Revista Letras Raras: Notícias https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR <p style="text-align: justify;">Revista Letras Raras [RLR] é um periódico acadêmico trimestral criado e dirigido por pesquisadores do Laboratório de Estudos de Letras e Linguagens na Contemporaneidade (LELLC-Grupo de Pesquisa /UFCG/ CNPq), dentre os quais, há professores do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande (CH/UFCG).</p> <p style="text-align: justify;">Aceita artigos, ensaios e resenhas, poemas, traduções, entrevistas de áreas do conhecimento além de ceder espaço à produção intelectual de acadêmicos de todo o país e do exterior, dede que estejam filiadas à área das Ciências das Linguagens e às suas múltiplas manifestações.</p> <p style="text-align: justify;">A RLR recebe contribuições em fluxo contínuo, exceto para os dossiês. Nesses casos, sempre haverá data limite para envio das propostas para cada dossiê.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>A Revista Letras Raras recebeu Qualis/Capes B1 em Linguística e Literatura.</strong></p> <p style="text-align: justify;">A Revista Letras Raras/ LELLC/ CH /UFCG trabalha com livre acesso a todas as edições e não há nenhum custo financeiro para colaboradores publicarem seus textos.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>e-ISSN</strong>: 2317-2347 </p> pt-BR Sat, 20 Apr 2024 13:26:07 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 n. 1 - 2025 - Dossiê: Línguas, literaturas e contemporaneidade https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/announcement/view/37 <p style="margin: 0cm; text-align: justify;">Esta chamada acolhe textos de temáticas livres, que estejam dentro do foco e escopo deste periódico.</p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"> </p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><em>A publicação se dará em fluxo contínuo.</em> </p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><br />Organizadores:<br /><span style="color: black;">Prof. </span>Alain-Philippe Durand, Universidade do Arizona, EUA</p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><span style="color: black;">Profa. </span>Josilene Pinheiro-Mariz, Universidade Federal de Campina Grande, Brasil</p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><span style="color: black;">Profa. </span>Maria Rennally Soares da Silva, Universidade Federal da Paraíba</p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"> </p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><br /><strong>Submissões: até 15 de setembro de 2025.</strong></p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><strong>Publicação:</strong> <strong>em fluxo contínuo, até dezembro de 2025.</strong></p> https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/announcement/view/37 Sat, 20 Apr 2024 13:22:10 -0300 n. 2 - 2025 - Dossiê: Divulgação/popularização da ciência linguística https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/announcement/view/36 <p>Rocha e Oliveira (2019) apontam que a divulgação científica é um desafio à medida que preferimos dialogar entre pares e nos esquecemos de que a ciência deve ser para todos os integrantes da sociedade. Diante disso, emerge a problemática em torno da falta de reconhecimento social do caráter científico da Linguística, cuja causa pode estar relacionada à existência de um hiato entre a ciência linguística e a sociedade, entre especialistas e não especialistas, isto é, à carência de divulgação/popularização científica, sobretudo em áreas do conhecimento que, em geral, não são compreendidas socialmente como científicas pelo público não-especialista, a exemplo da própria ciência linguística. Isso porque uma ciência só passa a ser concebida socialmente como tal se for divulgada/popularizada, isto é, se resplandecer no seio social, se estiver em simbiose com o social, se o científico for entendido pelo público em geral, e não somente pelos pares (SOUSA, 2022). Nesse direcionamento, poder-se-ia dizer que a ciência linguística se encontra em um lugar periférico em termos de consciência social do que seja ciência e que, por isso, se constitui um campo científico que se faz político e politizado. Dado o exposto, faz-se relevante problematizar a inserção da Linguística no escopo das práticas de divulgação/popularização científica, de modo a questionar: como se caracteriza, em termos teóricos e práticos, a divulgação/popularização científica da Linguística?; quais práticas podem contribuir efetivamente para essa finalidade?. Para tanto, esperam-se trabalhos que dialoguem com as práticas de divulgação/popularização da Linguística, em diversos aspectos, teóricos e práticos, desde os gêneros que se atrelam a essas práticas à análise de ações de divulgação/popularização da ciência linguística. Com isso, pretende-se contribuir para a caracterização da divulgação/popularização científica em Linguística, bem como para as discussões em torno do fortalecimento da relação entre a ciência linguística e a sociedade.</p> <p> </p> <p>Organizadores do dossiê:</p> <p>Prof. Guilherme Moés (Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Brasil)<br />Profa. Regina Celi Mendes Pereira (Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Brasil)<br />Profa. Rosalice Pinto (Universidade Nova de Lisboa – UNL/Portugal)</p> <p><strong>Prazo para submissão: 26 de fevereiro de 2025.</strong><br /><strong>Previsão de publicação: 30 de abril de 2025.</strong></p> https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/announcement/view/36 Sat, 20 Apr 2024 13:21:04 -0300 n. Especial - 2025 - IV Encontro do Seminário de Prosódia: trabalhos reunidos https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/announcement/view/34 <p>Este número especial da Revista Letras Raras será dedicado aos trabalhos apresentados no IV Encontro do Seminário de Prosódia, que ocorreu na Universidade Federal da Paraíba (Brasil) nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2024. O evento reuniu os pesquisadores do grupo interinstitucional para socialização de suas pesquisas. A temática dos trabalhos que serão publicados neste dossiê estará vinculada à prosódia e entoação em suas distintas interfaces: aquisição da linguagem, aprendizagem de L2, contato linguístico, descrição das línguas indígenas nacionais, dialetologia, fonética, fonologia, pragmática, processamento, sociolinguística, sintaxe e discurso.</p> <p>Organizadoras:<br />Carolina Gomes da Silva - UFPB<br />Manuella Carnaval - UFRJ</p> <p>Prazo para Submissão: 31 de janeiro de 2025.<br />Previsão de publicação: 30 de maio de 2025.</p> https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/announcement/view/34 Sat, 20 Apr 2024 13:19:06 -0300 n. 4 - 2025 - Dossiê: Literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE) https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/announcement/view/33 <p><strong>n. 4 - 2025 - Dossiê: Literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE)</strong></p> <p>O dossiê da Revista Letras Raras propõe como tema a relação entre literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE). Observa-se o desenvolvimento de pesquisas sobre literatura no contexto do ensino-aprendizagem do FLE (Gruca, 1993, 2001, 2007; Puren, 2015; Jardim, 2018; Cunha, 2019), bem como a conscientização sobre o uso do texto literário neste contexto. No entanto, a prática revela contextos e realidades desiguais nas quais pode ainda haver a compreensão da literatura como pretexto (para análise morfo-sintática, para aquisição lexical, como documento-dispositivo de produção oral). Com a intenção de alçar este objeto ao primeiro plano, apresenta-se esta edição. Os seguintes eixos temáticos também são pertinentes à discussão:</p> <p><span style="font-size: 0.875rem;">A articulação entre teoria e prática no uso de textos literários na aula de FLE;<br /></span><span style="font-size: 0.875rem;">A perspectiva intercultural da literatura no ensino-aprendizagem do FLE;<br /></span><span style="font-size: 0.875rem;">Os desafios e práticas do ensino curricular das literaturas em língua francesa;<br /></span><span style="font-size: 0.875rem;">O uso de outras mídias na abordagem do texto literário na aula de língua francesa.</span></p> <p> </p> <p>Organizadoras:</p> <p>Profa. Dra. Daniele Cunha<br />Profa. Dra. Gabriela Jardim<br />Profa. Dra. Karol Garcia</p> <p><strong>Submissões: 31 de julho de 2025<br /></strong><strong>Publicação: 30 de setembro de 2025</strong></p> https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/announcement/view/33 Sat, 20 Apr 2024 13:17:43 -0300