Revista Letras Raras: Notícias
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR
<p style="text-align: justify;">Revista Letras Raras [RLR] é um periódico acadêmico trimestral criado e dirigido por pesquisadores do Laboratório de Estudos de Letras e Linguagens na Contemporaneidade (LELLC-Grupo de Pesquisa /UFCG/ CNPq), dentre os quais, há professores do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande (CH/UFCG).</p> <p style="text-align: justify;">Aceita artigos, ensaios e resenhas, poemas, traduções, entrevistas de áreas do conhecimento além de ceder espaço à produção intelectual de acadêmicos de todo o país e do exterior, dede que estejam filiadas à área das Ciências das Linguagens e às suas múltiplas manifestações.</p> <p style="text-align: justify;">A RLR recebe contribuições em fluxo contínuo, exceto para os dossiês. Nesses casos, sempre haverá data limite para envio das propostas para cada dossiê.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>A Revista Letras Raras recebeu Qualis/Capes B1 em Linguística e Literatura.</strong></p> <p style="text-align: justify;">A Revista Letras Raras/ LELLC/ CH /UFCG trabalha com livre acesso a todas as edições e não há nenhum custo financeiro para colaboradores publicarem seus textos.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>e-ISSN</strong>: 2317-2347 </p>pt-BRSat, 20 Apr 2024 13:26:07 -0300OJS 3.3.0.10http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss60n. 1 - 2025 - Dossiê: Línguas, literaturas e contemporaneidade
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/announcement/view/37
<p style="margin: 0cm; text-align: justify;">Esta chamada acolhe textos de temáticas livres, que estejam dentro do foco e escopo deste periódico.</p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"> </p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><em>A publicação se dará em fluxo contínuo.</em> </p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><br />Organizadores:<br /><span style="color: black;">Prof. </span>Alain-Philippe Durand, Universidade do Arizona, EUA</p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><span style="color: black;">Profa. </span>Josilene Pinheiro-Mariz, Universidade Federal de Campina Grande, Brasil</p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><span style="color: black;">Profa. </span>Maria Rennally Soares da Silva, Universidade Federal da Paraíba</p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"> </p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><br /><strong>Submissões: até 15 de setembro de 2025.</strong></p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><strong>Publicação:</strong> <strong>em fluxo contínuo, até dezembro de 2025.</strong></p>https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/announcement/view/37Sat, 20 Apr 2024 13:22:10 -0300n. 4 - 2025 - Dossiê: Literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE)
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/announcement/view/33
<p><strong>n. 4 - 2025 - Dossiê: Literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE)</strong></p> <p>O dossiê da Revista Letras Raras propõe como tema a relação entre literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE). Observa-se o desenvolvimento de pesquisas sobre literatura no contexto do ensino-aprendizagem do FLE (Gruca, 1993, 2001, 2007; Puren, 2015; Jardim, 2018; Cunha, 2019), bem como a conscientização sobre o uso do texto literário neste contexto. No entanto, a prática revela contextos e realidades desiguais nas quais pode ainda haver a compreensão da literatura como pretexto (para análise morfo-sintática, para aquisição lexical, como documento-dispositivo de produção oral). Com a intenção de alçar este objeto ao primeiro plano, apresenta-se esta edição. Os seguintes eixos temáticos também são pertinentes à discussão:</p> <p><span style="font-size: 0.875rem;">A articulação entre teoria e prática no uso de textos literários na aula de FLE;<br /></span><span style="font-size: 0.875rem;">A perspectiva intercultural da literatura no ensino-aprendizagem do FLE;<br /></span><span style="font-size: 0.875rem;">Os desafios e práticas do ensino curricular das literaturas em língua francesa;<br /></span><span style="font-size: 0.875rem;">O uso de outras mídias na abordagem do texto literário na aula de língua francesa.</span></p> <p> </p> <p>Organizadoras:</p> <p>Profa. Dra. Daniele Cunha<br />Profa. Dra. Gabriela Jardim<br />Profa. Dra. Karol Garcia</p> <p><strong>Submissões: 31 de julho de 2025<br /></strong><strong>Publicação: 30 de setembro de 2025</strong></p>https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/announcement/view/33Sat, 20 Apr 2024 13:17:43 -0300