Revista Letras Raras: Notícias https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR <p style="text-align: justify;">Revista Letras Raras [RLR] é um periódico acadêmico trimestral criado e dirigido por pesquisadores do Laboratório de Estudos de Letras e Linguagens na Contemporaneidade (LELLC-Grupo de Pesquisa /UFCG/ CNPq), dentre os quais, há professores do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande (CH/UFCG).</p> <p style="text-align: justify;">Aceita artigos, ensaios e resenhas, poemas, traduções, entrevistas de áreas do conhecimento além de ceder espaço à produção intelectual de acadêmicos de todo o país e do exterior, dede que estejam filiadas à área das Ciências das Linguagens e às suas múltiplas manifestações.</p> <p style="text-align: justify;">A RLR recebe contribuições em fluxo contínuo, exceto para os dossiês. Nesses casos, sempre haverá data limite para envio das propostas para cada dossiê.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>A Revista Letras Raras recebeu Qualis/Capes B1 em Linguística e Literatura.</strong></p> <p style="text-align: justify;">A Revista Letras Raras/ LELLC/ CH /UFCG trabalha com livre acesso a todas as edições e não há nenhum custo financeiro para colaboradores publicarem seus textos.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>e-ISSN</strong>: 2317-2347 </p> pt-BR Sat, 20 Apr 2024 13:26:07 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 n. 1 - 2025 - Dossiê: Línguas, literaturas e contemporaneidade https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/announcement/view/37 <p style="margin: 0cm; text-align: justify;">Esta chamada acolhe textos de temáticas livres, que estejam dentro do foco e escopo deste periódico.</p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"> </p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><em>A publicação se dará em fluxo contínuo.</em> </p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><br />Organizadores:<br /><span style="color: black;">Prof. </span>Alain-Philippe Durand, Universidade do Arizona, EUA</p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><span style="color: black;">Profa. </span>Josilene Pinheiro-Mariz, Universidade Federal de Campina Grande, Brasil</p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><span style="color: black;">Profa. </span>Maria Rennally Soares da Silva, Universidade Federal da Paraíba</p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"> </p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><br /><strong>Submissões: até 15 de setembro de 2025.</strong></p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><strong>Publicação:</strong> <strong>em fluxo contínuo, até dezembro de 2025.</strong></p> https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/announcement/view/37 Sat, 20 Apr 2024 13:22:10 -0300 n. 2 - 2025 - Dossiê: Divulgação/popularização da ciência linguística https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/announcement/view/36 <p>Rocha e Oliveira (2019) apontam que a divulgação científica é um desafio à medida que preferimos dialogar entre pares e nos esquecemos de que a ciência deve ser para todos os integrantes da sociedade. Diante disso, emerge a problemática em torno da falta de reconhecimento social do caráter científico da Linguística, cuja causa pode estar relacionada à existência de um hiato entre a ciência linguística e a sociedade, entre especialistas e não especialistas, isto é, à carência de divulgação/popularização científica, sobretudo em áreas do conhecimento que, em geral, não são compreendidas socialmente como científicas pelo público não-especialista, a exemplo da própria ciência linguística. Isso porque uma ciência só passa a ser concebida socialmente como tal se for divulgada/popularizada, isto é, se resplandecer no seio social, se estiver em simbiose com o social, se o científico for entendido pelo público em geral, e não somente pelos pares (SOUSA, 2022). Nesse direcionamento, poder-se-ia dizer que a ciência linguística se encontra em um lugar periférico em termos de consciência social do que seja ciência e que, por isso, se constitui um campo científico que se faz político e politizado. Dado o exposto, faz-se relevante problematizar a inserção da Linguística no escopo das práticas de divulgação/popularização científica, de modo a questionar: como se caracteriza, em termos teóricos e práticos, a divulgação/popularização científica da Linguística?; quais práticas podem contribuir efetivamente para essa finalidade?. Para tanto, esperam-se trabalhos que dialoguem com as práticas de divulgação/popularização da Linguística, em diversos aspectos, teóricos e práticos, desde os gêneros que se atrelam a essas práticas à análise de ações de divulgação/popularização da ciência linguística. Com isso, pretende-se contribuir para a caracterização da divulgação/popularização científica em Linguística, bem como para as discussões em torno do fortalecimento da relação entre a ciência linguística e a sociedade.</p> <p> </p> <p>Organizadores do dossiê:</p> <p>Prof. Guilherme Moés (Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Brasil)<br />Profa. Regina Celi Mendes Pereira (Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Brasil)<br />Profa. Rosalice Pinto (Universidade Nova de Lisboa – UNL/Portugal)</p> <p><strong>Prazo para submissão: 26 de janeiro de 2025.</strong><br /><strong>Previsão de publicação: 31 de março de 2025.</strong></p> https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/announcement/view/36 Sat, 20 Apr 2024 13:21:04 -0300 n. 3 - 2025 - Dossiê: Novos elos nas práticas didáticas de ensino de línguas: interfaces entre teoria linguística e prática docente https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/announcement/view/35 <p>Este dossiê da Revista Letras Raras será dedicado aos estudos que visam construir um panorama das diversas interfaces possíveis entre os estudos linguísticos teóricos e o ensino de línguas. Para que o desenvolvimento do profissional de Letras – atuantes ou em formação – seja reflexivo e ressignifique os moldes tradicionais de ensino de línguas, é de grande valia que esses conhecimentos de áreas afins - porém não necessariamente interligadas - se associem para garantir um ensino reflexivo e efetivo de um idioma, seja ele qual for. Convidamos contribuições de pesquisadores da área de Didática de línguas materna ou estrangeiras/adicionais, Formação de professores, Linguística aplicada, Teoria linguística, entre outras, por meio da proposição de artigos, sequências didáticas ou relatos de experiência.</p> <p> </p> <ol> <li> <p>Tópicos sugeridos (lista não exaustiva):</p> <p><span style="font-size: 0.875rem;">O ensino / aprendizagem reflexivo de L1<br /></span><span style="font-size: 0.875rem;">O ensino / aprendizagem reflexivo de L2<br /></span><span style="font-size: 0.875rem;">A conexão de práticas didáticas de aulas de L2 a aulas de L1, e vice-versa.<br /></span><span style="font-size: 0.875rem;">A formação de professores de L1.<br /></span><span style="font-size: 0.875rem;">A formação de professores de L2.<br /></span><span style="font-size: 0.875rem;">A interface entre os resultados de pesquisas acadêmicas e o ensino/ aprendizagem de línguas.<br /></span><span style="font-size: 0.875rem;">Apresentação de abordagens de ensino de L1 e/ou de L2 centradas no uso e na contextualização dos elementos linguísticos, que leva o aluno a uma postura reflexiva.<br /></span><span style="font-size: 0.875rem;">O estabelecimento de diretrizes em relação às competências que se pretende desenvolver no ensino/ aprendizagem de línguas, pensadas através da reflexão crítica que associa teorias linguísticas e ensino.</span></p> <p> </p> </li> </ol> <p><strong>Organizadoras:</strong></p> <p>Profa. Ana Regina Calindro - UFRJ<br />Profa. Livia Eccard - UERJ<br />Profa. Ana Beatriz Simões - CP II</p> <p><strong>Prazo de submissões: 01 de janeiro de 2025.</strong><br /><strong>Prazo de publicação: 30 de junho de 2025.</strong></p> <p> </p> <p><strong>Call for <em>Letras Raras</em> Journal</strong></p> <p>This issue of <em>Letras Raras</em> will be dedicated to studies that aim to provide an overview of the several possible interfaces between theoretical linguistic studies and language teaching. It is of great value that this knowledge from related areas - but not necessarily interconnected - is combined to guarantee a reflective and effective language teaching. This interface may provide a great development of language professionals - active or in training, enabling them to give new meaning to the traditional ways of teaching languages, whatever it may be.</p> <p>We invite contributions from researchers in the areas of first language or foreign/additional language teaching, teacher training, applied linguistics, linguistic theory, among others. We accept papers, teaching sequences, or experience reports.</p> <p><strong>Suggested topics (non-exhaustive list):</strong></p> <p>Reflective teaching/learning of L1.</p> <p>Reflective L2 teaching/learning.</p> <p>Connecting teaching practices from L2 classes to L1 classes, and vice versa.</p> <p>L1 teachers training.</p> <p>L2 teachers training.</p> <p>The interface between the results of academic research and language teaching/learning.</p> <p>Presentation of L1 and/or L2 usage-based teaching approaches, centered on contextualization of linguistic elements, which leads the student to a reflective attitude.</p> <p>Guidelines establishment concerning the competencies intended to be developed in language teaching/learning, conceived through critical reflection that links linguistic theories and teaching.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Appel Revue Letras Raras</strong></p> <p>Ce dossier de la Revue Letras Raras sera consacré aux études qui visent à construire un aperçu des différentes interfaces possibles entre les études linguistiques théoriques et l'enseignement des langues. Pour que le développement des professionnels en Lettres - qu'ils soient actifs ou en formation - soit réflexif et donne un nouveau sens aux modèles traditionnels d'enseignement des langues, il est très précieux que ces connaissances provenant de domaines connexes - mais pas nécessairement interconnectés - se réunissent pour garantir un enseignement réflexif et effectif de la langue, quelle qu'elle soit.</p> <p>Pour cela, nous attendons des contributions de chercheurs dans le domaine de la Didactique des langues maternelles ou des langues étrangères, de la Formation des enseignants, de la Linguistique appliquée, de la Théorie linguistique, entre autres, à travers la proposition d'articles, de séquences didactiques ou de rapports d'expérience.</p> <p><strong>Thèmes suggérés (liste non exhaustive) :</strong></p> <p>Enseignement/apprentissage réflexif de L1.</p> <p>Enseignement/apprentissage réflexif de L2.</p> <p>L'articulation des pratiques pédagogiques des classes de L2 aux classes de L1, et vice versa.</p> <p>Formation des enseignants de L1.</p> <p>Formation des enseignants de L2.</p> <p>L’interface entre les résultats de la recherche et l’enseignement/apprentissage des langues.</p> <p>Présentation d'approches pédagogiques de L1 et/ou L2 centrées sur l'utilisation et la contextualisation d'éléments linguistiques, qui amènent l'étudiant dans une posture réflexive.</p> <p>L'établissement de directrices relatives aux compétences à développer dans l'enseignement/apprentissage des langues, conçues à travers une réflexion critique combinant théories linguistiques et enseignement.</p> <p> </p> <p><strong>Convocatoria Revista Letras Raras</strong></p> <p>Este dossier de Revista Letras Raras se dedicará a estudios que objetivan construir una visión general de las diferentes interfaces posibles entre los estudios teóricos lingüísticos y la enseñanza de lenguas. Para que el desarrollo de los profesionales de la Literatura -en activo o en formación- sea reflexivo y resignifique los modelos tradicionales de enseñanza de lenguas, es de gran valor que estos conocimientos provenientes de áreas afines -pero no necesariamente interconectadas- se unan para garantizar una enseñanza reflexiva y efectiva de una lengua, cualquiera que sea.</p> <p>Para ello, les Invitamos a investigadores en el área de Didáctica de lenguas maternas o lenguas extranjeras/adicionales, Formación de docentes, Lingüística aplicada, Teoría lingüística, entre otras, por medio de la proposición de artículos, de secuencias didácticas o de relatos de experiencias.</p> <p><strong>Temática sugeridas (lista no exhaustiva):</strong></p> <p>Enseñanza/aprendizaje reflexivo de L1</p> <p>Enseñanza/aprendizaje reflexivo de L2</p> <p>La conexión de las prácticas docentes de las clases de L2 a las clases de L1, y viceversa.</p> <p>Formación del profesorado de L1.</p> <p>Formación del profesorado de L2.</p> <p>La interfaz entre los resultados de la investigación académica y la enseñanza/aprendizaje de lenguas.</p> <p>Presentación de enfoques de enseñanza de L1 y/o L2 centrados en el uso y contextualización de elementos lingüísticos, que lleven al estudiante a una postura reflexiva.</p> <p>El establecimiento de directrices en relación con las habilidades a desarrollar en la enseñanza/aprendizaje de lenguas, diseñadas a través de una reflexión crítica que combine teorías lingüísticas y enseñanza.</p> https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/announcement/view/35 Sat, 20 Apr 2024 13:20:12 -0300 n. Especial - 2025 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/announcement/view/34 <p>Chamada em construção.</p> <p><br />Prazo para submissão: --<br />Previsão de publicação: --</p> https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/announcement/view/34 Sat, 20 Apr 2024 13:19:06 -0300 n. 4 - 2025 - Dossiê: Literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE) https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/announcement/view/33 <p><strong>n. 4 - 2025 - Dossiê: Literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE)</strong></p> <p>O dossiê da Revista Letras Raras propõe como tema a relação entre literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE). Observa-se o desenvolvimento de pesquisas sobre literatura no contexto do ensino-aprendizagem do FLE (Gruca, 1993, 2001, 2007; Puren, 2015; Jardim, 2018; Cunha, 2019), bem como a conscientização sobre o uso do texto literário neste contexto. No entanto, a prática revela contextos e realidades desiguais nas quais pode ainda haver a compreensão da literatura como pretexto (para análise morfo-sintática, para aquisição lexical, como documento-dispositivo de produção oral). Com a intenção de alçar este objeto ao primeiro plano, apresenta-se esta edição. Os seguintes eixos temáticos também são pertinentes à discussão:</p> <p><span style="font-size: 0.875rem;">A articulação entre teoria e prática no uso de textos literários na aula de FLE;<br /></span><span style="font-size: 0.875rem;">A perspectiva intercultural da literatura no ensino-aprendizagem do FLE;<br /></span><span style="font-size: 0.875rem;">Os desafios e práticas do ensino curricular das literaturas em língua francesa;<br /></span><span style="font-size: 0.875rem;">O uso de outras mídias na abordagem do texto literário na aula de língua francesa.</span></p> <p> </p> <p>Organizadoras:</p> <p>Profa. Dra. Daniele Cunha<br />Profa. Dra. Gabriela Jardim<br />Profa. Dra. Karol Garcia</p> <p><strong>Submissões: 31 de julho de 2025<br /></strong><strong>Publicação: 30 de setembro de 2025</strong></p> https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/announcement/view/33 Sat, 20 Apr 2024 13:17:43 -0300