Santos chemarodriguez82@gmail.com <p>El presente trabajo aborda el juego y la estrategia resultante del empleo de sus elementos, conocida también como gamificación o ludificación, como motores de la motivación del alumnado de español como lengua extranjera. Partiendo de la relevancia del juego en el proceso de aprendizaje desde posiciones que van desde lo antropológico hasta lo neurocientífico, se abordan las ideas del componente narrativo y la sensación de juego como elementos destacados en ese objetivo de implicar a los estudiantes en las tareas de aprendizaje, aportando casos prácticos concretos sobre su aplicación.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/990 Game-based teaching and gamification in ELE: cases and projects 2023-08-25T17:45:07-03:00 José Manuel Foncubierta Muriel jose.foncubierta@dfilo.uhu.es José María Rodríguez Santos chemarodriguez82@gmail.com <p>The present work deals with the game and the strategy resulting from the use of its elements, also known as gamification, as motors of the motivation of students of Spanish as a foreign language. Starting from the relevance of the game in the learning process from positions ranging from the anthropological to the neuroscientific, the ideas of the narrative component and the sensation of the game are addressed as prominent elements in this objective of involving students in learning tasks, providing specific practical cases on its application.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/658 Aplicativos e jogos digitais no processo de alfabetização escolar 2023-07-18T14:19:26-03:00 Adriana Falqueto Lemos flemos.adriana@gmail.com Janaína Vilela janaína.franciele@alunos.ifsuldeminas.edu.br Tiele do Couto tiele.couto@alunos.ifsuldeminas.edu.br <p>Este estudo trata do uso de aplicativos e jogos digitais educacionais existentes que foram projetados para serem trabalhados no processo de alfabetização no que diz respeito às habilidades relacionadas à BNCC. Tem-se como objetivo investigar como estas ferramentas tecnológicas digitais podem auxiliar os professores no processo de alfabetização dos alunos de maneira lúdica. Para isso, foi utilizada a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, tendo como base a revisão de literatura sobre o tema da pesquisa e a análise de quatro jogos, <em>Aprenda ler a escrever - Aprenda o alfabeto</em>; <em>Graphogame</em>; <em>Forma palavra,</em> e <em>Palavra secreta</em>. Como resultado, pode-se afirmar que o uso de vários aplicativos e jogos digitais é de grande importância para auxiliar o professor, já que gera recursos pedagógicos apropriados com capacidade para ampliar as formas de ensino-aprendizagem de modo inovador, aumentando a motivação, a interação, a atenção, estimulando positivamente a leitura e a escrita dos estudantes no processo de alfabetização.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/991 Digital applications and games in school literacy process 2023-08-25T17:55:01-03:00 Adriana Falqueto Lemos flemos.adriana@gmail.com Janaína Franciele do Couto Vilela janaína.franciele@alunos.ifsuldeminas.edu.br Tiele Pereira do Couto tiele.couto@alunos.ifsuldeminas.edu.br <p>This study deals with the use of existing educational digital apps and games that were designed to be worked on in the literacy process, with regard to BNCC-related skills. The objective is to investigate how these digital technological tools can help teachers in the literacy process of students in a playful way. For this, a bibliographic research with a qualitative approach was used, - with methodology support by Lemos (2020), based on the literature review on the research topic and the analysis of four games, Aprenda ler a escrever - Aprenda o alfabeto, Graphogame, Forma palavra and Palavra secreta. As a result, it can be said that the use of various applications and digital games is of great importance to help the teacher, since it generates appropriate pedagogical resources with the capacity to expand the forms of teaching and learning in an innovative way, increasing motivation, interaction, attention, positively stimulating students’ reading and writing in the literacy process.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/712 Repensando a Gamificação A Partir das Contribuições dos Estudos em Letramentos em Jogos Digitais e dos Game Studies: O Exemplo da Atividade “Oral English – Games" 2023-07-17T17:04:24-03:00 Vinícius Oliveira de Oliveira v_oliveira@ufms.br Nathalia Silva nathalia.lopes@ufms.br <p>O presente artigo consiste em problematizar uma atividade gamificada e desenvolvida para o ensino da oralidade em Língua Inglesa, cujo nome é “Oral English – Games”. Essa atividade foi desenvolvida e hospedada no repositório de materiais de ensino chamado ELO. Especificamente, nosso objetivo foi o de discutir em que medida as contribuições dos estudos em Letramentos em Jogos Digitais e Game Studies seriam capazes de contribuir para fortalecer as mecânicas de gamificação que estão presentes no design da atividade. A escolha por essa atividade se deu pelo fato de que a mesma, além de gamificada, apresenta um conteúdo sobre jogos digitais que facilita o vínculo com as áreas que são discutidas ao longo do artigo. Como referencial teórico, foram utilizados autores do campo de estudos conhecido como Game Studies, os quais são amplamente discutidos em diferentes áreas afins aos jogos digitais. Assim como, foram discutidos autores do campo dos Letramentos em Jogos Digitais que tem se dedicado à problematizar os complexos processos de ensino de linguagens a partir dos jogos. Como resultados, foi possível concluir que os jogos apresentados na atividade voltada ao ensino da oralidade em Língua Inglesa poderiam ser discutidos sob o ponto de vista dos letramentos, como uma forma de integrar a dimensão semântica dos jogos no processo de aprendizagem das habilidades orais trabalhadas.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/992 Rethinking gamification according to contributions made by studies in videogame literacy and game studies: the example of the activity “Oral English — Games” 2023-08-25T18:07:35-03:00 Vinícius Oliveira de Oliveira v_oliveira@ufms.br Nathalia Lopes da Silva nathalia.lopes@ufms.br <p>This paper aims to discuss a gamified activitied that was developed to teach listeniing skills in English, which is called “Oral English — Games”. This activity was developed and hosted in the site ELO. In specific terms, our objective was to discuss to what extent the contributions of studies made according to Videogame Literacy Studies and Game Studies would help to contribute the gamification mechanics of this activity. The choice for this activity is justified by the reason that is a gamified activity that presents some content related to digital games. This characteristic makes possible the link to the areas will be discussed in the paper. As the theoretical background, authors from the fields of Game Literacy and Game Studies were discussed in order to problematize the complex processes that occur in the language learning mediated through games. As results, it was possible to conclude that the games presented in the activity directed to listening learning could have been discussed according to Literacy Studies lenses, in order to integrate the semantic dimension of games in the process of listening skills discussed on the activity</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/713 Gamificação na aprendizagem de língua espanhola 2023-07-17T17:04:58-03:00 Aline Carolina Farias alinefarias.cf@gmail.com Luana Sbeghen luanasbeghen@gmail.com <p>Dentro da perspectiva de uma aprendizagem ativa, focamos, nesse artigo, na gamificação, que se traduz pela aprendizagem por meio de jogos. Como objetivo geral, buscamos refletir sobre&nbsp;a prática de jogos analógicos em aulas de língua espanhola. Partimos do viés analógico porque o jogo no viés digital, ligado à sua necessidade de acesso à internet, ainda não é de acesso para todos, principalmente nas escolas públicas do país. Durante esse artigo também respondemos à seguinte pergunta: quais impactos o uso de jogos analógicos oferece na aprendizagem de língua espanhola? Baseados no método qualitativo, nosso principal referencial teórico está baseado em Feuerstein (2014), Moran (2019), Azcoaga (1973) e Lee Sheldon (2012; 2020). Reitera-se nas conclusões a importância da gamificação como metodologia ativa e também a reflexão dos diferentes fatores que envolvem o ensino do espanhol como língua estrangeira no Brasil.&nbsp;</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/994 Gamificación en el aprendizaje de lengua española 2023-08-25T18:35:18-03:00 Aline Carolina Farias alinefarias.cf@gmail.com Luana Bottcher Sbeghen luanasbeghen@gmail.com <p>Dentro de la perspectiva de un aprendizaje activo, en este artículo nos enfocamos en la gamificación – que se traduce en el aprendizaje a través de juegos. Como objetivo general, nuestro objetivo es reflexionar sobre la práctica de juegos analógicos en clase de lengua española. Partimos de una perspectiva analógica, dado que los juegos digitales, ligados a su necesidad de acceso a internet, todavía no están al alcance de todos, especialmente en las escuelas públicas del país. En este artículo también contestamos a la siguiente pregunta: ¿qué impacto ofrece el uso de juegos analógicos en el aprendizaje de la lengua española? Basándonos en el método cualitativo, nuestras principales referencias teóricas están fundamentadas en Feuerstein (2014), Moran (2019), Azcoaga (1973) y Lee Sheldon (2012; 2020). En las conclusiones se reitera la importancia de la utilización de los juegos como metodología activa en la educación y de la reflexión sobre los diferentes factores que conlleva la enseñanza del español como lengua extranjera en Brasil.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/469 As tecnologias digitais e a pedagogia dos multiletramentos: desafios para o ensino dos gêneros textuais 2023-07-17T17:03:13-03:00 Neide Araujo Castilho Teno cteno@uol.com.br Alessandra Risalde Dias alessandrarisaldedias@gmail.com Rosely Brum Ojeda rosybrumojeda@gmail.com <p>Compartilhando das reflexões de Marcuschi (2002), Rojo ( 2013, 2012), Lemke (2010),entre outros acerca da&nbsp; relevância da Pedagogia dos Multiletramentos, e das Tecnologias Digitais&nbsp; o referido artigo, objetiva apresentar reflexões teóricas acerca desta perspectiva multimodal e os seus pressupostos para o ensino de língua portuguesa. Os multiletramentos e as tecnologias digitais exprimem um dos desafios para os programas de pós-graduação <em>stricto sensu </em>do país, bem como para a prática cotidiana dos professores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na área da Linguística Aplicada em aportes teóricos de estudiosos que vem discutindo apontando desafios e contribuições dos multiletramentos e das tecnologias digitais. O estudo assinala para a alternativa &nbsp;de cada vez mais redimensionar o currículo dos contextos educacionais&nbsp; a incorporar dos multiletramentos aliados aos artifícios&nbsp; digitais com o fito de &nbsp;refletir sobre as percepções de linguagem em tempos modernos e as exigências emergentes.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/995 Digital technologies and multiliteracies y pedagogy: challenges for teaching textual genres 2023-08-25T18:38:28-03:00 Neide Araujo Castilho Teno cteno@uol.com.br Alessandra Risalde Dias alessandrarisaldedias@gmail.com Rosely Brum Ojeda rosybrumojeda@gmail.com <p>Sharing the reflections of Marcuschi (2002), Rojo (2013, 2012), Lemke (2010), among others about the relevance of multiliteracy pedagogy, and digital technologies, this article aims to present theoretical reflections about this multimodal perspective and its assumptions for teaching the Portuguese language. Multiliteracies and digital technologies express one of the challenges for stricto sensu graduate programs in the country, as well as for teachers' daily practice. This is a bibliographical research, in the area of ​​Applied Linguistics in theoretical contributions of scholars who have been discussing pointing challenges and contributions of multiliteracies and digital technologies. The study points to the alternative of increasingly resizing the curriculum of educational contexts to incorporate multiliteracies allied to digital artifices in order to reflect on the perceptions of language in modern times and the emerging demands.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/479 Estratégias para a leitura multimodal: análise de inferências durante a leitura de tirinhas em espanhol 2023-07-17T17:02:21-03:00 Liviane da Silva Martins liviane-martins@hotmail.com Francisco Welligton Borges Gomes wellborges@hotmail.com <p>Lemos diariamente textos que apresentam os mais variados recursos semióticos, como imagem, cores e layouts diversos, levando-nos a mudanças na nossa prática leitora. Para isso, acionamos as estratégias de leitura que nos possibilitem explorar todo o texto multimodal, tanto em língua materna como em língua estrangeira. Sendo os estudos sobre as estratégias de leitura de textos multimodais, tanto em língua materna como em língua estrangeira, um campo relativamente novo, propomos, nessa pesquisa, analisar o modo como um grupo de alunos constrói inferências durante a leitura de textos multimodais em espanhol por meio da associação de outras estratégias. Essa pesquisa se caracteriza por ser qualitativa e se deu por meio de um estudo de caso realizado com nove estudantes de espanhol do Ensino Médio de uma escola pública estadual em Teresina. Aplicamos um questionário de compreensão textual abordando três tirinhas em espanhol. Ao analisar as estratégias de leitura utilizadas pelos participantes percebemos que as inferências foram elaboradas a partir da integração de uma série de recursos e elementos mobilizados pelo leitor. Concluímos que é importante o leitor integrar os modos semióticos dos textos em espanhol observando os recursos visuais para melhor apropriar-se das estratégias de leitura.</p> <p>&nbsp;</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/996 Estrategias de lectura multimodal: análisis de inferencias durante la lectura de cómics en español 2023-08-25T18:43:41-03:00 Liviane da Silva Martins liviane-martins@hotmail.com Francisco Welligton Borges Gomes wellborges@hotmail.com <p>Leemos a diario textos que presentan los más variados recursos semióticos, como la imagen, los colores y las diversas maquetaciones, lo que nos lleva a introducir cambios en nuestra práctica lectora. Para ello, activamos las estrategias de lectura que nos permiten explorar la totalidad del texto multimodal, tanto en lengua materna como en lengua extranjera. Dado que los estudios sobre dichas estrategias son un campo relativamente nuevo, nos proponemos, en esta investigación, analizar las inferencias construidas por un grupo de estudiantes durante la lectura de textos multimodales en español a través de la asociación de otras estrategias. Las discusiones fueron presentadas desde el punto de vista de autores como Koch e Elias (2008), Kato (1995), Kleiman (1989, 2000, 2002), Solé (2007), Coscarelli e Novais (2010) e van Leeuwen (2017). Esta investigación se caracteriza por ser cualitativa y exploratoria y se llevó a cabo a través de un estudio de caso con nueve estudiantes de español de Secundaria de una escuela pública estatal de Teresina. Se aplicó un cuestionario de comprensión de textos relacionados con tres historietas en español. Al analizar las estrategias de lectura utilizadas por los participantes observamos que las inferencias se realizaban a partir de la integración de una serie de recursos y elementos movilizados por el lector. Concluimos que es importante que el lector integre los modos semióticos de los textos en español, observando los recursos visuales para apropiarse mejor de las estrategias de lectura.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/743 A utilização do Gamification para a avaliação de língua inglesa no contexto do Ensino Superior: uma perspectiva inovadora 2023-07-19T18:50:57-03:00 Roseli Wanderley de Araújo Serra roseli.2021800122@unicap.br Josemeire Caetano josemeirecaetano@gmail.com Roberta Caiado roberta.caiado@unicap.br <p>A avaliação no contexto do Ensino Superior desempenha um papel fundamental no processo educativo, pois tem como objetivo medir o progresso e a aquisição de conhecimento por parte dos estudantes. Entretanto, as abordagens tradicionais de avaliação, muitas vezes, são percebidas como monótonas e desmotivadoras, resultando em uma falta de engajamento e em resultados insatisfatórios. A Era Digital traz novas perspectivas em quase todas as áreas na rotina da humanidade, surge, então, o Gamification como uma proposta inovadora capaz de transformar práticas educacionais. Nosso objetivo é analisar os efeitos do Gamification na avaliação do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Superior. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa quanti-quali e descritiva, utilizando o estudo de caso como abordagem. Participaram da pesquisa dois discentes do curso de Letras - sexto período, Português e Inglês, de uma instituição de Ensino Superior na cidade do Recife. Além disso, contamos com a participação de um professor de inglês da referida instituição e entrevistamos dez professores de inglês, randomicamente, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas em meio digital. Dessa forma, utilizamos as seguintes estratégias: (i) observação das aulas de Língua Inglesa do sexto período; (ii) realização de entrevistas semiestruturadas com os discentes e docentes de Língua Inglesa; (iii) construção da Avaliação Gamificada; (iv) aplicação da Avaliação Gamificada em TDM; (v) realização de uma nova entrevista semiestruturada com os discentes após a conclusão da Avaliação Gamificada. Nossos resultados atestam a eficácia da Avaliação Gamificada para o ensino, a aprendizagem e a avaliação de Língua Inglesa no Ensino Superior.</p> <p>PALAVRAS-CHAVE: Ensino-aprendizagem; Tecnologias Digitais; Gamification; Língua Inglesa.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/997 The use of Gamification for English language assessment in Higher Education: an innovative perspective 2023-08-25T18:47:58-03:00 Roseli Wanderley de Araújo Serra roseli.2021800122@unicap.br Josemeiere Caetano da Silva josemeirecaetano@gmail.com Roberta Varginha Ramos Caiado roberta.caiado@unicap.br <p>Assessment within the context of Higher Education plays a pivotal role in the educational process, as its main objective is to gauge students' progress and knowledge acquisition. However, traditional assessment approaches are often perceived as monotonous and demotivating, leading to a lack of engagement and unsatisfactory outcomes. In the era of Digital Technology, which brings forth new perspectives across various aspects of human life, Gamification emerges as an innovative proposal capable of transforming educational practices. This article aims to analyze the effects of Gamification on the assessment of English language teaching and learning in Higher Education. Methodologically, we conducted a quantitative and qualitative descriptive study, employing a case study approach. The research involved two sixth-semester undergraduate students majoring in Portuguese and English at an institution of Higher Education in Recife. Additionally, a participating English language professor and ten randomly selected English language teachers were interviewed through semi-structured digital interviews. Our strategies encompassed: (i) observation of sixth-semester English language classes, (ii) conducting semi-structured interviews with both students and teachers of English, (iii) development of the Gamified Assessment, (iv) implementation of the Gamified Assessment during the Teaching and Learning process, and (v) conducting follow-up semi-structured interviews with students after the conclusion of the Gamified Assessment. The results confirm the effectiveness of the Gamified Assessment in enhancing English language teaching, learning, and evaluation in Higher Education</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/480 O menino de vestido azul e saltos 2023-07-30T21:34:51-03:00 Jo A-mi joami@unilab.edu.br <p>Trata-se de um poema que transita por fronteiras poéticas entre-mundos a partir da morte violenta de um menino de vestido azul e saltos.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/850 Ansiedade 2023-08-05T15:45:47-03:00 Tiago Nunes Soares Schweiger tnschw@usp.br <p>Poesia</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/486 O circo do mundo 2023-08-13T20:57:04-03:00 Said Slaibi Araujo saidslaibi@gmail.com <p>Produção artística.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/657 Salmo da injustiça 2023-08-14T20:43:06-03:00 Renan Monezi Lemes renan.monezi@unemat.br <p>Produção literária</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/834 O poeta solitário: a redescoberta da escrita e liberdade 2023-08-05T15:18:28-03:00 Idio Fridolino Altmann idio.altmann@gmail.com <p>Produção artística.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/489 O mentiroso 2023-05-14T22:56:22-03:00 Emerson Patrício de Morais Filho epmf.fr@hotmail.com <p>Produção artística.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/476 Os (meta)enunciados e o processo de construção dos sentidos no livro didático de português 2023-07-19T23:04:05-03:00 Donizete Silva Oliveira doni2545.ds@gmail.com Leidiane Raimundo Cordeiro leidianeraimundo21@gmail.com Juliene da Silva Barros Gomes juliene.barros@ufape.edu.br <p>O livro didático (LD), influenciado pelo desenvolvimento tecnológico das últimas décadas, passou por significativas transformações. Entre elas, a complexificação de suas páginas, com interface que remete às páginas da web, que passou a caracterizar os seus mais recentes layouts. Ou seja, as páginas dos livros didáticos apresentam, nos formatos mais recentes, uma mancha de página com diferentes espaços, ou subespaços, que materializam diferentes enunciados, em forma de mosaico. Tem-se, assim, conforme Barros (2004), a presença de planos enunciativos específicos que se voltam sobre planos enunciativos gerais. Ou seja, metaenunciados que se voltam sobre o objeto de ensino para explicá-lo, exemplificá-lo, para dialogar com os enunciados centrais nas unidades, capítulos ou seções. Por esse motivo, objetivamos analisar como os enunciados ditos “auxiliares”, perigráficos, se voltam sobre os enunciados ditos principais, que, por sua vez, materializam os objetos de ensino da disciplina, e quais efeitos desencadeiam. Como resultado de tal questionamento, tem-se que, ao se voltar para o que é posto como central na página do livro didático, os metaenunciados desempenham papel fundamental na construção dos sentidos, considerando que o tópico ensinado depende dos demais enunciados que o rodeiam para possibilitar leitura e compreensão melhor aprofundada ao aluno/leitor. Para desenvolver as análises e discussões propostas no artigo, o caminho teórico e analítico alinha-se aos estudos metaenunciativos (AUTHIER-REVUZ, 1998; 2004; BARROS, 2004), às investigações sobre livro didático (BARROS, 2020; OLIVEIRA, 2021), bem como às pesquisas sobre projeto gráfico visual (SILVA, 1985).</p> <p>&nbsp;</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/998 The (meta)utterances and the process of construction of meanings in the Portuguese language textbook 2023-08-25T18:52:06-03:00 Donizete Silva Oliveira doni2545.ds@gmail.com Leidiane Raimundo Cordeiro leidianeraimundo21@gmail.com Juliene da Silva Barros Gomes juliene.barros@ufape.edu.br <p>The textbook (LD), influenced by the technological development of the last decades, has undergone significant transformations. Among them, the complexification of its pages, with an interface reminiscent of web pages, has come to characterize its most recent layouts. In other words, the pages of textbooks in the latest formats present a page layout with different spaces, or subspaces, materializing different statements in a mosaic-like form. Thus, as stated by Barros (2004), there is a presence of specific meta-enunciative planes that focus on general enunciative planes. In other words, meta-utterances that turn towards the object of teaching to explain it, exemplify it, and engage in dialogue with the central statements in units, chapters, or sections. For this reason, our aim is to analyze how the so-called "auxiliary" or perigraphic statements relate to the so-called main statements, which, in turn, materialize the objects of teaching in the discipline of Portuguese Language, and the effects they trigger. As a result of this inquiry, it is evident that, by focusing on what is presented as central on the textbook page, meta-utterances play a fundamental role in constructing meanings, considering that the topic being taught depends on the other statements surrounding it to enable a deeper reading and comprehension for the student/reader. To develop the analyses and discussions proposed in the article, the theoretical and analytical approach aligns with meta-enunciative studies (AUTHIER-REVUZ, 1998; 2004; BARROS, 2004), investigations on textbooks (BARROS, 2020; OLIVEIRA, 2021), as well as research on visual graphic design (SILVA, 1985).</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/548 O romance histórico contemporâneo: entre inovação, resgate e singularidade – uma análise de “A noite da espera” (2017) de Milton Hatoum 2023-06-08T21:41:00-03:00 Wesley Brito dos Santos Brito dos Santos wesleyisaantos@gmail.com Oussama Naouar Naouar oussama.naouar@ufpe.br <p>Partindo das questões geradas pela paradoxal relação entre Ficção e História, o presente trabalho executa uma análise da obra <em>A noite da espera</em> (2017), de Milton Hatoum. O romance em questão é narrado de forma consciente e reflexiva pelo protagonista, que reuni memórias e vestígios de sua adolescência em Brasília, que remontam sua trajetória de amadurecimento em meio a conflitos emocionais e políticos, durante parte do período ditatorial militar brasileiro (1964-1985). Nesse sentido, será aqui refletida, a forma pela qual Hatoum lida com o uso e dosagem de Ficção e História em seu romance. Para tanto, tal análise é antecedida por alguns pontos de reflexão que fortalecem a discussão proposta. Num primeiro momento, a relação entre história e literatura será brevemente refletida, amparada por pesquisas assinadas por nomes como Ricoeur (1997), Milton (1992), Hutcheon (1991), dentre outros. Em seguida, serão tratadas as características das principais formas do gênero romance histórico, produto da relação tratada no tópico anterior, e do surgimento do que hoje se chama de romance histórico contemporâneo. Pesquisas publicadas por teóricos como Lukács (2011), Menton (1993), Esteves (2010) e Fleck (2017) embasaram essa segunda parte da discussão. Em sequência, a análise da obra será apresentada em diálogo com as proposições que a antecedem, visando o esclarecimento das estratégias escriturais utilizadas por Hatoum, e como estas dialogam com os modelos que antecedem e coexistem ao romance histórico contemporâneo.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/999 Le roman historique contemporain entre innovation, réhabilitation et singularité – une analyse de “A noite da espera” (2017) de Milton Hatoum 2023-08-25T21:18:52-03:00 Wesley Brito dos Santos Brito dos Santos wesleyisaantos@gmail.com Oussama Naouar Naouar oussama.naouar@ufpe.br <p>À partir des questions générées par la relation productive et paradoxale entre Fiction et Histoire, ce travail conduit une analyse de l'œuvre “A Noite da Espera” (2017), écrite par l'auteur Milton Hatoum. Le récit du roman en question nous est conté de façon consciente et réfléchie par le personnage principal, qui décide de rassembler les souvenirs de son adolescence à Brasilia, retraçant sa trajectoire de croissance au milieu de conflits émotionnels et politiques, pendant une partie importante de la dictature militaire brésilienne (1964-1985). En ce sens, la manière dont Hatoum traite l'usage et les proportions de la Fiction et de l'Histoire dans son roman sera l’objet du présent texte. Aussi, cette analyse est précédée de quelques points théoriques qui servent de fondement à l’analyse postérieure. Dans un premier temps, nous aborderons la relation entre histoire et littérature, ses rapprochements et oppostions, en nous appuyant sur les travaux de Ricœur (1997), Milton (1992), Bosi (2013), Hutcheon (1991), entre autres. Ensuite, nous aborderons les caractéristiques des principales formes du roman historique et l'émergence de ce qu'on appelle aujourd'hui le roman historique contemporain. Les travaux publiées par des théoriciens tels que Lukács (2011), Menton (1993), Esteves (2010), Fleck (2017) fondent le cadre théorique de cette deuxième partie de l’analyse. Enfin, l'analyse de l'œuvre sera soumise aux positions théoriques convoquées, afin de délimiter les stratégies d'écriture utilisées par Hatoum, et comment elles dialoguent avec les modèles diachronique ou synchronique au roman historique contemporain.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/971 O mito do marquês de Pombal em narrativas ficcionais 2023-08-14T20:14:28-03:00 Luiz Eduardo Meneses de Oliveira luizeduardo.dle@gmail.com José Eduardo Franco joseeduardofranco@gmail.com <p><span class="TextRun SCXW187497254 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW187497254 BCX0">Este artigo vincula-se a um projeto maior, intitulado “Demiurgo e Anticristo: o mito do marquês de Pombal na literatura”, que tem como objetivo geral é identificar, descrever e analisar os momentos de tensão, ambiguidade e oscilação das representações negativas ou positivas de sua ação política, econômica e cultural nas obras literárias que o têm como tema, bem como naquelas que são ambientadas ou fazem referência ao seu tempo, durante os anos do reinado de D. José I (1750-1777). No caso específico deste texto, buscamos investigar os modos como as representações do Marquês de Pombal são mobilizadas nos romances que o têm como personagem ou protagonista, verificando como tais obras e/ou </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW187497254 BCX0">autore</span><span class="NormalTextRun SCXW187497254 BCX0">(a)s contribuem no processo de (</span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW187497254 BCX0">des</span><span class="NormalTextRun SCXW187497254 BCX0">)construção de sua mitologia, seja ratificando, seja contestando as narrativas historiográficas e biográficas a seu respeito. Para tanto, faremos uso da historiografia e de fontes documentais, legislativas e epistolares, manuscritas ou publicadas, bem como de alguns pressupostos teóricos relacionados aos mitos e representações </span></span><span class="TextRun Highlight SCXW187497254 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW187497254 BCX0">(ELIADE, 2000; BARTHES, 2007; CHARTIER, 2002)</span></span><span class="TextRun SCXW187497254 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW187497254 BCX0">.&nbsp;</span></span><span class="EOP SCXW187497254 BCX0" data-ccp-props="{&quot;201341983&quot;:0,&quot;335551550&quot;:6,&quot;335551620&quot;:6,&quot;335559740&quot;:240}">&nbsp;</span></p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/972 The myth of the Marquis de Pombal in fictional narratives 2023-08-14T20:23:16-03:00 Luiz Eduardo Meneses de Oliveira luizeduardo.dle@gmail.com José Eduardo Franco joseeduardofranco@gmail.com <p><span class="TextRun SCXW12630777 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0" data-ccp-parastyle-defn="{&quot;ObjectId&quot;:&quot;15b1f65b-3c3a-4e88-9f53-ee7a0a9f2979|157&quot;,&quot;ClassId&quot;:1073872969,&quot;Properties&quot;:[469775450,&quot;Normal0&quot;,201340122,&quot;2&quot;,134234082,&quot;true&quot;,134233614,&quot;true&quot;,469778129,&quot;Normal0&quot;,335572020,&quot;1&quot;,335559740,&quot;276&quot;,201341983,&quot;0&quot;,469778325,&quot;[\&quot;heading 10\&quot;,\&quot;heading 20\&quot;,\&quot;heading 30\&quot;,\&quot;heading 40\&quot;,\&quot;heading 50\&quot;,\&quot;heading 60\&quot;,\&quot;Title0\&quot;,\&quot;Subtitle\&quot;,\&quot;footnote text\&quot;,\&quot;Normal (Web)\&quot;,\&quot;endnote text\&quot;,\&quot;annotation text\&quot;,\&quot;Balloon Text\&quot;,\&quot;header\&quot;,\&quot;footer\&quot;,\&quot;1 Título em Língua Portuguesa\&quot;,\&quot;Título em inglês\&quot;,\&quot;4 Parágrafos\&quot;,\&quot;5 Citação direta\&quot;,\&quot;6 Título de referências - caixa alta sem negrito\&quot;,\&quot;7 Lista de referências\&quot;,\&quot;caption\&quot;,\&quot;Subtitle0\&quot;]&quot;]}">This</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">article</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">is</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">linked</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">to</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0"> a </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">larger</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">project</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">entitled</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">Demiurge</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">and</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">Antichrist</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">: </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">myth</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">of</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">Marquis</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">of</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0"> Pombal in </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">literature</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">whose</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0"> general </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">objective</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">is</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">to</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">identify</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">describe</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">and</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">analyze</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">moments</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">of</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">tension</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">ambiguity</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">and</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">oscillation</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">of</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">the</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0"> negative </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">or</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0"> positive </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">representations</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">of</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">his</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">political</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">economic</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">and</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0"> cultural </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">action</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0"> in </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">literar</span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">y</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">works</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">that</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">have</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">him</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0"> as a </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">theme</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">, as </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">well</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0"> as in </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">those</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">that</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0"> are set </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">or</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0"> make </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">reference</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">to</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">his</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0"> time, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">during</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">years</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">of</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">reign</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">of</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0"> King José I (1750-1777). In </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">specific</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0"> case </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">of</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">this</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">text</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">we</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">seek</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">to</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">investigate</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">ways</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0"> in </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">which</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">representations</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">of</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">t</span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">he</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">Marquis</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">of</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0"> Pombal are </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">mobilized</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0"> in </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">novels</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">that</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">have</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">him</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0"> as a </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">character</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">or</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">protagonist</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">verifying</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">how</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">such</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">works</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">and</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">/</span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">or</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">authors</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">contribute</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">to</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">process</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">of</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0"> (de)</span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">construction</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">of</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0"> its </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">mythology</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">either</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">confirming</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">or</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">contesting</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">the</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">historiographical</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">and</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">biographical</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">narratives</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">about</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0"> it. In </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">order</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">to</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0"> do </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">so</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">we</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">will</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0"> make use </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">of</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">historiography</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">and</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0"> documental, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">legislative</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">and</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">epistolary</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">sources</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">, </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">handwritten</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">or</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">published</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">, as </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">well</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0"> as some </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">theoretical</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">assumptions</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">related</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">to</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">myths</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">and</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">representations</span> </span><span class="TextRun Highlight SCXW12630777 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">(ELIADE, 2000</span><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">; BARTHES, 2007; CHARTIER, 2002)</span></span><span class="TextRun SCXW12630777 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW12630777 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal0">.&nbsp;</span></span><span class="EOP SCXW12630777 BCX0" data-ccp-props="{&quot;201341983&quot;:0,&quot;335551550&quot;:6,&quot;335551620&quot;:6,&quot;335559740&quot;:240}">&nbsp;</span></p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/490 Paixão e prisão em Senilidade, de Italo Svevo e, Um amor, de Dino Buzzati 2023-07-18T14:21:14-03:00 Ivair Carlos Castelan ivair.castelan@unesp.br <p>O presente trabalho evidencia o diálogo existente entre duas narrativas da literatura italiana quanto à temática das relações amorosas e afetivas vividas por seus protagonistas. Ainda que os romances tenham sido escritos em momentos diferentes, com uma distância de 65 anos, ambos por ser lidos e interpretados a partir das paixões. Assim, como corpus principal desta análise, foram selecionados os romances: <em>Senilidade</em>, de Italo Svevo, publicado em 1898 e, <em>Um amor</em>, de Dino Buzzati, publicado em 1963. A partir dessas duas narrativas, propõe-se uma leitura das relações amorosas vividas pelos protagonistas, que por sua vez, atuam como fio condutor dessas histórias, sendo importantes na construção da identidade das figuras masculinas. Tal leitura, será embasada na teoria mimética do filósofo e antropólogo francês, René Girard.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1000 Passione e prigione nella in Senilità, di Italo Svevo e, Un amore, di Dino Buzzati 2023-08-25T21:27:42-03:00 Ivair Carlos Castelan ivair.castelan@unesp.br <p>Il presente lavoro mette in luce il dialogo esistente tra due narrazioni della letteratura italiana riguardo al tema delle relazioni amorose e affettive vissute dai loro protagonisti. Nonostante i romanzi siano stati scritti in momenti diversi, con una distanza di 65 anni, entrambi possono essere letti e interpretati a partire dalle passioni. Come <em>corpus </em>principale di questa analisi sono stati selezionati i romanzi "Senilità" di Italo Svevo, pubblicato nel 1898, e "Un amore" di Dino Buzzati, pubblicato nel 1963. Da queste due narrazioni, si propone una lettura delle relazioni amorose vissute dai protagonisti, che a loro volta agiscono come filo conduttore di queste storie, rivestendo un ruolo importante nella costruzione dell'identità dei personaggi maschili. Questa lettura sarà basata sulla teoria mimetica del filosofo e antropologo francese René Girard (2009).</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/721 Possessão poética: linguagem e loucura em King Lear 2023-08-28T21:32:37-03:00 Angiuli Copetti de Aguiar angiuliaguiar@gmail.com <p>A linguagem, como problema e como força ativa, está no centro da tragédia de <em>Rei Lear</em>, bem como estrutura simbólica e concretamente todo seu drama. O problema da linguagem está no conflito entre o discurso adulador de Regan e Goneril e o discurso sincero de Cordélia e Kent; está na ilogicidade da loucura fingida do Bobo e na loucura real de Lear. Lear confia na palavra ornada de falso decoro e desconfia da palavra nua, e nisso está o motivo de sua queda. Partindo da noção da centralidade da linguagem para a peça, desejamos neste artigo explorar tal questão e averiguar em que medida a linguagem é mais do que um instrumento em <em>Rei Lear</em> e constitui uma verdadeira dimensão autônoma que interage com os acontecimentos da peça e a qual Lear atravessa em sua jornada através da loucura. Para tanto, procedemos em nosso estudo através de três seções, nas quais, respectivamente, analisamos questões de linguagem, primeiro, nos discursos de Goneril e Regan, Cordélia e Kent, segundo, no discurso do Bobo e, terceiro, no discurso de Lear louco. Concluímos que o germe da tragédia do rei consiste em sua excessiva confiança nas palavras: para ele, no início da peça, linguagem e realidade se confundem. Quando essa visão é abalada, linguagem e realidade se desestruturam para ele e Lear cai em sua loucura, na qual, por vez e de um modo diferente, linguagem e realidade voltam a se confundir, não como aparência vazia como antes, mas agora como realidade poética.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1001 Poetic possession: language and madness in King Lear 2023-08-25T21:33:24-03:00 Angiuli Copetti de Aguiar angiuliaguiar@gmail.com <p><br>Language, as a problem and as an active force, is at the center of King Lear’s tragedy, and it structures symbolically and concretely its drama. The problem of language is in the conflict between the flattering discourse of Regan and Goneril and the sincere discourse of Cordelia and Kent; it is in the illogicality of the Fool’s feigned madness and Lear’s real one. Lear trusts the ornate word and distrusts the naked one, the reason of his fall. Building on the notion of the centrality of language in the play, we intend to explore in this essay such question and to assess to what extent language is more than an instrument in King Lear and constitutes a truly autonomous dimension which interacts with the events of the play, and which Lear traverses in his madness. For this purpose we proceed in our study through three sections, in which, respectively, we analyze questions concerning language, first in the discourses of Goneril and Regan, Cordelia and Kent, then in the discourse of the Fool, and finally in the discourse of mad Lear. We concluded that the seed of the king’s tragedy consists in his excessive trust in words: for him, at the beginning of the play, language and reality are confused. When this view is shaken, both become unstable for him, and Lear falls into his madness, in which, in a different way, language and reality become fused once again, not as empty appearance like before, but now as poetic reality.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/624 Do ‘anão’ ao nanismo as diferentes representações em Branca de Neve 2023-07-20T14:48:44-03:00 Valéria Sabrina Pereira valeriasabrinap@gmail.com Ana Clara Amaral de Oliveira ana@agostine.com.br <p>A proposta do artigo é analisar criticamente a evolução da representação de pessoas com nanismo da coletânea de contos de fadas feita pelos irmãos Grimm entre 1812 e 1815 às adaptações cinematográficas contemporâneas do conto Branca de Neve, observando até que ponto os personagens presentes nessas obras se assemelham aos seres mágicos chamados ‘anões’ e a pessoas reais com nanismo. Tendo em vista a importância dessas obras para a fixação da imagem do ‘anão’ no imaginário popular, busca-se mostrar como as características atribuídas a esse personagem resultaram em um estereótipo carregado de preconceitos que até hoje afetam as pessoas com nanismo.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1002 From dwarf to dwarfism: the different representations in Snow White 2023-08-25T21:38:23-03:00 Valéria Sabrina Pereira valeriasabrinap@gmail.com Ana Clara Amaral de Oliveira ana@agostine.com.br <p>The purpose of this article is to critically analyze the evolution of the representation of dwarfs, from Romanticism to the present day. Firstly, the representations made in Grimm’s collection of fairy tales will be analyzed, and the terminology used to designate marvelous characters of short stature will be debated and their narrative function will be presented according to Vladimir Propp's theory. Then, the focus will be placed on the various reinterpretations of Snow White, the most remembered tale when it comes to the popular imagery of dwarfs. Disney's full-length movie and current adaptations, including movies and comics, will be debated, demonstrating that, although the focus of the analysis so far is Disney's patriarchal reading and how feminism has influenced its readaptations, these works also reflect the extent to which the representation of dwarfism (the disability and not only the marvelous creatures) has evolved - or how far we still have to go for it to become minimally acceptable. Despite being an article focused on the marvelous, it aims to be a contribution to disability studies regarding dwarfism.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/724 Representações de crianças em situação de rua na literatura brasileira do século XVI ao XX: travessias de um campo em (des)construção 2023-06-06T15:23:45-03:00 Priscila Nunes Brazil prinunesbra31@gmail.com Maria Thais de Oliveira Batista professoramariathaisdeoliveira@gmail.com Francisco Roberto Diniz Araújo robertodinizaeemd@hotmail.com <p>O presente artigo tem o objetivo de analisar como a criança em situação de rua é representada por autores consagrados no campo literário. O texto tratará das primeiras personagens crianças na literatura brasileira, meninos pobres e oprimidos, em situação de rua, já vistos na literatura do século XVI ao século XX. A partir da realização de uma pesquisa bibliográfica, trazemos uma discussão acerca da infância dentro de suas várias perspectivas, traçando um percurso histórico das crianças em situação de pobreza e de rua através da obra de autores consagrados aqui escolhidos a fim de compor o corpus de pesquisa. Engajada em questões sociais das mais diversas épocas, a literatura brasileira sempre representou, em maior ou menor grau, os impasses das sociedades vigentes. Demonstrando tal fato, A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães, Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, Capitães da Areia, de Jorge Amado e Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa, são alguns exemplos disso. Dessas obras, muitas tratam dos chamados “excluídos” da sociedade – não sujeitos somente pobres, mas também considerados não-cidadãos – sem documentos ou lar. Simplesmente, pessoas não existentes. As crianças brasileiras de rua, nesse sentido, ignoradas por séculos, têm feito à sociedade lançar um novo olhar para tal cenário, não mais o reservando à subalternidade, visto que ignorar a problemática deixou de ser uma opção viável.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1003 Representations of Children in Street Situation in Brazilian Literature from the 16th to the 20th Century: Journeys of a (De)constructed Field 2023-08-25T21:49:31-03:00 Priscila Nunes Brazil prinunesbra31@gmail.com Maria Thais de Oliveira Batista professoramariathaisdeoliveira@gmail.com Francisco Roberto Diniz Araújo robertodinizaeemd@hotmail.com <p>The present article aims to analyze the representation of children in conditions of social vulnerability in Brazilian literature, focusing on characters facing marginalization and homelessness. We conducted a bibliographical research that discusses childhood from various perspectives, tracing a historical overview of children in situations of need and homelessness, as depicted by renowned authors selected to compose the research corpus. Brazilian literature has consistently engaged with social issues of each era, as evident in works such as A Escrava Isaura by Bernardo Guimarães, Memórias Póstumas de Brás Cubas by Machado de Assis, O Cortiço by Aluísio de Azevedo, Capitães da Areia by Jorge Amado, and Grande Sertão Veredas by Guimarães Rosa. The analyzed works portray the so-called "excluded" individuals from society, marginalized and often deprived of documentation or a home, practically considered non-existent. In this regard, the present study draws theoretical support from authors like Machado (2006), Kramer (2003), Polinésio (1994), and the Statute of the Child and Adolescent (1990) document. Consequently, Brazilian children living on the streets, long disregarded for centuries, have now drawn the attention of society, which can no longer afford to ignore this issue.</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1005 Capa 2023-08-25T23:55:33-03:00 Mathilde Lendresse mlendresse@gmail.com Maria Rennally Soares Silva rennally.fr@hotmail.com <p>Capa</p> 2023-08-31T00:00:00-03:00 © 2023 Revista Letras Raras